Amendoim engorda? É afrodisíaco? As respostas aqui

amendoim-engorda

Boa noticia para quem é fã do amendoim. Ele tem benefícios para saúde! Só precisamos consumí-lo direito.

Amendoim engorda?

Embora bastante calórico, o amendoim pode ser um aliado para quem busca manter o peso no lugar. Um de seus principais benefícios é o de promover a sensação de barriga cheia. Como ele precisa ser muito mastigado, ocorre ativação do centro cerebral que controla nossa saciedade e faz com que a fome demore mais para aparecer. Além disso, é fonte de fibras, que demoram mais tempo para ser digeridas, prolongando esse efeito, isso reduz o índice glicêmico da refeição, ou seja, faz com que a energia da refeição seja liberada gradualmente para o sangue. Isso também tem uma relação positiva pois contribui para que novas células de gordura não sejam formadas.

Amendoim faz bem? Amendoim faz mal?

Alguns trabalhos científicos vêm mostrando os bons efeitos deste alimento principalmente a relação dele com o controle de peso. Além disso, o amendoim também é um protetor do coração porque contém nutrientes fundamentais para diminuir o colesterol LDL, a faceta ruim da molécula, e manter as artérias sempre saudáveis, afastando o risco de doenças cardiovasculares. É o caso dos fitoesteróis, substâncias que competem com o LDL na hora em que ele gruda em células específicas para ser assimilado. Os fitoesteróis enganam o organismo, tomando o lugar do mau colesterol e favorecendo sua eliminação.

O resveratrol é outro componente presente em sua composição. Por ser um poderoso antioxidante, ele age impedindo que o colesterol LDL forme placas enrijecidas nas artérias.

A arginina é outro componente fonte no amendoim. Ela é um aminoácido que, dentro do corpo, se transforma em óxido nítrico. Isso relaxa as artérias, o que aumenta o fluxo sanguíneo e diminui a pressão arterial.  E como toda oleaginosa, o amendoim é fonte de ácidos graxos monoinsaturados, as gorduras do bem – incluindo o ômega-3. Ele ainda fornece grandes quantidades de potássio, magnésio e vitamina E. Esses dois últimos nutrientes ajudam o cérebro a funcionar.

Mas para que tudo isso de positivo aconteça, não adianta ter uma alimentação toda errada, há de se consumir o amendoim em sua melhor forma e ainda ter um hábito de alimentação correspondente à saúde. E de amendoim o que não faltam são armadilhas desde açúcar, sal e corantes, nos industrializados o amendoinsinho vem sempre acompanhado de um desses componentes. O ideal é aquele bem natural e se optar pelo industrializado, procure marcas com o selo da Fundação Pró-Amendoim que fiscaliza todas as etapas de sua produção, atestando sua boa procedência. É que a aflatoxina, uma substância maligna presente em um fungo, pode dar as caras se o amendoim teve problemas na armazenagem ou empacotamento. Ela se aloja na casquinha e produz sérios danos ao fígado. Mas, com cuidado na hora da compra, é possível incluir essa delícia no cardápio numa boa.

Nem todas as formas de consumo do amendoim freiam o ponteiro da balança. Conheça as mais populares e acerte na hora da compra:

Torrado: ele preserva todos os nutrientes da leguminosa.
Paçoca: na versão tradicional, o açúcar vem em excesso.
In natura: liberado! Sua casca vermelha é nutritiva.
Pé de moleque: o caramelo é uma doce armadilha para a dieta.
Japonês: o alto teor de sódio e gorduras ruins são seus pontos fracos.

Amendoim é afrodisíaco?

A sabedoria popular já dizia e a ciência comprova: o amendoim turbina, sim, a libido. O segredo de seu sucesso está na grande oferta de zinco, nutriente vital para o cérebro. Quando estamos sob estresse, nossos neurônios gastam mais zinco do que o previsto, daí, sobra pouco para a produção dos hormônios sexuais, o que derruba o desejo. A ajuda vale para ambos os sexos e esse efeito só pode ser observado com o consumo frequente e correto da leguminosa.

Quer ver receitas de manteiga de amendoim sem manteiga e nem açúcar e de granola com manteiga da amendoim? Clique nos links.

Débora Sorgi – Nutricionista Funcional

Você curte os posts da Débora e quer melhorar seus hábitos alimentares? Ela é nutricionista funcional, atende no Rio de Janeiro e também atende moradores de outras cidades. Para saber como funciona ou para agendar consulta entre em contato pelos números: (21) 8330 5775 ou (21) 2484 5028  ou pelo email ds.nutricionista@hotmail.com

Foto: Cozinha vibrante

  1. Patrícia T disse:

    mmmmmmmm Adoro amendoim!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *