Quer aprender como fazer aspargos perfeitos, al dente e crocantes? Leia este passo a passo didático e bem explicado.
Você pode cozinhar o aspargo à inglesa (na água), no vapor, fazê-lo grelhado, no forno ou na churrasqueira, mas para mim a maneira mais saborosa é cozinhá-lo na manteiga, já que as suas moléculas de sabor são insolúveis em gordura.
Deixo aqui então os 11 passos de como fazer aspargos perfeitos e crocantes:
- Há uma crença de que os aspargos mais finos são os mais saborosos, mas o contrário é a verdade. Quanto mais grosso, mais sabor ele tem, já que mais nutrientes ele trouxe da terra.
- Para facilitar a explicação, vamos imaginar o aspargo e reparar a foto acima: ele tem a cabeça, o corpo que na enorme maioria dos tipos é cheio de brotinhos em V ao contrário e a parte mais grossa, que aqui vamos chamar de raíz (na foto acima infelizmente ela está tampada pelo saquinho). Com a ponta de uma faquinha, retire os brotinhos em V, deixando apenas os da cabeça do aspargo. Não precisa tirar os da raíz, já que você vai quebrá-la e removê-la em um dos próximos passos.
- Lave os arpargos deixando-os em água corrente e esfregando-os cuidadosamente com as mãos ou uma buchinha, se preciso. Retire-os da água e seque-os delicadamente com um pano de prato.
- Os aspargos grossos devem ter a sua pele retirada, já os finos não precisam. A pele, além de muito fibrosa, pode ter um certo amargor. Tire a pele com um descascador de alimentos. No dia que fiz esses aspargos para a foto, quis ser ultra perfeccionista e tirei a pele deles, mas não precisava já que eles eram muito finos. Lembre-se: depois de tirar a pele, não lave mais o aspargo, mantenha-o enrolado no pano de prato. Se precisar, pode deixá-lo enrolado no pano de prato por várias horas na geladeira, antes ou depois de retirar a pele.
- Agora é a hora de tirar a raíz do aspargo. A técnica mais eficaz é a de quebrá-la com as mãos, pois assim você “testará” se a pele foi bem retirada (se não, pode ser que alguma fibra resista). Por isso que, se o aspargo for fino e você não tiver tirado a pele dele, você pode quebrar a raíz antes mesmo de lavá-lo, ou seja, logo depois do passo número 2. Resumidamente: a raíz é a parte mais grossa e branca do corpo do aspargo e se você não quiser quebrá-la, pode simplesmente cortá-la com uma faca.
- O aspargo perfeito só deve ter contato com sal depois de cozido, por isso, nada de sal na panela.
- Uma das maneiras que gosto de fazer aspargos é com cebola picadinha e cebolinha francesa. Caso não encontre esta última, substitua por cebolinha comum ou salsinha.
- Para cerca de 25 aspargos verdes finos, coloque duas colheres de sopa de manteiga em uma frigideira em fogo médio e quando ela tiver derretido, jogue a cebola picada e deixe por alguns minutos. Adicione os aspargos. Você pode cozinhá-los em duas ou mais etapas dependendo do tamanho da sua frigideira – o importante é que todos eles estejam em contato com o fundo da panela e que o volume de manteiga seja mantido. Cozinhe com a frigideira em fogo médio e mexa a panela de vez em quando para que os aspargos virem um pouco. Se os aspargos forem grossos, cozinhe com a frigideira tampada.
- O tempo de cozimento vai depender da grossura do aspargo, mas ele varia de 2 a 6 minutos para aspargos finos e médios e até 15 minutos para aspargos grossos. Toque os aspargos com as mãos e sinta se eles estão quentes e ainda durinhos; se preciso, corte um e prove. Particularmente, gosto de aspargo crocante e por isso, não o cozinho por muito tempo.
- Retire os aspargos da frigideira e adicione sal e pimenta do reino a gosto imediatamente. Acrescente a cebolinha ou a salsinha picada e sirva.
- Caso não sirva imediatamente, guarde os aspargos em uma tigela ou tupperware. Só tampe depois que estiver em temperatura ambiente e guarde na geladeira por até 3 dias. Você pode esquentá-lo na frigideira da mesma forma que cozinhou ou até mesmo no microondas.
No dia da foto, servi com uma salada de folhas temperada com azeite, sal e um pouquinho de suco de limão siciliano e acrescentei algumas lascas de parmesão. Ele é um ótimo acompanhamento para quase todos os tipos de carne, mas combina ainda mais com peixes e frutos do mar.
Fotos: Cozinha vibrante
Bom dia, posso usar aspargos como suco, na mistura de outras frutas ou até verduras?
Obrigado, Cesar.
Oi César,
Gosto é muito pessoal. Eu, particularmente, não iria gostar do aspargo no suco, mesmo adorando a couve no suco. Mas não custa experimentar uma vez.
Obrigada,
Leticia