Agora a Letícia pirou, tá me indicando loja de secos e molhados? Pois é, mas se você estiver lá perto e quiser comprar alguma coisa para o seu apartamento alugado em Paris, vale a visita. Ela é um dos endereços indicados pelo Alain Ducasse no seu livro J’aime Paris, é pitoresca e fica em frente ao Marché d’Aligre, uma feira livre que quase nenhum turista conhece, mas depois que vai, se apaixona.
Ao entrar lá, voltei 118 anos no tempo. A loja existe desde 1895 e é a mais antiga do 12o. arrondissment. Ela ocupa o mesmo lugar, sem reforma, desde 1950. Pequena, cheirando especiarias e antiga. Adoro lugares assim!
O José, dono de lá, é um ex-designer gráfico que parece ter nascido para ser dono desse armazém. Seleciona os fornecedores, os produtos, compra, cuida da loja, atende os clientes, explica e faz tudo com muita paixão e sorriso no rosto. E este último é coisa rara em Paris, né?
Agora ele já até me reconhece e conversa comigo, do tanto que eu vou lá principalmente para reabastecer o estoque de mel daqui de casa. Outro dia passei lá num domingo e ele me indicou um café para almoçarmos nas redondezas. Tô começando a falar com as paredes aqui. Hahaha.
Ao contrário do que normalmente acontece no Brasil, lá, apesar de ter produtos selecionadíssimos e de ótima qualidade, tem preços bons. Não dá aquela sensação que muitas vezes tenho em São Paulo de que estou sendo explorada, só porque estou comprando um produto de qualidade. Perguntei a origem de vários produtos e gostei de saber porque um veio do produtor XYZ do Sul da França e o outro veio do fulano de tal do Norte da França. Lá só tem uma marca de cada produto, com a certeza do dono de que ela é a melhor.
Apesar de não ter fotos aqui, além de comida “de gente”, ele vende também sementes e produtos para plantas e pássaros.
Minhas deliciosas aquisições: miel de foret (mel forte e pouco doce, delííícia), limão confit, gengibre seco, curry, pistaches ao natural, biscoitinhos salgados e petits mulots. Esses últimos são biscoitinhos crocantes por fora e macios por dentro, adoçados com mel e temperados com gengibre, canela e outras especiarias secretas. É como um pain d’épices, mas não é pão e sim, biscoito. Mas ainda quero provar outras coisas de lá, entre elas alguns azeites e vinagres.
Graineterie du Marché, 8 Place d’Aligre, 12o. arrondissement, perto do Marché d’Aligre, Paris
Tel: +33 (0)1 43 43 22 64
Horário de funcionamento: de segunda à sexta de 9:30h às 13h e de 16h às 19h; sábado de 9:30h às 13:30h e de 16h às 19:30h; domingo de 9:30h às 13:30h
Metrô: Ledru Rolin ou Faidherbe Chaligny (linha 8)
E o que fazer lá perto? Seguem algumas sugestões:
- Logo em frente tem a feira livre Marché d’Aligre e também o mercado coberto Marché Couvert Beauvau que você pode entrar pela Place d’Aligre. Entrando pela praça, não deixe de passar na barraca da sua esquerda, a de produtos italianos, que tem umas azeitonas ótimas – adoro as de Castelvetrano! E à sua direita fica uma fromagerie (loja de queijos) que além de ter um excelente estoque de queijos, vende as manteigas da marca Bordier (Jean-Yves Bordier) consideradas por muitos franceses como as melhores do mundo! Sou apaixonada por todas, inclusive as temperadas (a com algas é de se comer ajoelhado).
- Comprar frutos do mar, almoçar ou jantar (refeições só de sexta a domingo) na Paris-Pêche. Veja este post aqui sobre ela: Paris Peche. Ah! Lá também vende alguns sabores da manteiga Bordier.
- Ir caminhando para a Praça da Bastilha (a 900 metros) para voltar um pouco à época da Revolução Francesa. Lá tem feira nas quintas e domingos – adoro também e vende até chapéu barato made in não sei onde.
- Comer umas das melhores madeleines de Paris na Le Blé Sucré, que fica numa pracinha charmosa quase ao lado do Marché (7 Rue Antoine Vollon).
- Comprar uns dos melhores chocolates do mundo na fábrica e loja de chocolates do Alain Ducasse (a 1 km).
Se você quiser saber sobre mais passeios para fazer nessa ou em outras regiões de Paris, veja este post aqui: Paris a pé.
Fotos: Cozinha vibrante
que delíiiiiiicia!!!!!!!!!!!!!!!!
Tia, juro que a primeira pessoa que pensei quando conheci esse lugar foi em você! É a sua cara! Precisamos ir lá juntas!
Beijos
[…] La Graineterie du Marché: uma loja de “secos e molhados” para você entrar e se sentir no passado. Compre um pouquinho de petit-mulot, um biscoitinho de pain d’épices (um pão doce com gengibre, canela e outros temperos) para sair comendo pela rua. Leia mais sobre ela aqui no All We Need is Food. […]
[…] O outro lugar onde compro mel em Paris é a Graineterie do Marché, da quel falei aqui. […]
[…] Bistro Paul Bert: fechado de 27 de julho a 26 de agosto Retro Bottega: fechado de 10 a 25 de agosto Graineterie du Marché: fechado até o dia 7 de agosto, reabre e fecha de 15 a 20 de agosto Paris-Pêche: fechado de 3 a […]