Um dia em Porto: restaurantes, vinho do Porto, passeios e hotel

porto

Porto é um cartão postal! O sossego e a vista do Rio Douro a partir do Cais da Ribeira, misturado com ruas estreitas, morros, igrejas barrocas, prédios e casas lindas e coloridas com as janelas abertas. Pequena, em um dia você consegue visitar os principais pontos turísticos da cidade e ainda fazer uma degustação de vinho do Porto na vizinha Vila Nova de Gaia. O centro histórico de Porto, que inclui todo o passeio que fizemos, faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO.

A – Catedral da Sé – Endereço: Terreiro da Sé. Todos os dias 9h-12:30h e 14:30h-18h. Procuramos alguns minutos por vaga e deixamos o carro num lugar perto da Catedral da Sé, que é um dos monumentos mais antigos de Portugal. Começou a ser construída no século XII e em função de reformas e construções posteriores, conserva três estilos: romano, barroco e gótico.

B – Torre e Igreja dos Clérigos – Endereço: Rua São Filipe Nery, 10. Todos os dias 9h-18:30h. Faça o percurso a pé mostrado no mapa acima e chegue a Torre e a Igreja dos Clérigos. É de cima da Torre que você tem uma ótima vista de Porto, do Rio Douro e de Vila Nova de Gaia, a cidade que fica logo depois do rio. A Torre foi construída no século XVIII. A escada em espiral para subí-la tem 240 degraus e é bem estreita.

roteiro passeio gastronômico e vinhos em porto portugal

C- Livraria Lello & Irmão – Endereço: Rua das Carmelitas, 144. Segunda-sexta 10h-19:30, sábado até 19h. Vá até essa livraria nem que seja para entrar e admirá-la, mesmo que você não queira comprar livro. Infelizmente ela estava fechada quando fomos (era domingo), mas “enfiei a cara no vidro” e fiquei babando por aquela que é reconhecida como uma das mais belas livrarias do mundo. Nessa local, ela foi inaugurada em 1906 e seu estilo é o neogótico portuense. A Rua das Carmelitas e os seus arredores têm as lojas mais legais de Porto.

roteiro passeio gastronômico e vinhos em porto portugalroteiro passeio gastronômico e vinhos em porto portugal

D – Loja de Porcelanas Vista Alegre Atlantis – Endereço: Rua das Carmelitas, 40. Não achei o horário de funcionamento, mas imagino que seja o mesmo da Livraria Lello, que fica na mesma rua: segunda-sexta 10h-19:30h, sábado até 19h. As Porcelanas Vista Alegre são bem famosas no Brasil. Sou particularmente fã dos aparelhos de jantar e outras peças de lá.

E – Estação Ferroviária de Porto – São Bento. Entrou em serviço em 1896 e a arquitetura de seu edifício tem influência francesa. Dentro dela tem uns painéis de azulejos muito bonitos que retratam algumas cenas da história de Portugal.

roteiro passeio gastronômico e vinhos em porto portugal

F – Capela das Almas – Endereço: Rua de Santa Catarina, 428. Sua construção data do início do século XVIII e sua fachada é toda revestida com azulejos que retratam os passos da vida de São Francisco de Assis e Santa Catarina, que são venerados na Capela.

G – Café Majestic – Endereço: Rua Santa Catarina, 112. Não tem o horário de funcionamento no site deles, mas o Google diz de Segunda-Sábado 10h-23h. No entanto, fomos num domingo e ele estava aberto, talvez em função da alta temporada (abril a setembro). Como tínhamos tomado café da manhã reforçado no hotel, quando chegamos no Majestic, não estávamos nem conseguindo pensar ainda em comida, café, nada. Uma pena, já que o lugar é tão bonito e tradicional.

Seguimos o caminho mostrado no mapa, pegamos a Rua Arnaldo Gama descemos a escada dos Guindais até o Cais da Ribeira. A descida tem alguns pontos com vista ótima para o Rio Douro e a Ponte Dom Luís, a mais famosa de Porto. Estávamos com os meus pais e eles não reclamaram, afinal, é só descida! Você também pode descer pelo funicular que fica na Rua Augusto Rosa e está marcado no mapa com o símbolo do metrô.

roteiro passeio gastronômico e vinhos em porto portugal

H – Cais da Ribeira: pronto, você chegou no paraíso, o cartão postal de Porto! Um lugar alto astral, cheio de restaurantes, feira de artesanatos e… turistas! Se quando você for estiver com sol, é paixão na certa. E é aqui que você deve fazer as suas refeições enquanto contempla a vista para o Rio Douro e Vila Nova de Gaia, a cidade que tem as caves de vinho do Porto. Aliás, repare que pelo rio há alguns barcos com pipas (tonéis de carvalho) de vinho do Porto, imitando a forma como o transporte do vinho era feito das Quintas (vinhedos) para a cidade do Porto antigamente. A última foto da sequência abaixo mostra o Cais da Ribeira visto de Vila Nova de Gaia.

Restaurante para petiscos + Restaurante Mercearia – Endereço: Cais da Ribeira, 32. Tel +351 222 004 389 ou 222 089 575. Aberto todos os dias 12h-16h e 19h-23:30h, de outubro a março fecham nas terças. E-mail para reserva: geral@restaurantemercearia.com. Como chegamos no Cais da Ribeira na hora do rush do almoço, não foi fácil conseguir uma mesa. Sentamos no primeiro que conseguimos e como ele só servia petiscos, encaramos felizes umas sardinhas fritas e uns bolinhos de bacalhau. Falha minha, mas não anotei o nome do restaurante, que era um dos primeiros de quando você chega na Ribeira a partir da Ponte Dom Luís. Daqui seguimos para a degustação de vinho na Graham’s (falo dela logo abaixo) e depois, voltamos para a Ribeira para jantar no Restaurante Mercearia – indicado em vários guias – onde provei um dos melhores polvos da viagem. Apesar de não ter foto de tudo o que comemos lá, minha mãe pediu uma mousse de chocolate que estava muito gostosa. As sobremesas – lindas! – ficam expostas nas geladeiras do restaurante, a maioria à base de ovos, claro. Faixa de preço do Mercearia: média de € 20-25 por pessoa considerando entrada, prato e taça de vinho. Viva Portugal!

Agora você deve pegar a Ponte Dom Luis e atravessar de Porto para Vila Nova de Gaia, onde ficam as caves de Vinho do Porto. Você pode fazer isso a pé, de carro ou uma combinação do bonde que atravessa a Ponte Dom Luis pelo andar superior e depois disso pegar um teleférico que liga a Ponte ao centro de Gaia. É mais prático fazer todo o percurso a pé ou de carro.

Menos que no Cais da Ribeira, a margem do rio em Gaia também tem alguns restaurantes e alto astral, mas, opinião minha, fiquei bem mais encantada pelo Cais da Ribeira.

I – Degustação de vinho do Porto: Há varias caves de vinho do Porto em Vila Nova de Gaia, como Fonseca, Ramos Pinto, Sandeman, entre outras, mas escolhemos a Graham’s e te conto porque e todos os detalhes da degustação neste post aqui: degustação de vinho do Porto. Do Cais da Ribeira até a Graham’s são 2km, mas tem um morrinho perto da chegada, viu. Se você estiver de carro, melhor.

Hotel – Eurostars Rio Douro Hotel & Spa: o hotel não está no mapa deste post porque ele fica a cerca de 33 km de Porto. E se você estiver se perguntado: vale à pena ficar longe assim? Vale e muito! Esse hotel ficou pronto em 2012 e toda sua arquitetura foi pensada em valorizar a vista linda para o Rio Douro e para o verde ao redor. É lindo o contraste da construção em pedra marrom com o azul do céu e os verdes do rio, da mata e dos vidros do hotel. Para mim, esse hotel é sinônimo de vista linda, sossego, massagens, e ainda, preço bom. Você vai pagar por ele mais ou menos o preço de um Ibis no Brasil, sem exagero. Reservamos com dois meses de antecedência e a diária ficou na faixa de € 70. Curtimos o hotel por um dia e só passeamos em Porto no outro.

No nosso jantar no hotel tomamos um vinho delicioso, que merecidamente foi eleito o Vinho do Mês em maio aqui no blog. Clique no link do post a seguir para ler sobre ele: um dos melhores vinhos portugueses.

Fotos: Cozinha vibrante

1. Amélia Machado Bittencourt disse:

Lê, realmente esse passeio foi maravilhoso. Lugar, comida, dia de sol, pessoas incríveis ao meu lado, enfim, tudo perfeito. Tomei até vinho e nem tive dor de cabeça. Amei. Já estou com vontade de começar de novo, vamos? Obrigada por tudo e parabéns pela escolha dos passeios. Te amo mto. Bjs.

• Oi mãe,
      Que bom que você gostou tanto. É verdade, você tomou vinho e não teve dor de cabeça, viu como foi ótimo? Haha.
      Tô te esperando aqui para a gente começar tudo de novo, mas agora só fazendo programas infantis porque se Deus quiser, você vai trazer um dos meus tesouros.
      Bjs,

2. Virginia disse:

Lê, realmente ler seus textos, ver os mapas, as fotos me fazem “viajar” de tão apetitosos (em alguns casos literalmente)! Parabéns! Se pudesse iria testando tudo que vejo…..

3. Nane disse:

Muito bom o roteiro com mapa!
    Uma dúvida: Essas escadas descendo pra Ribeira não seriam as Escadas Codeçal logo ao lado no mapa? Pelo que vi no google esse caminho que marcou não tem escadarias…