Receita de empadão de bacalhau sem farinha
25 set 2013
Receita de empadão de bacalhau sem farinha de trigo, feito com farinha de grão de bico, um pouco de linhaça e recheado com bacalhau. Funcional e gostoso!
Receita de empadão funcional
Rendimento: 8 porções
Tempo de descanso prévio: 12 horas
Tempo de preparo: 20 minutos
Tempo de forno: 20 a 30 minutos
Ingredientes:
300g de bacalhau desfiado
500g de grão-de-bico
2 colheres de sopa de farinha de linhaça dourada
2 colheres de semente de gergelim sem casca torrada
3 dentes de alho
2 tomates picados
1 cebola picada
coentro a gosto
1 molho de cheiro-verde picado
sal e alho a gosto
½ xícara de azeite de oliva
Modo de fazer:
Deixe o grão-de-bico de molho por 2 horas. Cozinhe com um pouco de sal até ficar bem macio, tem que ficar bem cozido.
Escorra e passe no espremedor de batata. Tempere a massa com azeite de oliva, sal e 1 dente de alho espremido. Adicione a farinha de linhaça e a semente de gergelim, misturando. Mecha até ficar homogêneo, se necessário use um mixer. Reserve.
Faça um refogado com azeite, alho, cebola e tomate. Coloque o bacalhau desfiado (já dessalgado*) e o cheiro-verde, coentro se desejar, tempere com sal e cozinhe até ficar macio. Adicione metade da massa em uma refratária, depois o recheio de bacalhau e a outra metade para cobrir o recheio. Pincele com azeite e leve ao forno por 20 a 30 minutos.
* Dessalgue o bacalhau colocando-o em uma tigela com água fria por 12 horas. Troque a água pelo menos 4 vezes nesse período. Se mesmo assim ele ainda estiver salgado, na última troca de água acrescente um pouco de leite.
Débora Sorgi – Nutricionista Funcional
Você curte os posts da Débora e quer melhorar seus hábitos alimentares? Ela é nutricionista funcional, atende no Rio de Janeiro e também atende moradores de outras cidades. Para saber como funciona ou para agendar consulta entre em contato pelos números: (21) 8330 5775 ou (21) 2484 5028 ou pelo email ds.nutricionista@hotmail.com
Imagem meramente ilustrativa pertencente ao Cozinha vibrante
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário