Faço questão da quinoa na minha vida pois ela é um super alimento. Como a Débora já falou neste post excelente sobre os benefícios da quinoa, cada grão contém 20 aminoácidos diferentes, sendo tão completo que tem composição nutricional próxima ao leite materno. Além disso, ela foi considerada pela Food and Agriculture Organization (FAO) e pela Academia de Ciências dos Estados Unidos o melhor e mais completo alimento de origem vegetal.
Como a quinua tem um sabor neutro, vai bem com quase tudo. Essa salada com manga e molho de peixe é uma receita que foge da mesmice e se combinada com folhas e peixe grelhado ou sardinha em conserva, vira uma refeição light, saudável, gostosa e praticamente completa.
O molho de peixe integrante da receita é achado facilmente em casas especializadas ou gôndolas de supermercado com produtos japoneses. Mesmo assim, caso você não o encontre, filezinhos de aliche/anchova picadinhos substituem muito bem. Ah, é importante comprar o molho de peixe Nam Plá, que é o tradicional tailandês à base de anchova. Certifique-se de que isso esteja escrito na embalagem.
Salada com manga
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 40 minutos
Quinoa:
1 xícara de quinoa
2 xícaras de água
sal a gosto
Lave a quinoa e escorra. Coloque a quinoa na panela quando a água estiver fervente e reduza para fogo baixo. Deixe a panela semi-tampada por 10 minutos e destampe. Ela estará pronta cerca de 10 minutos depois, quando toda a água tiver secado. Transfira a quinoa para uma peneira sob água corrente para resfriar e interromper o cozimento. Escorra bem e guarde na geladeira.
Acompanhamento – ingredientes crus:
1 pimentão vermelho picado
1 cebola roxa ralada ou fatiada fina
2 mangas grandes picadas
1 maço de coentro picadinho (salsinha e hortelã também combinam)
amendoim, castanha ou semente de girassol a gosto
Misture todos os ingredientes e sirva com rúcula ou alface e o molho descrito abaixo.
Molho:
2 colheres de sopa de molho de peixe
suco de 1 limão (galego ou rosa ficam mais gostosos)
algumas gotas de molho de pimenta tabasco (opcional)
azeite de oliva extra virgem
Misture o molho de peixe, o suco de limão e o tabasco, caso esteja usando. Adicione o azeite em fio enquanto mistura com um batedor de arame ou uma colher, até engrossar um pouco.
Não precisa adicionar sal pois o molho de peixe é bem salgado.
Fotos: Cozinha vibrante
As fotos são lindas! da vontade de comer! 😉
Oi Caroline, muito obrigada:-)