Uma loja de secos e molhados pitoresca perto do Marché d’Aligre


Agora a Letícia pirou, tá me indicando loja de secos e molhados? Pois é, mas se você estiver lá perto e quiser comprar alguma coisa para o seu apartamento alugado em Paris, vale a visita. Ela é um dos endereços indicados pelo Alain Ducasse no seu livro J’aime Paris, é pitoresca e fica em frente ao Marché d’Aligre, uma feira livre que quase nenhum turista conhece, mas depois que vai, se apaixona.

Ao entrar lá, voltei 118 anos no tempo. A loja existe desde 1895 e é a mais antiga do 12o. arrondissment. Ela ocupa o mesmo lugar, sem reforma, desde 1950. Pequena, cheirando especiarias e antiga. Adoro lugares assim!

O José, dono de lá, é um ex-designer gráfico que parece ter nascido para ser dono desse armazém. Seleciona os fornecedores, os produtos, compra, cuida da loja, atende os clientes, explica e faz tudo com muita paixão e sorriso no rosto. E este último é coisa rara em Paris, né?

Agora ele já até me reconhece e conversa comigo, do tanto que eu vou lá principalmente para reabastecer o estoque de mel daqui de casa. Outro dia passei lá num domingo e ele me indicou um café para almoçarmos nas redondezas. Tô começando a falar com as paredes aqui. Hahaha.

paris graineterie du marche aligre

Ao contrário do que normalmente acontece no Brasil, lá, apesar de ter produtos selecionadíssimos e de ótima qualidade, tem preços bons. Não dá aquela sensação que muitas vezes tenho em São Paulo de que estou sendo explorada, só porque estou comprando um produto de qualidade. Perguntei a origem de vários produtos e gostei de saber porque um veio do produtor XYZ do Sul da França e o outro veio do fulano de tal do Norte da França. Lá só tem uma marca de cada produto, com a certeza do dono de que ela é a melhor.

paris graineterie du marche aligre

Apesar de não ter fotos aqui, além de comida “de gente”, ele vende também sementes e produtos para plantas e pássaros.

paris graineterie du marche aligre
paris graineterie du marche aligre
paris graineterie du marche aligre
paris graineterie du marche aligre
paris graineterie du marche aligre
paris graineterie du marche aligre

Minhas deliciosas aquisições: miel de foret (mel forte e pouco doce, delííícia), limão confit, gengibre seco, curry, pistaches ao natural, biscoitinhos salgados e petits mulots. Esses últimos são biscoitinhos crocantes por fora e macios por dentro, adoçados com mel e temperados com gengibre, canela e outras especiarias secretas. É como um pain d’épices, mas não é pão e sim, biscoito. Mas ainda quero provar outras coisas de lá, entre elas alguns azeites e vinagres.

paris graineterie du marche aligre

Graineterie du Marché, 8 Place d’Aligre, 12o. arrondissement, perto do Marché d’Aligre, Paris

Tel: +33 (0)1 43 43 22 64
Horário de funcionamento: de segunda à sexta de 9:30h às 13h e de 16h às 19h; sábado de 9:30h às 13:30h e de 16h às 19:30h; domingo de 9:30h às 13:30h
Metrô: Ledru Rolin ou Faidherbe Chaligny (linha 8)

E o que fazer lá perto? Seguem algumas sugestões:

  • Logo em frente tem a feira livre Marché d’Aligre e também o mercado coberto Marché Couvert Beauvau que você pode entrar pela Place d’Aligre. Entrando pela praça, não deixe de passar na barraca da sua esquerda, a de produtos italianos, que tem umas azeitonas ótimas – adoro as de Castelvetrano! E à sua direita fica uma fromagerie (loja de queijos) que além de ter um excelente estoque de queijos, vende as manteigas da marca Bordier (Jean-Yves Bordier) consideradas por muitos franceses como as melhores do mundo! Sou apaixonada por todas, inclusive as temperadas (a com algas é de se comer ajoelhado).
  • Comprar frutos do mar, almoçar ou jantar (refeições só de sexta a domingo) na Paris-Pêche. Veja este post aqui sobre ela: Paris Peche. Ah! Lá também vende alguns sabores da manteiga Bordier.
  • Ir caminhando para a Praça da Bastilha (a 900 metros) para voltar um pouco à época da Revolução Francesa. Lá tem feira nas quintas e domingos – adoro também e vende até chapéu barato made in não sei onde.
  • Comer umas das melhores madeleines de Paris na Le Blé Sucré, que fica numa pracinha charmosa quase ao lado do Marché (7 Rue Antoine Vollon).
  • Comprar uns dos melhores chocolates do mundo na fábrica e loja de chocolates do Alain Ducasse (a 1 km).

Se você quiser saber sobre mais passeios para fazer nessa ou em outras regiões de Paris, veja este post aqui: Paris a pé.

Fotos: Cozinha vibrante

  1. denise girotto disse:

    que delíiiiiiicia!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. […] La Graineterie du Marché: uma loja de “secos e molhados” para você entrar e se sentir no passado. Compre um pouquinho de petit-mulot, um biscoitinho de pain d’épices (um pão doce com gengibre, canela e outros temperos) para sair comendo pela rua. Leia mais sobre ela aqui no All We Need is Food. […]

  3. […] O outro lugar onde compro mel em Paris é a Graineterie do Marché, da quel falei aqui. […]

  4. […] Bistro Paul Bert: fechado de 27 de julho a 26 de agosto Retro Bottega: fechado de 10 a 25 de agosto Graineterie du Marché: fechado até o dia 7 de agosto, reabre e fecha de 15 a 20 de agosto Paris-Pêche: fechado de 3 a […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *