Polenta cremosa, ovo, cogumelo e fonduta de grana padano

polenta-cremosa

Sabe polenta cremosa de chef? E fonduta de queijo parmesão ou grana padano? Você vai se surpreender com o tanto é fácil fazê-las! E ficam deliciosas, iguaizinhas de restaurante!

Quando fui ao Modi em SP, provei uma entrada que era polenta cremosa, gema mole, aspargos e fonduta de grana padano. Na época do post, muitos leitores me pediram a receita e hoje ela está aqui para vocês!

Os aspargos estão a preço de ouro nesta estação – só tenho achado o maço a R$ 25 – por isso substituí-los por cogumelo de Paris, ou seja, champignon. Se você quiser fazer essa receita com aspargos, veja aqui como fazer aspargos.

Essa polenta cremosa fica uma delícia! É uma receita prática e, ao mesmo tempo, tem ar sofisticado. Funciona bem como entrada para um jantar no inverno ou até como prato principal. Fica super charmoso servir em cumbuquinhas, como petisco ou finger food.

Uma receita italiana saborosa e rápida de fazer. Quem fizer, me conta e me marca na foto nas redes sociais, por favor?! Meu instagram é @cozinha_vibrante e Facebook, Cozinha Vibrante.

Polenta cremosa, gema mole, cogumelo e creme de parmesão

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 30 a 45 minutos

Polenta cremosa

600ml ou 2 1/2 xícaras de caldo de legumes
100g ou 2/3 xícara de fubá ou polenta*
200ml ou 1 caixinha ou quase 1 xícara de creme de leite sem soro
50g a 70g ou 1/2 a 3/4 xícara de queijo parmesão ralado fino
2 colheres de sopa de manteiga
sal e pimenta a gosto

* Dá certo com os dois, mas fica melhor com polenta (fubá pré-cozido). No caso de usar o fubá, dilua-o em em um pouco de água antes de levá-lo à panela. Experimentei o fubá pré-cozido da Yoki e gostei do resultado, o bom é que ele é bem mais barato que as polentas italianas.

O único segredo dessa receita é que o tempo todo você deve mexer vigorosamente com um batedor de arame, não apenas no centro da panela, mas nela toda. Se não tiver batedor de arame, a colher de pau é uma boa substituta.

Coloque o caldo de legumes para ferver em uma panela média. Quando estiver fervente, reduza para fogo médio, acrescente a polenta ou o fubá e mexa vigorosamente por 2 minutos. Mude para fogo baixo-médio, junte o creme de leite e misture por 2 minutos. Acrescente o queijo parmesão e mexa por mais 2 minutos. Desligue o fogo, acrescente a manteiga e mexa por outros 2 minutos até incorporar. Junte sal e pimenta a gosto, misture por mais alguns segundos.

Essa polenta cremosa não fica tão amarelinha porque leva creme de leite. Particularmente, acho que ela fica mais gostosa assim, mas tem dias que faço sem creme de leite ou com só um pouquinho. Se você quiser fazer isso, é só substituir o creme de leite por caldo de legumes.

Cogumelo de Paris

500g de cogumelo de Paris em fatias
azeite e/ou manteiga
sal e pimenta do reino a gosto
salsinha picadinha (opcional)

Limpe o champignon como expliquei aqui em “como limpar champignon“. Refogue-o em azeite e/ou manteiga até ficar bem dourado, mexendo de vez em quando. Leva cerca de 10 minutos. Adicione sal, pimenta e salsinha só depois que o fogo estiver desligado.

Fonduta de queijo parmesão ou grana padano

100g ou quase 1 xícara de queijo parmesão ou grana padano ralado fino
200ml ou 1 caixinha ou quase 1 xícara de creme de leite
1/4 xícara de leite

Em uma leiteira, leve o creme de leite e o leite ao fogo baixo. Quando começar a ferver, acrescente o queijo, misture bem ate ficar quase homogêneo e desligue o fogo. Caso engrosse muito, acrescente um pouco mais de leite. Bata a mistura em um processador e coe em uma peneira para ficar lisa. Se quiser, bata a mistura já coada novamente no processador ou mixer para que ela fique com bolhas (bem cremosa!).

Ovo ou gema mole

4 ovos
manteiga
sal e pimenta do reino

Frite os ovos moles e, se quiser, use um molde cortador redondo para descartar a clara, como na foto. Sirva tudo junto e seja feliz 🙂 Fica uma delícia!

polenta cremosa

Fotos: Cozinha Vibrante

  1. Marcela disse:

    Delíciaaa! Vou tentar fazer um dia! Obrigada pela receita 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *