28 queijos deliciosos para provar na Europa e no Brasil


Muita gente me pede dicas de queijos franceses para provar no exterior, especialmente na Europa. Essa tarefa é bem árdua pois gosto é muito pessoal, para queijos então… Eu mesma evoluí bastante o meu paladar nesses dois anos que morei em Paris. Quando cheguei não gostava tanto dos mais fortes e saí de lá os amando. Fiz para vocês uma seleção variada dos meus queijos franceses preferidos, incluindo queijos de vários tipos para vocês provarem quando estiverem na França, Inglaterra, Alemanha, Suíca, Brasil ou em qualquer outro país que tenha essas maravilhas.

Em São Paulo, costumo comprar queijo na A Queijaria, loja de queijos artesanais na Vila Madalena.

A França tem mais de 300 queijos oficiais, pertencentes a diversas famílias, categorizadas normalmente em função da sua firmeza e da consistência da sua crosta. Quanto mais mole um queijo, mais húmido ele é.

Pasta prensada cozida ou pasta dura:
Comté, parmesão, pecorino, beaufort, gruyère, emmental.
Todos são comidos sem a casca.
O comté é o meu preferido de todos os tempos e quanto maior o seu tempo de maturação, mais saboroso ele é. O de 18 meses é gostoso, o de 24 é melhor e os de 36 ou 40 meses são enlouqueceres, mas não é sempre que eles estão à venda, normalmente eles são mais fáceis de achar durante o verão europeu.

Pasta prensada não cozida:
Tomme de savoie, tomme de brebis, cantal, salers, cheddar e Kirkham lancashire.
São comidos sem a casca.
Se você até hoje só provou os cheddars vendidos no Brasil, te sugiro provar um cheddar na França ou na Inglaterra. Não tem nada a ver com o brasileiro, é simplesmente delicioso. São vários tipos de cheddar e nunca provei nenhum que me decepcionasse.
Uma curiosidade sobre o Salers: a vaca que dá o leite para o salers só o faz se o seu bezerro estiver ao seu lado. O queijo só é produzido no verão, quando a grama é mais fresca e mais protéica.

Pasta mole com crosta bolorenta:
Brie de Melun, Brie de Meaux, Camembert.
São comidos com a casca.
Camembert só pode receber esse nome se for produzido na Normadia, região situada no norte da França, por isso que há tantos queijos “tipo camembert” nos mercados.
No inverno normalmente tem os deliciosos brie e camembert com trufas nas lojas de queijos.

Pasta mole com crosta lavada:
Langres e Mont d’Or.
São comidos com a casca.
O Mont d’Or fica uma delícia se levado ao forno com um pouquinho de vinho branco seco em cima, praticamente um fondue express!

Queijos de cabra:
Selles-sur-cher, Valençay, Pouligny-Saint-Pierre, Sainte-Maure de Touraine, Stawley (inglês).
São comidos com a casca.
Na realidade eles pertencem as famílias de queijos com pasta mole e crosta natural ou bolorenta, mas como eles têm um gosto muito semelhante, preferi classificá-los aqui simplesmente como queijos de cabra.

Pasta com bolores internos ou pasta salpicada:
Alguns são comidos com casca e outros não. Todos são feitos a partir do leite de vaca, com exceção do roquefort, o meu preferido, feito com leite de ovelha. Adoro também o inglês Stichelton.

Queijos frescos:
Não são os meus preferidos, mas seus maiores representantes são: tomme fraîche de Cantal, faisselle, brocciu da Córsega, caillé.

Se você estiver em Paris, pode escolher alguns desses queijos e levar para o seu hotel ou apartamento, para um pique-nique na margem do Sena…

Fotos: Cozinha vibrante

  1. Maria V F Schreuders disse:

    Muito bom conhecer melhor os diversos tipos de queijos!!!!

  2. Fernanda disse:

    Letícia, arrasoooooou!!!!!
    Beijos, Fernanda

  3. […] de Paris pelo Le Figaro e por mim 5 dicas para reconhecer sozinho as melhores padarias de Paris 28 queijos deliciosos para provar na Europa e no Brasil Cursos rápidos de confeitaria para amadores e profissionais em Paris Cursos rápidos de culinária […]

  4. Sávio Palermo Bomfim disse:

    Olá Letícia,tudo bem? Eu me chamo Sávio e iniciei uma produção de queijos maturados.Está ficando muito bom,já estou vendendo aqui na minha cidade,Uberlândia.Só tem um problema,eu tenho que colocar qual tipo de queijo pois as pessoas perguntam e na realidade eu não relacionei aos poucos tipos de queijo que conheço.Gostaria que me ajudasse a reconhecer qual tipo de queijo eu produzo.Você mora em São Paulo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *