Brasserie, café, restaurante, bistro e salão de chá – mas qual é a diferença?


Já tinha a curiosidade de saber a diferença entre bistre, brasserie, café, restaurante e salão de chá antes de vir morar em Paris, mas depois de um certo episódio aqui, a curiosidade passou a ser necessidade. Já era umas 15h quando meu marido e eu decidimos almoçar. Entramos num restaurante que estava com as portas abertas e perguntamos se eles estavam funcionando. A garçonete respondeu em voz alta enquanto praticamente nos expulsava de lá: “nous sommes un restaurant”, ou seja, nós somos um restaurante!

Nem preciso dizer o que, generalizando, pensamos sobre os franceses depois que saímos de lá, mas fato é que naquele dia mesmo fiz a pesquisa que vou mostrar hoje aqui.

Brasserie: serve refeicões completas o dia todo, normalmente desde a manhã até às 23h. Em francês, seu nome significa cervejaria e ela tem sua origem na Alsácia (região francesa na divisa com a Alemanha). Por isso, entre os seus pratos, quase sempre tem chucrute com diferentes carnes e embutidos, que são comidas tipicamente alemãs. Sua aparência pode ser a de um café.

Café: é o “restaurante” típico que imaginamos quando pensamos em Paris. Mesinhas redondas – e mínimas – na rua com pessoas sentadas lendo os seus jornais. O café fica aberto o dia todo até por volta das 23h. Serve refeições lights e rápidas como croissant, croque-monsieur, omelete, sanduíche, quiche com salada, drinks de bar, sucos até café. Ohhh café, jura?

Restaurante: só abre para almoço e jantar e fecha nesse intervalo. O mais comum é funcionar de 12h às 14:30h e de 19h às 22h. Quase todos fecham no mínimo um dia e meio por semana e é praticamente certo que um desses dias será o domingo. É no restaurante que você vai fazer a refeição mais requintada na França. E via de regra, é praticamente o único lugar desta lista onde você vai se sentar numa mesa com tamanho razoável e a uma certa distância uma da outra. E onde o serviço deverá ser bom.

Bistro: está entre o café, o bar e o restaurante. Os bistros tradicionais servem petiscos e refeições mais leves. Os néo-bistros, muito comuns hoje em dia, muitas vezes combinam a informalidade do bistro com a cozinha de um ótimo restaurante. É aqui que normalmente você come muito bem por um preço super amigo. Opa! Tem recomendações de vários deles aqui, como Café Constant, Le Timbre, Caillebotte, KGB, Frenchie, 6 Paul Bert, Hai Kai, Pirouette, Neva Cuisine, Le Comptoir du Relais. Mas como na brasserie e no café, você vai se sentar em uma mesa pequena, com pouco espaço entre uma e outra. E o serviço também não é o forte aqui.

Salão de chá (salon de thé em francês): normalmente aberto o dia todo até por volta das 23:30h, o salon de thé é normalmente elegante, fica naqueles imóveis antigos e lindos. É meio caro, mas o tipo de experiência francesa que vale à pena! Você vai se sentir amiga(o) do Luiz XIV! Serve quiches, saladas, pequenas refeições, croissants, bolos, tortas, doces, café e chás, claro! Aqui a mesa é pequena, mas o serviço normalmente é mais amistoso que nos cafés, brasseries e bistres. Em Paris, há bons salões de chá em hotéis 5 estrelas como Le Meurice, Plaza Athénée, Peninsula, entre outros. E há também salões de chá menores e mais acessíveis como o da Ladurée na Rue Bonaparte e na Champs Élysées.

diferença entre brasserie café bistro e restaurante

Atualmente, em função do apelo de cada nome, muitos estabelecimentos não têm respeitado essas definições, principalmente fora da França. Mas aí são outros 500.

1a. foto: Robert Doisneau (sou fã!) achada no Bust it all to hell
2a. foto: Folha de SP

  1. BEATRIZ MACHADO BITTENCOURT GUZELLA disse:

    HUMMM… QUERO EXPERIMENTAR TODOS!!!
    BEIJOS

  2. Glaucia disse:

    Que fooooooomeeeee!

  3. Maria Cristina Galetti Storto disse:

    Oi Letícia, quero agradecer pela força lá no CDG. Adoramos o seu desprendimento e desejamos o melhor pra vcs aí em Paris!
    Qdo ao Blog, pode saber que seremos assíduos por aqui. Bjo!

  4. […] Quer saber a diferença entre restaurante, café, bistro, brasserie e salão de chá? Clique aqui. […]

  5. […] de culinária para amadores e profissionais em Paris A Páscoa das chocolaterias parisienses Meus 23 lugares favoritos para se comer de tudo em Paris Passeio a pé pelo Marais + minha creperia …4 dicas para economizar nos restaurantes de Paris Como alugar um apartamento em Paris (recomendado […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *