Promenade Plantée, por que demorei tanto para te conhecer?

pontos-turisticos-de-paris

A Promenade Plantée é um dos pontos turísticos de Paris menos conhecidos dos turistas e um dos mais lindos da cidade.

Sábado retrasado, depois de almoçarmos no bistrô clássico francês Paul Bert, fizemos o passeio a pé pela Promenade Plantée. Sei que o blog é voltado para a gastronomia, mas não poderia deixar de contar para vocês sobre uma das melhores coisas que descobrimos em Paris e que não é falada em quase nenhum guia. 


Do Bistro Paul Bert (A) até a Praça da Bastilha (B) e depois o circuito verde de C a D, que é a Promenade Plantée.

A Promenade Plantée, também conhecida como Coulée Verte, é um percurso verde de 4,5 km que vai da Rue de Lyon, na proximidade da Praça da Bastilha, até a proximidade do Boulevard Périphérique. Ela fica sobre o antigo trilho do trem de Vincennes e a parte que vai da Bastilha até o Jardin de Reuilly é elevada (cerca de 10 metros acima do nível da rua) e todo o restante é na altura da rua.

A escada que você deve subir para começar o passeio fica na altura dos números 44 e 46 da Rue de Lyon, logo abaixo da Praça da Bastilha.

promenade-plantee-a-pe

melhores-passeios-a-pe-parispromenade-plantee-a-pe

promenade-plantee-a-pe
promenade-plante-onde-fica
paris-a-pe-9-dias
paris-a-pe-4-dias

Durante o nosso passeio, fiquei me perguntando por que demoramos tanto para te conhecer, Promenade Plantée? Para mim você é um dos lugares mais mágicos e lindos de Paris! Continuo sem entender porque os guias de turismo não te colocam como um dos passeios imperdíveis para se fazer na cidade. No outono vou voltar para te ver toda laranja e vermelha!

promenade-plante-a-pe
promenade-plantee-onde-fica
paris-a-pe-2-dias
passeio-diferente-em-paris
paris-a-pe-1-dia

Difícil escolher a parte mais bonita diante de tanta beleza, mas acho que o trecho inicial, justamente o que é elevado, que vai dos arredores da Bastilha até o Jardin de Reuilly, é o mais bonito. Se você não tiver tempo de fazer todo o percurso, faça pelo menos esse, que deve ter no máximo 2 km. A foto inicial do post e os dois conjuntos de fotos mostrados até aqui são dessa parte do percurso.

paris-a-pe
Untitled
passeios-a-pe-em-paris

paris-a-pe-4-diaspasseios-fora-do-comum-paris

melhores-passeios-a-pe-em-paris

Uma cena de um dos meus filmes preferidos, o Antes do Pôr do Sol (Before Sunset), foi gravada lá. Dá para vê-la nesses dois vídeos, que aqui estão ao contrário da sequência do filme, mas é que a parte da Promenade que eu mais gosto está no primeiro vídeo:

O passeio é gratuito e ela está aberta todos os dias a partir de 8h durante a semana e 9h aos finais de semana. O horário de fechamento varia com a estação do ano, às 20:30h (de maio a agosto), às 19:30h (em setembro), às 18:30h (em outubro) e às 17h (de novembro a fevereiro) e 19h em março e abril. Dúvidas sobre o horário? Clique aqui.

Fotos: Cozinha vibrante

  1. Vc sabe que não costumo postar coisas de turismo porque esse não é o foco do blog, mas tudo o que for excepcional, vou postar aqui, quase como um serviço de “utilidade pública”, sabe?
    É lindo, é mágico, é tudo isso mesmo!
    As fotos são minhas sim, mas acho que vc deve ter gostado um pouco mais delas pq finalmente postei com a resolução máxima. Agora estou usando o Flickr, elas ficam armazenadas lá. Como já tinha te falado, estava muito incomodada com a qualidade das minhas fotos aqui no blog e a solução que encontrei foi essa por enquanto.
    Obrigada, bjs

  2. denise girotto disse:

    Lê, as fotos estão maravilhosas! o filme tb. é um dos meus prediletos… Acredito que esse paraíso não é divulgado propositalmente, para não ficar muito “turístico”… quem sabe?

    • Tia, é uma boa hipótese mesmo. Tenho o Lonely Planet de Paris e nunca vi nada sobre a Promenade nele, acredita?
      Que bom que gostou das fotos. Amo muito esse filme, aliás os dois. O terceiro que acabou de lançar ainda não assisti.
      Bjs

  3. Amélia Machado Bittencourt disse:

    Lê, maismum lugar marrrrrrrravilhoso para meu próximo roteiro. Amei.. Vc esta realmente danadinha!!! Continue assim.. Te amo Bjs.

  4. Virginia disse:

    Lê, você vive nockauteando a gente com tanta coisa bonita e gostosa! A Denise e eu somos sim fãs da trilogia de filmes, sendo o Antes do Por do Sol ainda meu preferido, até pq o terceiro ainda não saiu por aqui… Depois de ver suas fotos, que estão incríveis mesmo, diria que bate longe o High Line! Fiquei deslumbrada! Valeu!! Bj

    • Oi Virgínia, o céu azul ajuda muito para as fotos, mas concordo que o lugar é lindíssimo. Quando vier aqui, vamos comprar uns chocolates no Alain Ducasse que é lá pertinho e depois dar um pulo na Promenade. Bjs

  5. […] Promenade Plantée: uma passeio mágico e verde sobre um antigo trilho de um trem. Uma parte dele é um jardim suspenso e a outra, um jardim sobre o nível da rua. Para mim, aqui é o lugar mais romântico da cidade para um pedido de casamento. Fica a dica, rapazes! Leia mais sobre ela aqui no All We Need is Food. […]

  6. Viviane Oliveira disse:

    Oi acabei de achar seu blog e estou adorando. mas confesso que vim aqui por causa dos queijos.
    E ví o link para chegar aqui na Promenadee, eu passei por la sábado e não subi. Ví da rua Lyon, e lembrei de tinha visto de baixo, aquela foto em algum blog, se tivesse achado seu blog antes teria subido lá no sábado. Realmente parece encantador.Vc só esqueceu de postar fotos do lado de fora, para que as pessoas possam vizualizá-lo melhor o lugar
    Abraço Viviane Oliveira.

  7. Dora Crevilaro disse:

    Por favor gostaria de saber posso visitar Promenade Plantée no mês de Março?, pois li na matéria: O passeio é gratuito e ela está aberta todos os dias de 8h às 20:30h (de maio a agosto), às 19:30h (em setembro), às 18:30h (em outubro) e às 17h (de novembro a fevereiro). Ficarei feliz se puderem me responder. Abraços

    • Oi Dora, bem notado, vou alterar a informação pois ela está incompleta. Ela fica aberta em março sim, abrindo às 8h durante a semana e às 9h aos finais de semana. Em março ela fecha entre 18h e 19h, dependendo da saída que você for utilizar. Abraços, Leticia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *