Já tinha a curiosidade de saber a diferença entre bistre, brasserie, café, restaurante e salão de chá antes de vir morar em Paris, mas depois de um certo episódio aqui, a curiosidade passou a ser necessidade. Já era umas 15h quando meu marido e eu decidimos almoçar. Entramos num restaurante que estava com as portas abertas e perguntamos se eles estavam funcionando. A garçonete respondeu em voz alta enquanto praticamente nos expulsava de lá: “nous sommes un restaurant”, ou seja, nós somos um restaurante!
Nem preciso dizer o que, generalizando, pensamos sobre os franceses depois que saímos de lá, mas fato é que naquele dia mesmo fiz a pesquisa que vou mostrar hoje aqui.
Brasserie: serve refeicões completas o dia todo, normalmente desde a manhã até às 23h. Em francês, seu nome significa cervejaria e ela tem sua origem na Alsácia (região francesa na divisa com a Alemanha). Por isso, entre os seus pratos, quase sempre tem chucrute com diferentes carnes e embutidos, que são comidas tipicamente alemãs. Sua aparência pode ser a de um café.
Café: é o “restaurante” típico que imaginamos quando pensamos em Paris. Mesinhas redondas – e mínimas – na rua com pessoas sentadas lendo os seus jornais. O café fica aberto o dia todo até por volta das 23h. Serve refeições lights e rápidas como croissant, croque-monsieur, omelete, sanduíche, quiche com salada, drinks de bar, sucos até café. Ohhh café, jura?
Restaurante: só abre para almoço e jantar e fecha nesse intervalo. O mais comum é funcionar de 12h às 14:30h e de 19h às 22h. Quase todos fecham no mínimo um dia e meio por semana e é praticamente certo que um desses dias será o domingo. É no restaurante que você vai fazer a refeição mais requintada na França. E via de regra, é praticamente o único lugar desta lista onde você vai se sentar numa mesa com tamanho razoável e a uma certa distância uma da outra. E onde o serviço deverá ser bom.
Bistro: está entre o café, o bar e o restaurante. Os bistros tradicionais servem petiscos e refeições mais leves. Os néo-bistros, muito comuns hoje em dia, muitas vezes combinam a informalidade do bistro com a cozinha de um ótimo restaurante. É aqui que normalmente você come muito bem por um preço super amigo. Opa! Tem recomendações de vários deles aqui, como Café Constant, Le Timbre, Caillebotte, KGB, Frenchie, 6 Paul Bert, Hai Kai, Pirouette, Neva Cuisine, Le Comptoir du Relais. Mas como na brasserie e no café, você vai se sentar em uma mesa pequena, com pouco espaço entre uma e outra. E o serviço também não é o forte aqui.
Salão de chá (salon de thé em francês): normalmente aberto o dia todo até por volta das 23:30h, o salon de thé é normalmente elegante, fica naqueles imóveis antigos e lindos. É meio caro, mas o tipo de experiência francesa que vale à pena! Você vai se sentir amiga(o) do Luiz XIV! Serve quiches, saladas, pequenas refeições, croissants, bolos, tortas, doces, café e chás, claro! Aqui a mesa é pequena, mas o serviço normalmente é mais amistoso que nos cafés, brasseries e bistres. Em Paris, há bons salões de chá em hotéis 5 estrelas como Le Meurice, Plaza Athénée, Peninsula, entre outros. E há também salões de chá menores e mais acessíveis como o da Ladurée na Rue Bonaparte e na Champs Élysées.
Atualmente, em função do apelo de cada nome, muitos estabelecimentos não têm respeitado essas definições, principalmente fora da França. Mas aí são outros 500.
1a. foto: Robert Doisneau (sou fã!) achada no Bust it all to hell
2a. foto: Folha de SP
HUMMM… QUERO EXPERIMENTAR TODOS!!!
BEIJOS
Vcs vão experimentar sim, em breve, se Deus quiser! Bjs
Que fooooooomeeeee!
Rs. Fico com fome sempre que escrevo um post. Imagina só o tanto que é frequente! Bjs
Oi Letícia, quero agradecer pela força lá no CDG. Adoramos o seu desprendimento e desejamos o melhor pra vcs aí em Paris!
Qdo ao Blog, pode saber que seremos assíduos por aqui. Bjo!
Oi Maria Cristina, imagina, foi uma ajudinha tão pequena. Aproveitem muito a viagem e se precisarem de alguma coisa, podem me falar. Bjs
[…] Quer saber a diferença entre restaurante, café, bistro, brasserie e salão de chá? Clique aqui. […]
[…] de culinária para amadores e profissionais em Paris A Páscoa das chocolaterias parisienses Meus 23 lugares favoritos para se comer de tudo em Paris Passeio a pé pelo Marais + minha creperia …4 dicas para economizar nos restaurantes de Paris Como alugar um apartamento em Paris (recomendado […]