Molho para salada: 10 receitas que saem da mesmice

molho para salada

Molho para salada: 1, 2, 3… 10! Já que ele é um dos segredos mais básicos para que a salada fique mais gostosa, trouxe dez receitas para vocês variarem o “molho nosso de cada dia” e brilharem na cozinha! Vamos lá? 

Molho para salada: 10 receitas diferentes

 

molho-para-salada

1) Molho simples com mostarda

É um molho simples, neutro e curinga, pois combina com quase todas as saladas.

Em um bowl, misture 1 colher de chá de mostarda Dijon, algumas gotas de limão (menos de 1/4 da fruta), sal e pimenta do reino. Depois acrescente 3 colheres de sopa de azeite ou óleo vegetal, em fio, enquanto mistura com um batedor de arame ou um garfo. Se preciso, acerte o tempero no final.

Se achar mais prático, coloque todos os ingredientes no processador e bata até ficar homogêneo.

2) Molho pesto mais “líquido”

Molho pesto não combina apenas com salada caprese, mas com muitas outras. Depois que eu provei uma salada de camarão, abacate, tomate e molho pesto na França, me apaixonei pelo pesto na salada e passei a usá-lo frequentemente, até nas saladas do dia a dia. O segredo para que o pesto vá bem com a salada é fazê-lo mais líquido, ou seja, com mais azeite e sem castanha, pinhão, nozes ou afim.

Aqui no site já publiquei as seguintes receitas de saladas com molho pesto: salada de abobrinha, carpaccio de beterraba e salada caprese.

Ah, atenção! Pesto não precisa ser só de manjericão. Faça com o que você tiver em casa: salsinha, coentro, hortelã, entre outros.

Em um processador, bata as folhas de 1/4 de maço de manjericão, 1/4 de dente de alho, sal e pimenta do reino com 1 colher de sopa de azeite ou óleo vegetal. Acrescente mais 3 a 4 colheres de sopa de azeite ou óleo e bata até triturar as folhas. Se preciso, acerte o sal e a pimenta e termine de bater. Não bata em excesso pois isso estimula a oxidação das folhas, o que deixa o molho pesto escuro.

Se não for usar o processador, em vez de bater, amasse as folhas em um pilão, usando os mesmos ingredientes e fazendo tudo na mesma ordem que no processador.

receita salada com abobrinha e berinjela

3) Molho picante

Esse molho combina super bem com saladas com carne vermelha ou frango. Veja aqui no site a receita dessa deliciosa e exótica salada de carne com esse molho picante.

Em um processador, bata 2 dentes de alho; 2 colheres de sopa de molho de soja (shoyu); 2 colheres de sopa de limão; 2 colheres de sopa de açúcar mascavo, de preferência, ou refinado; 1 colher de sopa de molho de peixe Nam Plá* ou substitua por 2 filés de aliche; 1/4 pimenta dedo de moça sem sementes.

Se não for usar o processador, em um bowl, bata o molho com batedor de arame ou garfo, e, previamente, pique bem fininho os dentes de alho, os filezinhos de aliche e a pimenta dedo de moça para que eles se incorporem bem ao molho.

* Nam Plá é o molho de peixe tailandês à venda em mercearias japonesas ou gôndolas de produtos japoneses em supermercados. Importante: certifique-se de que esteja escrito Nam Plá na embalagem, assim você compra o original, que é o mais gostoso.

4) Molho de vinagre balsâmico com mel

Adoro o suave doce que o mel aporta a essa receita, quebrando o azedo do vinagre. Esse molho também é fácil de combinar e combina com salada de folhas com legumes crus, carne vermelha ou frango.

Em um processador, bata 1 colher de sopa de vinagre balsâmico, 1/2 dente de alho, 3/4 de colher de sopa de mel, 3 colheres de sopa de azeite ou óleo vegetal e pimenta do reino.

Se não for usar o processador, em um bowl, bata os ingredientes com batedor de arame ou garfo, e, previamente, pique fininho o dente de alho para que ele se incorpore bem ao molho. Bata todos os ingredientes e no final, acrescente o azeite ou óleo em fio, enquanto mistura com o garfo ou fouet.

5) Molho de caesar salad simplificado

O molho de caesar salad leva mais ingredientes que essa versão simplificada, porém, mesmo simples, ele fica delicioso! Ah! Não é por ser “molho de caesar salad” que ele só combina com caesar salad, viu? Na verdade ele é super curinga e combina com muitos tipos de saladas.

