Palmas para o Retro Bottega + passeio na região da Bastilha

restaurante-italiano-em-paris

Este artigo contém os detalhes desse restaurante, o Retro Bottega, um restaurante italiano em Paris, e um guia de passeio a pé pela região da Bastilha, com mapa e algumas explicações.

Já tinha uns dois fins de semana que eu errava na escolha dos meus pratos e imagine o tanto que isso me chateia. Mas foi só experimentar a Retro Bottega para os meus olhos brilharem novamente. 

melhor restaurante italiano de paris
comida toscana em paris

Chegamos e fomos atendidos pelo único garçom de lá, uma figura simpática que falava francês com sotaque italiano. Ele trouxe a ardoise à nossa mesa e leu todas as opções de entradas e pratos. Já comecei a estranhar a situação, já que esse fenômeno não existe em Paris – o normal é o garçom trazer o quadro à mesa e deixá-lo para que você leia sozinho. Pois bem, além de ler para nós, ele explicou que o tomate era Datterino e vinha da Sicília, o pimentão vermelho era carnudo e oriundo de Vittoria. E gesticulava. Se o filme tivesse acabado aí, eu já teria gostado.

restaurante marche daligre

O cardápio tinha tanto o meu perfil que me deu aquela indecisão típica de quando nós mulheres vamos comprar uma bolsa. Não sabia se pedia a salada de tomates com pêssego ou a burrata com endívias vermelhas, fiquei louca pela mussarela de búfala defumada com abobrinha da mesa ao lado, queria o nhoque, mas pensava na lula.

retro bottega paris

Brusqueta de tomates, cebola e manjericão (bruschetta, tomates “Daterrino”, oignons, basilic monocultivar). € 10,00. Para tudo e me explica o tomate mais vermelho, saboroso e duro, com melhor consistência que já provei! E todo o sabor da brusqueta, do molho, de tudo! Tudo com um frescor danado e eu já entrei em estado de graça.

melhor restaurante italiano em paris

Nhoque com trufa negra e bochecha de porco da Toscana, pimenta, manteiga e parmesão de 36 meses (gnocchi maison de pomme de terre, truffe noir Toscane, guanciale Toscane, poivre, beurre, parmesan 36 mois). € 28,00. Um dos melhores pratos que já experimentei na vida e infinitamente melhor que o prato que experimentei na Maison de la Truffe, a casa especializada em trufas na cidade. Por favor, quando é o próximo trem para a Toscana?

onde comer trufas em paris

Fiz um vídeo de 15 segundos enquanto o chef ralava o parmesão e a trufa no meu prato e coloquei no meu instagram @cozinha_vibrante. Se não tiver visto lá, clique o Play no centro da tela abaixo:

To sendo feliz, depois escrevo a legenda.

A post shared by Leticia Bittencourt Schreuders (@cozinha_vibrante) on

Sem exagero, há muito tempo eu não provava dois pratos com tanto sabor. Não vamos voltar só uma, mas muitas vezes lá.

restaurante bom e barato em paris

O lugar é simplérrimo, pequeninho e a maioria das mesas fica do lado de fora, o que pode ser um complicador no inverno. O chef e sommelier é italiano de Puglia e seu sócio, o simpático garçom, que também é ator de produtor, é da Sardenha.

restaurante bom custo beneficio paris
comida siciliana em paris

Atualização: Fui ao Retro Bottega quatro vezes e percebi que o forte deles é o nhoque e as saladas e vegetais frescos disponíveis no verão. Da última vez que fui, a comida não estava tão boa, mas, sinceramente, eu voltaria lá. O que faria é ligar antes para saber se tem nhoque, principalmente o de trufa, assim sei que não haverá decepção.

melhores restaurantes de paris

Retro Bottega, região do Marché d’Aligre e da Praça da Bastilha, 11o. arrondissment

12 Rue Saint-Bernard
Metrô: Faidherbe-Chaligny (linha 8)
Horário de funcionamento: de terça a sábado 12h-14:30h e 19h-23h
Tel: +33 (0)1 74 64 17 39 recomendo reservar
Não tem site

Saímos de lá e em vez de fazer um passeio que adoro lá perto, mas que já fiz mais de seis vezes, que é esse aqui do mapa, fizemos uma opção digamos mais exótica sobre o qual explico abaixo.

Passeio Paris a pé, região da Praça da Bastilha:

Olhando o mapa da direita para a esquerda, saia do Retro Bottega (alfinete azul) e vá andando para o Marché d’Aligre, uma feira livre com uma parte aberta e outra coberta, na Place d’Aligre (alfinetes verdes). Nessa praça também fica a Graineterie du Marché, aquela loja de secos e molhados pitoresca da qual já falei no blog. Se quiser uma outra opção de refeição, vá na Paris-Pêche (alfinete vermelho) para belíssimos frutos do mar, mas como lá é também uma peixaria, é para comer sem frescura. De lá, siga para a Blé Sucré (alfinete turquesa) para comer aquelas que são consideradas as melhores madeleines de Paris. De lá, siga para a Loja de chocolates do Alain Ducasse (alfinete amarelo) e depois para o Marché Bastille, a feira livre da Bastilha que vende de tudo um pouco (alfinete roxo). Desça e faça o passeio pela Promenade Plantée (alfinete rosa escuro) ou pela margem do Canal Saint Martin que fica logo abaixo do Boulevard de la Bastille (pingo verde).

Tem mais detalhes sobre esse passeio, fotos, endereços e horários de funcionamento aqui: Paris a pé.

Caminhamos até o Cimitière du Père Lachaise, o cemitério mais visitado do mundo e onde estão enterrados alguns famosos, como Édith Piaf e Jim Morrison. Incrivelmente, ele é bonito, muito arborizado, mas é cemitério, né? Tá ótimo para ir uma vez só. Uma foto de dentro dele focando para fora:

cimiterio de pere lachaise paris

Fotos: Cozinha vibrante

  1. Bia disse:

    Meu objetivo de vida passou a ser ir aí comer esse nhoque trufado!!

  2. Cássia disse:

    É nesse que vc pensou em irmos juntos, né?! Exatamente o que estamos querendo! Fiquei apaixonada só de ler seus posts!

  3. Isabela Discacciati disse:

    Fiota,
    Que delícia de passeio..e que restaurante…..bom,eu sou suspeita,néeeeeeaaam… hihihihi… O pomodoro datterino é sem igual. Sortudamente tem na horta da casa dos meus sogros e eu sempre volto de lá domingo com um tupperware lotado. E é tão bom que eu como puro mesmo, como se fossem cerejas…ai,Letícia…acho que quando você vier na Itália vai fazer tanto estrago..Ahahahaha… Bjo grande

  4. denise girotto disse:

    AMEI ler cada linha!!!!

  5. denise girotto disse:

    Leticia, você precisa colocar tudo isso no papel e lançar um livro urgentemente!!!!!!!!! Já vou começar a pensar no local da tarde de autógrafos…La Grande Epicerie de Paris ça va pour toi??

  6. BEATRIZ MACHADO BITTENCOURT GUZELLA disse:

    Hummm! Deu água na boca!!!
    Vou te falar Lê, que eu nunca comi nada com trufa assim como esse prato, mas deve ser uma delícia… Preciso esperimentar, já que esse negócio de gastronomia tá no sangue! Fiquei babando aqui!!! Beijos

  7. Amei tanto esse restaurante que assim que voltarmos para Paris, teremos um casal de amigos de visita e vamos levá-los para almoçar lá. Juro, enlouqueci com tudo o que tinha no cardápio. Viva a Toscana, viva Paris!

  8. Marianna disse:

    Oi Leticia, tudo bem?
    Qual seu e-mail?? Procurei por aqui e nao encontrei…
    Beijos
    Mari

  9. […] Fines Gueules Café Constant Le Comptoir du Relais Paris Pêche Retro Bottega Breizh Café Le camion qui fume Quatrehomme La Derniére Goutte Café Coutume La Caféothèque […]

  10. […] Blue Valentine: fechado de 3 a 26 de agosto Bistro Paul Bert: fechado de 27 de julho a 26 de agosto Retro Bottega: fechado de 10 a 25 de agosto Graineterie du Marché: fechado até o dia 7 de agosto, reabre e […]

  11. […] com trufa negra e bochecha de porco, pimenta, manteiga e parmesão do Retro Bottega, na região do Marché d’Aligre e Bastilha. Esse prato tem um lugar especial na minha […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *