Porto é um cartão postal! O sossego e a vista do Rio Douro a partir do Cais da Ribeira, misturado com ruas estreitas, morros, igrejas barrocas, prédios e casas lindas e coloridas com as janelas abertas. Pequena, em um dia você consegue visitar os principais pontos turísticos da cidade e ainda fazer uma degustação de vinho do Porto na vizinha Vila Nova de Gaia. O centro histórico de Porto, que inclui todo o passeio que fizemos, faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO.
A – Catedral da Sé – Endereço: Terreiro da Sé. Todos os dias 9h-12:30h e 14:30h-18h. Procuramos alguns minutos por vaga e deixamos o carro num lugar perto da Catedral da Sé, que é um dos monumentos mais antigos de Portugal. Começou a ser construída no século XII e em função de reformas e construções posteriores, conserva três estilos: romano, barroco e gótico.
B – Torre e Igreja dos Clérigos – Endereço: Rua São Filipe Nery, 10. Todos os dias 9h-18:30h. Faça o percurso a pé mostrado no mapa acima e chegue a Torre e a Igreja dos Clérigos. É de cima da Torre que você tem uma ótima vista de Porto, do Rio Douro e de Vila Nova de Gaia, a cidade que fica logo depois do rio. A Torre foi construída no século XVIII. A escada em espiral para subí-la tem 240 degraus e é bem estreita.
C- Livraria Lello & Irmão – Endereço: Rua das Carmelitas, 144. Segunda-sexta 10h-19:30, sábado até 19h. Vá até essa livraria nem que seja para entrar e admirá-la, mesmo que você não queira comprar livro. Infelizmente ela estava fechada quando fomos (era domingo), mas “enfiei a cara no vidro” e fiquei babando por aquela que é reconhecida como uma das mais belas livrarias do mundo. Nessa local, ela foi inaugurada em 1906 e seu estilo é o neogótico portuense. A Rua das Carmelitas e os seus arredores têm as lojas mais legais de Porto.
D – Loja de Porcelanas Vista Alegre Atlantis – Endereço: Rua das Carmelitas, 40. Não achei o horário de funcionamento, mas imagino que seja o mesmo da Livraria Lello, que fica na mesma rua: segunda-sexta 10h-19:30h, sábado até 19h. As Porcelanas Vista Alegre são bem famosas no Brasil. Sou particularmente fã dos aparelhos de jantar e outras peças de lá.
E – Estação Ferroviária de Porto – São Bento. Entrou em serviço em 1896 e a arquitetura de seu edifício tem influência francesa. Dentro dela tem uns painéis de azulejos muito bonitos que retratam algumas cenas da história de Portugal.
F – Capela das Almas – Endereço: Rua de Santa Catarina, 428. Sua construção data do início do século XVIII e sua fachada é toda revestida com azulejos que retratam os passos da vida de São Francisco de Assis e Santa Catarina, que são venerados na Capela.
G – Café Majestic – Endereço: Rua Santa Catarina, 112. Não tem o horário de funcionamento no site deles, mas o Google diz de Segunda-Sábado 10h-23h. No entanto, fomos num domingo e ele estava aberto, talvez em função da alta temporada (abril a setembro). Como tínhamos tomado café da manhã reforçado no hotel, quando chegamos no Majestic, não estávamos nem conseguindo pensar ainda em comida, café, nada. Uma pena, já que o lugar é tão bonito e tradicional.
Seguimos o caminho mostrado no mapa, pegamos a Rua Arnaldo Gama descemos a escada dos Guindais até o Cais da Ribeira. A descida tem alguns pontos com vista ótima para o Rio Douro e a Ponte Dom Luís, a mais famosa de Porto. Estávamos com os meus pais e eles não reclamaram, afinal, é só descida! Você também pode descer pelo funicular que fica na Rua Augusto Rosa e está marcado no mapa com o símbolo do metrô.
H – Cais da Ribeira: pronto, você chegou no paraíso, o cartão postal de Porto! Um lugar alto astral, cheio de restaurantes, feira de artesanatos e… turistas! Se quando você for estiver com sol, é paixão na certa. E é aqui que você deve fazer as suas refeições enquanto contempla a vista para o Rio Douro e Vila Nova de Gaia, a cidade que tem as caves de vinho do Porto. Aliás, repare que pelo rio há alguns barcos com pipas (tonéis de carvalho) de vinho do Porto, imitando a forma como o transporte do vinho era feito das Quintas (vinhedos) para a cidade do Porto antigamente. A última foto da sequência abaixo mostra o Cais da Ribeira visto de Vila Nova de Gaia.
Restaurante para petiscos + Restaurante Mercearia – Endereço: Cais da Ribeira, 32. Tel +351 222 004 389 ou 222 089 575. Aberto todos os dias 12h-16h e 19h-23:30h, de outubro a março fecham nas terças. E-mail para reserva: geral@restaurantemercearia.com. Como chegamos no Cais da Ribeira na hora do rush do almoço, não foi fácil conseguir uma mesa. Sentamos no primeiro que conseguimos e como ele só servia petiscos, encaramos felizes umas sardinhas fritas e uns bolinhos de bacalhau. Falha minha, mas não anotei o nome do restaurante, que era um dos primeiros de quando você chega na Ribeira a partir da Ponte Dom Luís. Daqui seguimos para a degustação de vinho na Graham’s (falo dela logo abaixo) e depois, voltamos para a Ribeira para jantar no Restaurante Mercearia – indicado em vários guias – onde provei um dos melhores polvos da viagem. Apesar de não ter foto de tudo o que comemos lá, minha mãe pediu uma mousse de chocolate que estava muito gostosa. As sobremesas – lindas! – ficam expostas nas geladeiras do restaurante, a maioria à base de ovos, claro. Faixa de preço do Mercearia: média de € 20-25 por pessoa considerando entrada, prato e taça de vinho. Viva Portugal!
Agora você deve pegar a Ponte Dom Luis e atravessar de Porto para Vila Nova de Gaia, onde ficam as caves de Vinho do Porto. Você pode fazer isso a pé, de carro ou uma combinação do bonde que atravessa a Ponte Dom Luis pelo andar superior e depois disso pegar um teleférico que liga a Ponte ao centro de Gaia. É mais prático fazer todo o percurso a pé ou de carro.
Menos que no Cais da Ribeira, a margem do rio em Gaia também tem alguns restaurantes e alto astral, mas, opinião minha, fiquei bem mais encantada pelo Cais da Ribeira.
I – Degustação de vinho do Porto: Há varias caves de vinho do Porto em Vila Nova de Gaia, como Fonseca, Ramos Pinto, Sandeman, entre outras, mas escolhemos a Graham’s e te conto porque e todos os detalhes da degustação neste post aqui: degustação de vinho do Porto. Do Cais da Ribeira até a Graham’s são 2km, mas tem um morrinho perto da chegada, viu. Se você estiver de carro, melhor.
Hotel – Eurostars Rio Douro Hotel & Spa: o hotel não está no mapa deste post porque ele fica a cerca de 33 km de Porto. E se você estiver se perguntado: vale à pena ficar longe assim? Vale e muito! Esse hotel ficou pronto em 2012 e toda sua arquitetura foi pensada em valorizar a vista linda para o Rio Douro e para o verde ao redor. É lindo o contraste da construção em pedra marrom com o azul do céu e os verdes do rio, da mata e dos vidros do hotel. Para mim, esse hotel é sinônimo de vista linda, sossego, massagens, e ainda, preço bom. Você vai pagar por ele mais ou menos o preço de um Ibis no Brasil, sem exagero. Reservamos com dois meses de antecedência e a diária ficou na faixa de € 70. Curtimos o hotel por um dia e só passeamos em Porto no outro.
No nosso jantar no hotel tomamos um vinho delicioso, que merecidamente foi eleito o Vinho do Mês em maio aqui no blog. Clique no link do post a seguir para ler sobre ele: um dos melhores vinhos portugueses.
Fotos: Cozinha vibrante
Lê, realmente esse passeio foi maravilhoso. Lugar, comida, dia de sol, pessoas incríveis ao meu lado, enfim, tudo perfeito. Tomei até vinho e nem tive dor de cabeça. Amei. Já estou com vontade de começar de novo, vamos? Obrigada por tudo e parabéns pela escolha dos passeios. Te amo mto. Bjs.
Oi mãe,
Que bom que você gostou tanto. É verdade, você tomou vinho e não teve dor de cabeça, viu como foi ótimo? Haha.
Tô te esperando aqui para a gente começar tudo de novo, mas agora só fazendo programas infantis porque se Deus quiser, você vai trazer um dos meus tesouros.
Bjs,
Lê
Lê, realmente ler seus textos, ver os mapas, as fotos me fazem “viajar” de tão apetitosos (em alguns casos literalmente)! Parabéns! Se pudesse iria testando tudo que vejo…..
Oi Virgínia,
Que bom que está “viajando” conosco.
Venham logo para cá para curtirmos um pouco aqui também.
Bjs
Muito bom o roteiro com mapa!
Uma dúvida: Essas escadas descendo pra Ribeira não seriam as Escadas Codeçal logo ao lado no mapa? Pelo que vi no google esse caminho que marcou não tem escadarias…
Oi Arianne,
Muito obrigada pelo seu comentário. Ele até me fez atualizar uma informação no post para deixá-lo mais claro. Pegamos a Rua Arnaldo Gama e descemos a escada dos Guindais.
Obrigada,
Leticia