Em um processador, bata 3 filezinhos de anchova em conserva (aliche), 1/2 dente de alho, 1 colher de café de mostarda Dijon, algumas gotas de limão, algumas gotas de molho inglês, 4 colheres de sopa de azeite ou óleo vegetal e pimenta do reino.

Se não for usar o processador, em um bowl, bata o molho com batedor de arame ou garfo, e, previamente, pique bem fininho o alho e os filezinhos de aliche para que eles se incorporem bem ao molho. Bata todos os ingredientes e no final, acrescente o azeite ou óleo em fio, enquanto mistura com o garfo ou fouet.

6) Molho de anchova

Esse é outro molho para salada fácil de combinar. No molho, a anchova, por incrível que pareça, desenvolve mais o papel de salgar que de aportar sabor de peixe, sabe? Por isso, ele é simplesmente um molho salgadinho! Use sua imaginação e combine esse molho com várias saladas. Aqui no site já postei a receita dessa salada com batata e sardinha em lata que leva esse molho. Uma delícia!

Em um processador, bata 3 filezinhos de anchovas em conserva (aliche); suco de 1/4 de limão, pimenta do reino e 3 colheres de sopa de azeite ou óleo vegetal.

Se não for usar o processador, em um bowl, bata o molho para salada com batedor de arame ou garfo, e, previamente, pique bem fininho os filezinhos de aliche para que eles se incorporem bem ao molho. Primeiro misture o aliche com o limão e depois acrescente o azeite em fio enquanto bate com o fouet ou garfo.

salada de sardinha com batata

7) Molho de tomate seco

Esse molho combina com salada verde com legumes, com queijo de gosto suave como queijo minas ou mussarela de búfala.

Em um processador, bata 2 tomates secos, 1 colher de sopa de suco de limão, uma pitada de açúcar, uma pitada de sal, pimenta do reino e 5 colheres de sopa de azeite (pode ser o azeite da marinada do tomate seco). Se preciso, acerte o tempero no final.

Se não for usar o processador, em um bowl, bata o molho com batedor de arame ou garfo, e, previamente, pique fininho os tomates secos para que eles se incorporem bem ao molho.

8) Molho com vinagre balsâmico

Essa é a versão mais simples – e de gosto mais forte – que o molho no. 4 acima de balsâmico e mel. Aqui não tem o mel para suavizar o azedinho do vinagre e nem o alho para trazer um pouco de picância. Ele casa bem com saladas simples e também aquelas que levam com carne vermelha.

Em um processador, bata 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico, 6 colheres de sopa de azeite e pimenta do reino. Se não for usar o processador, em um bowl, coloque o vinagre e acrescente o azeite em fio enquanto bate com um batedor de arame ou garfo. Depois, acerte os temperos.

9) Molho com gorgonzola

Em um processador, bata 60g de queijo gorgonzola (aproximadamente 3 colheres de sopa), 1 colher de café de mostarda Dijon, algumas gotas de limão (menos de 1/4 da fruta), sal, pimenta do reino, 3 colheres de sopa de creme de leite e 1 colher de sopa de azeite ou óleo vegetal. Se preciso, acerte o tempero no final.

Se não for usar o processador, em um bowl, bata o molho com batedor de arame ou uma colher. A vantagem do processador é que, com ele, o molho fica lisinho.

10) Molho oriental com shoyu e gergelim

Esse molho fica gostoso com salada de legumes e com grão de bico. Na minha opinião, não é o tipo de molho para salada verde. Veja a receita de salada de repolho com esse molho.

Em um bowl, misture todos os ingredientes e depois acrescente o óleo em fio enquanto mistura com um batedor de arame ou um garfo: suco de 1 1/2 limão ou menos se não gostar do molho muito ácido; 1 1/2 colher de chá de mel, açúcar mascavo, demerara ou refinado; 1 1/2 colher de sopa de molho de soja (shoyu); 1 1/2 colher de sopa de tahine (pasta de gergelim); sal, molho de pimenta tabasco e/ou pimenta dedo de moça sem sementes a gosto; 1/3 xícara de óleo vegetal.

Se achar mais prático, coloque todos os ingredientes no processador e bata até ficar homogêneo.

receita salada de repolho roxo com molho picante

Fotos: Cozinha Vibrante

 

  1. Vânia Leonardo disse:

    Adorei as receitas dos molhos, vou fazer todos e, com certeza, será um sucesso, ?

  2. Mariana Santos disse:

    Oi amei as receitas. Com certeza vão inovar o sabor das minhas saladas.
    Mas fiquei com uma dúvida, qual o período de validade do molho pronto?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[instagram-feed]