5 dicas para reconhecer sozinho as melhores padarias de Paris


Que a capital francesa tem excelentes boulangeries, todo mundo sabe. Mas para reconhecer as melhores padarias de Paris, estas 5 dicas podem ajudar:

5 dicas para reconhecer sozinho as melhores padarias de Paris

1) Ver se na vitrine tem pregado adesivo(s) com prêmio(s) municipal, como por exemplo: meilleure baguette de Paris 2014 (melhor baguete de Paris em 2014), meilleur croissant 2013, meilleure brioche 2014, entre outros.
como reconhecer sozinho as melhores padarias de paris

2) Ela está cheia de clientes ou com fila na porta? Melhor ainda.

melhores lugares para comer em paris

3) Se ela só vender pães, tanto salgados como doces, ela tem mais chances de ser melhor que outra que venda também doces, tortas, macarons, chocolates etc. Afinal, uma especialista tende a ser melhor que a outra que faz de tudo, certo?

4) Seu padeiro é um meilleur ouvrier de France en boulangerie? Se for, estará escrito na fachada e isso significa que o padeiro ganhou a competição de melhor padeiro em um dado ano. Essa competição existe para várias profissões, entre elas chocolatier, confeiteiro, cozinheiro e até outras não ligadas à cozinha, como marceneiro e artesão.

5) Siga o seu instinto. Parece bobo, mas nosso sexto sentido nos ajuda muito. Os pães parecem bons? Sua boca encheu de água? Teve vontade de comer tudo? Os clientes parecem ser “das antigas”? Os clientes são franceses ou pelo contrário, a maioria é turista? Você se sentiu transportado para os tempos do seus avós?

Agora uma sugestão de ouro: em vez de comprar uma baguete comum, leve uma tradition. Nada mais parisiense (e gostoso) que isso. Mais cool ainda é abreviar o nome dela e pedir “une tradi, s’il vous plaît”.

como reconhecer sozinho as melhores padarias de paris

A tradition é um pouco mais densa que a baguete comum. Além da textura e da consistência, a outra diferença entre a baguete comum e a tradition está na farinha de trigo, que no caso da comum contém vitamina C. A tradition da foto acima contém gergelim, mas a “tradicional” não contém.

Fotos: Cozinha vibrante

  1. Amanda Pessoa disse:

    Fror!
    Tirei um pedaço do meu dia pra reler com calma seu blog e me deu tanta saudade de tudo, que vc não faz ideia…
    Amei tudo, mas as baguetes são realmente um capítulo à parte quando se fala em Paris/França
    Beijo grande

  2. […] Clique para ler um artigo que escrevi outro dia com 5 dicas para reconhecer sozinho as melhores padarias de Paris. […]

  3. […] Paris em 2014 Pequeno Guia de macarons em Paris Melhores padarias de Paris pelo Le Figaro e por mim 5 dicas para reconhecer sozinho as melhores padarias de Paris 28 queijos deliciosos para provar na Europa e no Brasil Cursos rápidos de confeitaria para amadores […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *