Quando isso acontece pode ser por dois motivos. Baixa qualidade de nutrientes na refeição ou consumo de uma refeição de elevado índice glicêmico.
Se a refeição que você fez for sem qualidade e com pouco ou nutriente, é bem provável que você sentirá fome rápido, isso porque o corpo digere aquele alimentos e não encontra nele os nutrientes que precisa e então manda um sinal para o cérebro pedindo nutrientes. A forma que o cérebro tem de avisar você que estão faltando nutrientes no corpo é através da fome, então nessa hora cabe a você oferecer alimentos que tenham qualidade para suprir suas necessidades orgânicas. Pessoas que sentem fome o tempo inteiro provavelmente não oferecem ao corpo alimentos que ele realmente precisa, então e cérebro fica constantemente dando sinal de fome pois faltam nutrientes para fazer as funções orgânicas acontecerem.
O outro fator que gera fome é consumir alimentos de alto índice glicêmico (alimentos que chegam rapidamente no sangue sob forma de glicose). Esse tipo de alimento como é digerido muito rapidamente enche o sangue de glicose. A glicose por sua vez, chama para o sangue muita insulina. A insulina é responsável por tirar a glicose do sangue. Muita insulina deixa a corrente sanguínea sem energia (glicose), então uma mensagem é mandada ao cérebro pedindo energia para o sangue, mais uma vez o cérebro te avisa através da fome, pois o sangue precisa receber mais energia. Alimentos de alto índice glicêmico são o açúcar, doces, pão branco e massas com farinha refinada, principalmente.
Débora Sorgi – Nutricionista Funcional
Você curte os posts da Débora e quer melhorar seus hábitos alimentares? Ela é nutricionista funcional, atende no Rio de Janeiro e também atende moradores de outras cidades. Para saber como funciona ou para agendar consulta entre em contato pelos números: (21) 8330 5775 ou (21) 2484 5028 ou pelo email ds.nutricionista@hotmail.com
Foto: Cozinha vibrante
Curiosamente, aprendi isso cuidando de cães. Se a ração é daquelas baratinhas, sem nutrientes, o animal engorda e nunca está satisfeito. Pode até começar a ingerir fezes, em busca dos nutrientes. Ou seja, em caso de ração, o barato sai caro.
Que legal, não sabia disso, Paulo. Mais um aprendizado! Obrigada