5 dicas para fazer saladas gostosas que dão vontade de comer

dicas de saladas gostosas

Saladas gostosas que variam do alface, tomate e pepino. Vamos as 5 dicas super práticas para fazer saladas que dão vontade de comer? 

5 dicas para fazer saladas gostosas todos os dias
1) Seque as folhas em uma centrífuga

O molho da salada só “gruda” nas folhas se elas estiverem bem sequinhas. Além disso, ninguém quer comer alface molhada com água, né? Ah! Aqui vale lembrar: antes de secar as folhas, deixe-as de molho em água com hidrosteril por alguns minutos. Depois é só passar as folhas sob água corrente novamente, e secá-las na centrífuga.

2) Guarde os ingredientes limpos, secos e picados, separadamente na geladeira

Pensando nas pessoas que trabalham fora todos os dias e têm pouco tempo para cozinhar, deixo aqui dicas práticas para ter todos os ingredientes preparados com antecedência. Guarde cada ingrediente, seco, limpo e picado, em uma tupperware na geladeira. Na hora da refeição, é só montar a salada, jogar o molho e misturar.

Um segredo para guardar as folhas e fazê-las durarem mais tempo na geladeira: forre a tupperware com uma folha de papel toalha. Assim, se elas ainda tiverem um pouquinho de água, o papel absorverá.

3) Faça molhos simples e gostosos

Veja este post com receitas de 10 molhos para salada. Tem molho simples com mostarda, pesto, picante, vinagre balsâmico com mel, caesar, anchova, tomate seco, vinagre balsâmico, gorgonzola e shoyu com gergelim.

4) Tenha um bom ralador

Muitas verduras, legumes e afins são fibrosos ou têm gosto forte e a melhor solução para eles é ralar fininho. Já parou para pensar que só é possível comer beterraba crua se ela estiver ralada bem fina? Ou que o rabanete ralado fino tem seu sabor suavizado? Além disso, mesmo os legumes sem essas características ficam mais bonitos e fáceis de comer se raladinhos. Meu ralador preferido e o que eu mais uso é o mandolim. E dessa categoria, meu número 1 é o mandolim japonês. Nunca encontrei o mandolim japonês exatamente desse modelo aqui no Brasil, por isso deixo o link para comprá-lo pela Amazon. Mas tem vários modelos parecidos no Brasil, viu? É só pedir “mandolim” nas lojas de utensílios para cozinha que normalmente tem algumas opções.

5) Varie os ingredientes e seja criativo

Ninguém quer salada de alface, tomate e pepino todos os dias, né? Então vamos a uma lista de ingredientes que vão bem nas saladas, assim, quando estiver faltando criatividade, é só voltar aqui neste post:

Folhas:
Alface lisa, alface frisé, alface roxa, rúcula, agrião, endívia, escarola.
Veja esta salada simples de endívia e gorgonzola.

Folhinhas ou brotos:
Manjericão, hortelã, salsinha, cebolinha, cebolinha francesa, dill, coentro, broto de alfafa, broto de feijão.
Fica uma delícia jogar as folhinhas soltas na salada e quando estiver comendo, ser surpreendida com um leve gostinho de manjericão, por exemplo!

Grãos:
Castanhas, amêndoas, nozes, chia, semente de girassol, amendoim, cuscuz, triguilho, arroz, arroz integral, cevadinha, cevadinha integral, quinoa, grão de bico, feijão fradinho, gergelim.
Clique nos seguintes links para ver como fazer grão de bico, receita de salada com feijão fradinhoreceita com arroz integral (explica como cozinhar o arroz), explicação de como cozinhar cevadinha nesta receita de risoto de beterraba.

Queijos:
Parmesão, queijo minas, mussarela de búfala, gorgonzola, brie, camembert, estepe, emmental, gruyère, queijo prato, mussarela, queijo de cabra.
Veja esta receita de salada caprese.

Proteína ou gordura:
Presunto cozido, presunto de Parma, peito de peru, atum em conserva, sardinha em conserva, peito de frango; salmão cru, cozido ou defumado; atum cru ou selado, aliche, rosbife, carne de boi crua para carpaccio, ovo de galinha, ovo de codorna, bacon, champignon.
Veja essas receitas de salada de carne apimentada, salada de Natal com presunto de Parma e salada diferente de abobrinha e aliche.

Verduras, legumes e afins:
Tomate, pepino, beterraba, cenoura, funcho, repolho branco, repolho roxo, rabanete, abobrinha, berinjela, pimentão, couve flor, brócolis, couve de Bruxelas, abóbora, alcachofra, aspargos, ervilha, vagem, cebola, cebola roxa, champignon, salsão.
Veja essa salada de beterraba e champignon.

Frutas secas:
Uva passa, damasco, tâmara.
Veja esta salada de abobrinha e uva passa.

Frutas:
Abacate, maçã, pera, abacaxi, manga, carambola, morango, pêssego, nectarina, figo.
Veja esta salada com manga, quinoa e molho tailandês e esta salada de manga com vinagrete e castanha de caju.

Carboidrato:
Batata, batata doce, pão, milho, macarrão.
Veja esta salada com batata e sardinha em lata.

Fotos: Cozinha Vibrante

  1. Carolina disse:

    Olá! Poderia me informar se a medida de 1 x. de triguilho = 190g, que está na aba ‘conversão de medidas’, utiliza o triguilho seco ou hidratado?
    Parabéns pelo blog e obrigada! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *