Salada de sardinha com batata e um molho especial

sardinha-em-lata

Essa salada com sardinha em lata é tão completa que quando faço, sirvo só ela para o jantar. Ô delícia!

Publiquei essa receita na coluna que tenho do Comer Bem Faz Bem e gostei tanto da introdução que a Débora colocou lá a respeito da sardinha que vou reproduzí-la aqui. Aproveito o momento para contar para vocês um pouco do benefício da sardinha. Um peixinho que nem sempre está dentro dos preferidos, mas que se for bem feito fica ótimo e o mais legal de tudo é que a sardinha é muito nutritiva. É ótima fonte de vitamina B12 e OMEGA 3, o que garante sua elevada proteção cardiovascular. É rica em triptofano e selenio, o que faz dela um ótimo alimento para cérebro. E para completar é rica em cálcio, vitamina D e forfóro, deixando a saúde óssea em dia. Aproveite esta idéia para colocar mais sardinha na sua mesa!

Salada de sardinha em lata

Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
Tempo de forno: 1:10h

1 batata grande + óleo vegetal + sal e pimenta do reino a gosto
1 lata de sardinha em lata ou conserva de azeite ou óleo, escorrida
1 pepino ralado
1 cenoura ralada
12 tomates cereja ou 2 tomates fatiados
4 punhados cheios da folha verde de sua preferência (as da foto são mini rúculas)
algumas folhas de hortelã

Cebola marinada:
1 cebola pequena em fatias finas (comum ou roxa)
1/2 xícara de água
2 colheres de sopa de vinagre branco
1 colher de sopa de suco de limão siciliano
1 colher de chá de açúcar
1 boa pitada de sal

Molho de anchovas:
3 filezinhos de anchovas em conserva (aliche) picadinhos
suco de 1/4 de limão siciliano
1 a 2 colheres de sopa de azeite de oliva (prove pois a quantidade depende do seu gosto para acidez)

A cebola marinada perde o gosto forte que ela tem crua, fica uma delícia. Para marinar, junte todos os ingredientes em uma tigela, misture e deixe na geladeira por pelo menos 20 minutos (ela pode ficar assim por até 3 dias na geladeira). A marinada deve cobrir as fatias de cebola, se elas não estiverem cobertas, acrescente um pouco mais de água, vinagre e suco de limão. Dica: cebola roxa marinada fica linda porque ganha uma cor rosa bem forte!

Pré-aqueça o forno a 190º. Descasque, lave e seque bem a batata (esse é um dos segredos para ela ficar crocante). Fatie e coloque em uma tigela com óleo suficiente para incorporar em todas as fatias (de 1 a 2 colheres de sopa). Acrescente o sal e misture com as mãos. Transfira para uma assadeira e leve ao forno por cerca de 1:10h ou até que elas estejam cozidas e douradas. Assim que tirar do forno, acerte o sal se necessário e se quiser, jogue um pouquinho de pimenta do reino (lembre-se que o molho da salada já é salgado).

Lave e rale o pepino com a casca. Descasque, lave e rale a cenoura. Lave e seque as folhas e os tomates. Escorra os filés de sardinha do óleo que vem na conserva. Lave os filezinhos de anchova e seque-os em seguida.

Para fazer o molho, se quiser, utilize o liquidificador. Se não usar o liqüidificador, pique a anchova em pedaços bem pequenos, acrescente o suco de limão e misture bem (a anchova vai até começar a sumir). Enquanto acrescenta o azeite em fio, mexa com um batedor de arame. Se quiser um molho bem liso e homogêneo, leve a anchova picada em uma panelinha com o azeite. Quando começar a atingir fervura, os filezinhos de aliche vão derreter. É só tirar da panela e acrescentar o limão.

Exceto a sardinha, misture todos os ingredientes e tempere com o molho. Não se esqueça das folhas de hortelã que deixam essa salada ainda mais refrescante.

Quando faço essa receita, costumo assar mais batatas e deixar na geladeira para o dia seguinte (seria um desperdício usar o forno para assar 1 batata, certo?). A mesma coisa faço com a cebola, que aliás, para 2 porções eu uso menos de 1/4 de cebola, coloco um pouquinho, só para temperar mesmo.

Foto: Cozinha vibrante

  1. […] visitas adoram. Usei couve flor crua, erva doce, rabanete, cebola roxa marinada (tem receita dela aqui), aliche, pepino, cereja, lascas de parmesão, algumas folhas de manjericão, azeite com sal e […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[instagram-feed]