Minha melhor descoberta gastronômica recente

restaurante-saint-lazare

Tem um chef na Ferrandi que é crítico gastronômico nas horas vagas. Desde que comecei a estudar lá, passei a seguir com carinho uma lista quentíssima de restaurantes que ele me passou. Entre eles, está o Neva Cuisine, um bistrô perto da Gare Saint-Lazare que tem cozinha de restaurante estrelado, mas preço amigo.

Uma curiosidade: ele é um bistrô bistronomique. Parece redundante, mas foi uma forma que os franceses criaram para diferenciar os bistrôs com cozinha de altíssima qualidade dos bistrôs mais comuns, que são a maioria.

O Neva só abre de segunda a sexta e eu não me arriscaria a ir lá sem reserva, nem mesmo para o almoço.

Eles têm uma formule de entrada + prato ou prato + sobremesa por € 34 ou entrada + prato + sobremesa por € 41 e cerca de 5 opções de cada. Resumindo, o lugar é um achado.

Desculpem-me pelas fotos, o ambiente lá é bem escuro e minha melhor lente rachou e não está com o foco bom.

Nossas entradas: ovo perfeito com creme de bacon, folhas verdes e quinoa. Estava saborosíssimo, só não digo perfeito porque o ovo não estava quentíssimo (oeuf parfait, crémeux au lard, mâche, quinoa soufflée).

restaurante paris neva cuisine

Ravioli de lagosta, vieira e solen (foi a única tradução que encontrei para couteau de mer) com espuma de lagosta. Maravilhoso.

restaurante paris neva cuisine

Meu prato foi um filé de bacalhau fresco com abóbora e vôngole (cabillaud demi-sel, courges, écume clémentine). Cozimento perfeito e tudo delicioso.

restaurante paris neva cuisine

Gui acertou mais que eu e pediu um ombro de porco preto com molho barbecue feito no próprio restaurante e batatas (pluma ibérique, pommes de terre boulangères, sauce barbecue maison). De comer ajoelhado. Porco preto é sempre uma pedida certa, mas esse estava ainda melhor com o ponto de cozimento ideal.

restaurante paris neva cuisine

Nossa sobremesa foi uma torta de chocolate amargo com sorvete de côco (tarte au chocolat Madong aux notes exotiques, sorbet noix de coco). Saborosíssima.

restaurante paris neva cuisine

Apesar de não ter sido essa a que eu pedi, a atração maior do restaurante era a sobremesa chamada Sphère déstructurée au chocolat Samana pur origine, façon poire Belle Hélène, daquelas que a calda quente corrói a casca da esfera de chocolate. É uma experiência!

Para acompanhar, bebemos um Médoc 2009 (Bordeaux), uma das nossas appellations favoritas. Não combina tanto com frutos do mar, mas queríamos um bom vinho tinto nesse dia.

Neva Cuisine, restaurante perto da Gare Saint Lazare, 8o. arrondissement

2 Rue de Berne
Metrô: Europe (linha 3), Liège (linha 13) ou Rome (linha 2)
Tel: + 33 (0)1 45 22 18 91
não tem site

Fotos: Cozinha vibrante

  1. Cássia disse:

    Uau!!! Estou precisando dar uma segunda voltinha por aí… 🙂
    Saudade, amiga!

  2. Virginia disse:

    Hummm….. Adorei! Esse porco preto parece divino! Preciso provar!

  3. BEATRIZ BITTENCOURT GUZELLA disse:

    Ave Maria!!!

  4. […] o início de setembro (data indefinida em função de reforma) Loja de mel Maison du Miel: aberto Neva Cuisine: fechado de 1 a 26 de agosto Le Relais de l’Entrecôte: apenas a unidade desse bairro, a da Rue […]

  5. […] Ravioli de lagosta, vieira e solen com espuma de lagosta no Neva Cuisine, na região da Gare Saint Lazare. Uma coisa para se comer ajoelhado e pedir para […]

  6. […] saindo um pouquinho desse circuito, deixo uma excelente opção de almoço ou jantar no Neva Cuisine. Fica atrás da Gare Saint-Lazare, é um bistrô moderno com a comida deliciosa e preço super […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[instagram-feed]