Pequeno guia de macarons em Paris

lojas-de-macarons-em-paris

Um pequeno guia das melhores lojas de macarons em Paris, ô delícia!

Desde que me mudei para a França há dois anos, experimentei os macarons de quase todas as confeitarias mais bem recomendadas da cidade. Concluí que tecnicamente eles são parecidos, ou seja, todos têm o merengue e o recheio muito bem feitos, com uma pequena diferença na quantidade de recheio que cada confeitaria põe. Mas para mim o que mais diferencia uma loja da outra são os sabores. Cada confeitaria tem uma variedade de sabores e alguns até coincidem entre elas, e então a gente acaba tendo os nossos preferidos. Por isso meu desejo por um macaron sempre vem assim: “hum… que vontade do macaron de limão do Pierre Hermé”.

macarons paris

Como já falei no Sobre mim do Cozinha vibrante, adoraria que as pessoas experimentassem mais pois o mundo encantando dos sabores só se abre quando a gente experimenta de tudo. Por isso vou contar para vocês um episódio que aconteceu comigo e com a minha irmã aqui em Paris. Ela e o meu cunhado chegaram aqui dizendo que não gostavam de macaron, porém levei-os ao Pierre Hermé. Eles insistiram que só queriam provar um, mas pedi logo seis docinhos. Aconteceu o óbvio, em cinco minutos não sobrou nem um merengue para contar historia e eles ainda quiseram repetir alguns.

macarons paris

Macaron é um merengue ou suspiro feito com farinha de amêndoas e diferentes recheios. Ele é muito fácil de fazer, mas para se produzir um macaron perfeito, além de um forno com ventilação, precisa de muita técnica.

Então agora que já até contei uma historinha para incentivar vocês a provarem vários macarons de diferentes lojas, vou entregar quais são as minhas lojas e macarons preferidos na cidade, que muito ousadamente estou chamando de um Pequeno guia de macarons em Paris.

macaron

Pierre Hermé:
Tem os recheios mais ousados. Seus macarons especiais da estação costumam ter alguns sabores enlouquecedores. Adoro os de limão; iogurte com limão; caramelo; baunilha; mogador (chocolate e maracujá); pistache; infiniment rose (creme de manteiga com essência de rosa); satine (cream cheese, laranja e maracujá).
São vários endereços em Paris:
– Em Saint-Germain-des-Prés: 72 Rue Bonaparte (perto da igreja Saint Suplice, é a loja deles com mais fila)
– No 15o. arrondissement: 185 Rue de Vaugirard
– Perto do Louvre: 4 Rue Cambon
– No 16o. arrondissement: 58 Avenue Paul Doumer (perto do Trocadéro)
– Perto da Opéra: 39 Avenue de l’Opéra
– Na Galeries Lafayette: 40 Boulevard Haussmann
– Perto do Arco do Triunfo, dentro da Publicis Drugstore: 133 Avenue Champs Élysées
– Na Galeries Lafayette Maison: 35 Boulevard Haussmann
– No 8o. arrondissement: 89 Boulevard Malesherbes
– No Marais: 18 Rue Sainte-Croix de la Bretonnerie

Jean-Paul Hévin:
Adoro o de caramelo e os diferentes sabores à base de chocolate.
Tem alguns endereços em Paris:
– Perto do Jardin des Tuileries: 231 Rue Saint Honoré
– Em Saint-Germain-des-Prés: 3 Rue Vavin
– Perto do Invalides e da Torre Eiffel: 23 bis Avenue de la Motte Picquet
– Na Galeries Lafayette andar gourmet: 40 Boulevard Haussmann

macarons paris

Sadaharu Aoki:
É uma pâtisserie francesa com chef japonesa, por isso alguns sabores são bem orientais. Adoro os de limão; macha; pistache; caramelo.
Tem alguns endereços em Paris:
– No 15o. arrondissement: 25 Rue Pérignon
– Em Saint-Germain-des-Prés: 35 Rue de Vaugirard
– No 5o. arrondissement: 56 Boulevard de Port Royal
– Na Galeries Lafayette andar gourmet: 40 Boulevard Haussmann

Ladurée:
Adoro os de caramelo e pistache.
São vários endereços em Paris:
– Entre Praça da Concorde e Igreja de Madeleine: 16-18 Rue Royale (tem muita fila)
– 75 Avenue des Champs Élysées (tem muita fila)
– 8o. arrondissement: Bar Ladurée 13 Rue Lincoln
– Em Saint-Germain-des-Prés: 21 Rue Bonaparte
– 2 quiosques na Printemps: 64 Boulevard Haussmann
– Entre Jardin des Tuileries e Place Vendôme: 14 Rue de Castiglione

Lenôtre:
É uma delikatessen que vende alguns pratos prontos, conservas, vinhos e algumas lojas também têm pães. Adoro os de limão; pistache; caramelo; damasco e alguns sabores especiais da estação, como o de limão com manjericão que já teve uma vez.
São vários endereços em Paris:
– Bastilha: 10 Rue Saint Antoine
– Alésia: 91 Avenue du Général Leclerc
– No 15o. arrondissement: 61 Rue Lecourbe
– Perto do Invalides e da Torre Eiffel: 36 Avenue de la Motte Picquet
– No 16o. arrondissement: 44 Rue d’Auteuil, 102 Avenue de Président Kennedy e 48 Avenue Victor Hugo
– Perto do Parc Monceau: 121 Avenue de Wagram e 15 Boulevard de Courcelles

Gerard Mulot:
Adoro os de maracujá e maracujá com manjericão.
Tem alguns endereços em Paris:
– Em Saint-Germain-des-Prés: 76 Rue de Seine
– Marais: 6 Rue de Pas de la Mule
– Glacière: 93 Rue de la Glacière
– Salon de Thé L’Amaryllis: 12 Rue des 4 Vents

macarons paris

Tenho certeza que não experimentei todos os macarons da cidade, mas dos que provei nesses dois anos em Paris, os meus preferidos foram citados aqui.

Fotos: Cozinha vibrante

  1. Fernanda disse:

    A-mei esse guia, Leticia! Estava mesmo pesquisando sobre isso pq não quero ficar presa aos “famosos” e alguns até já conheço…
    Tenho duas perguntas pra vc:
    1) vc acha que tem algum problema dividir prato do “menu do dia” em Paris? ou existe alguma “regra” sobre não dividir pratos?
    2) vc conhece alguma marca de chocolate (que venda em Paris) aquele chocolate com sal? Eu só o achei quando morei na Inglaterra…
    desculpa o abuso.
    Beijos, Fernanda

    • Oi Fernanda,
      Não tem problema dividir o prato do menu do dia, o único risco é o de vocês ficarem com fome, rs, já que as porções nos restaurantes franceses costumam ser tão pequenas. Não há regras sobre isso, pode ficar tranquila.
      A única barra de chocolate com sal que experimentei em Paris foi a de nougatine e flor de sal da loja de chocolates do Alain Ducasse, que por sinal é uma perfeição de tão gostosa. Se você quiser, me fala seu usuário no Instagram que eu te marco em uma foto que postei dessa barra lá. Não consigo me lembrar de nenhuma outra barra ou bombom com sal que eu tenha experimentado na cidade. Aliás, sou fã de chocolate com sal! Você já provou pretzels com sal? Meu Deus, desde que experimentei isso pela primeira vez na Alemanha em 2012, nunca mais me esqueci! Esses pretzels são vendidos em quase todos os supermercados em Paris.
      Aproveite!
      Obrigada,
      Leticia

      • Fernanda disse:

        Letícia, querida! Obrigada pela atenção.
        Então…. Não é uma regra. Mas tive reparando que ultimamente nos temos feito isso, pedimos vários pratos e dividimos… Até quando a porção é individual. Com isso, provamos tudo que queremos sem ficar com aquela sensação de ter comido demais.
        Loooogico, que muitas vezes tbm pedimos pratos separados (e BEM diferentes)…. Perguntei pq fiquei com medo de que essa nossa “mania” pudesse ser ofensiva por lá.
        Letícia do Céééuuuuu!!!! A mistura do doce com o salgado é uma coisa! Eu adoro! No chocolate eu acho que fica tão sutil… Tão delicado…. AMO! mas por aqui é missão impossível achar. Infelizmente não possuo instagram mas irei atrás do que vc me falou e com a certeza de que deve ser divino, afinal, estamos falando de Alain Ducasse ????????
        Quanto os Pretzels… Eu provei essas maravilhas em Cabo Canaveral – EUA, com suco de Pomelo Rosado! Não me esqueço! Irei atrás! Mais uma coisa pra minha listinha de paris!
        Mais uma vez, muito obrigada! Beijos, Fernanda

  2. Li disse:

    Oi Leticia que delicia ler tudo que vc posta. Dá para sentir a sua boa energia. Final de Set meu sonho será realizado e quero fazer a melhor viagem da minha vida. But há um porém sou celíaca e sei que será uma tentaçao ver baguettes :'( mas nao posso arriscar . Estou fazendo uma ampla busca e para macaron seria o Pierrre. Crepes seria o Aux Ducs de Bourgogne tanto doce ou salgado eles possuem GF. E para patisseries Helmut Newcake, esse estou mais ansiosa pois sou louca por doces e faz tempo que nao sei o que é. Nao achei nada no site sobre GF. Entao se vc souber ou tiver algum lugar para indicar. Nao precisa ser restaurante especifico GF mas algum lugar legal de até 20/25 euros que tenha um menu GF. O lugar do hamburgue que vc citou(esqueci o nome mais tenho nos favoritos). Aqui em Dublin eu como só em casa mas quero fazer da minha viagem a Paris inesqueciveel. Honestamente nunca frenquentei bons restaurantes qd morava em SP. Só qd tinha eventos em bons hoteis pelas empresas que trabalhei. Já hamburguerias eu estava ficando viciada em hamburgueres artesanais ai mudei para Dublin. E meu lado pela gastronomia começou a espandir. Como é que eu vivia sem thyme e rosemary haha. Obrigada desde já bjs

  3. Tatiana Fiusa disse:

    Oque mais gostei foi os do Pierre Herme!!O de caramelo com flor de sal!!Hummm!!bjos:)

  4. […] Pierre Hermé: tem vários endereços, mas você pode aproveitar esta daqui para comprar aqueles que dizem ser os melhores macarons da cidade – eu gosto de vários! Leia mais sobre ele aqui no All We Need is Food. […]

  5. Aline Nascimento disse:

    Eu amei os do Pierre Hermé, ganhei de presente de uma viagem que minha irmã fez com meu cunhado… Trabalho com confeitaria, faço uns macarons aqui no susto porque não se comparam aos franceses, na verdade no Brasil nunca comi nada igual, faria o impossível para aprender a fazer macarons com esse merengue maravilhoso como os da PH.. Massa extremamente macia e com um aroma muito especial…

    • Oi Aline,
      Que ótimo ler o seu comentário. Olha, é difícil fazer igual mesmo, pois não é só a técnica, mas o forno ventilado (essencial), a farinha de amêndoas que eles devem usar a melhor, entre outros. Afinal, são anos e anos fazendo macarons, mas com prática e perfeccionismo você também vai chegar lá.
      Bjs,
      Leticia

  6. […] Macaron de iogurte com limão do Pierre Hermé, vários endereços em Paris. Como se não bastassem a textura e a consistência perfeitas do […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *