Vinho do mês

Vinho do mês

01 jul 2013

vinho-rose

Quando imagino um vinho rosé, já me vem à mente uma cena de fim de tarde em uma praia ou piscina com uma bossa nova ao fundo. É melhor ser alegre que ser triste, alegria é a melhor coisa que existe, é assim como a luz no coração… 

E é nesse espírito que te apresento o vinho do mês: um Bandol recomendado pelo sommelier da Nicolas – a maior rede de lojas de vinhos em Paris – como o seu melhor vinho rosé, o que naturalmente está refletido no preço, pois ele também é o seu mais caro.

Em Paris já vi esse vinho rosé à venda não somente na Nicolas, como também em supermercados e outras lojas especializadas, mas onde o encontrei com o melhor preço foi na Nicolas e na Lavinia, uma loja perto da Place de la Madeleine: nos dois lugares ele está na faixa de € 24.

Procurando pela internet, não encontrei ele à venda no Brasil. Se você souber de alguma coisa, deixe um comentário aqui, por favor.

Untitled

Bandol é um vinho francês com certificação AOC Bandol – appellation d’origine contrôlée (denominação de origem controlada para a região ao redor da cidade de Bandol, no departamento de Var, na Provence, sul da França). Os vinhos certificados com essa denominação são produzidos teoricamente em terroir delimitados e preenchem requisitos de produção estabelecidos por decreto do Institut National des Appellations d’Origine.

Infelizmente, vários vinhos, apesar de terem essa certificação, não são extraordinários como deveriam. Parece que isso se deve ao fato de o instituto ter como membros vários produtores e donos de vinícolas, que acabam sendo lenientes ao conceder a certificação dos vinhos. Pode ser que a maioria tenha medo de fazer uma avaliação dura do vinho do vizinho, ainda que honesta, e receber em troca a mesma gentileza. Resumindo bem porcamente, muitos vinhos são bem avaliados porque os produtores não querem correr o risco de perder sua própria certificação.

As reviews:

Como não sou uma especialista em vinhos, o que gostei dele foram seu frescor, equilíbrio, aroma e a finalização bem longa para um vinho rosé. Suas uvas são: grenache, cinsault e mourvèdre.

Ele é um dos vinhos rosé preferidos do Christian Callec, um respeitado conhecedor de vinhos e autor de alguns livros no assunto.

De acordo com o site Vins Fr, ele é brilhante e de cor salmonada, bem aromatizado com notas de frutas vermelhas, é um vinho muito elegante, nervoso e encorpado. Na boca, tem frescor e um belo equilíbrio. Harmoniza bem com entradas, saladas, melão, cozinha asiática e exótica.

Outros posts que você também pode gostar:

Vinho do mês em maio
Vinho do mês em abril
Como escolher vinho para jantar ou festa

Fotos: Cozinha vibrante

  1. Nossa, outro dia estava no supermercado e fiquei procurando em que post você falou sobre o vinho. A internet não pegava bem, desisti rápido e acabei me esquecendo dele depois. Pode saber que o seu vai ser o próximo que vou comprar!

    • Vai ser minha próxima compra, certeza.
      Pois é, procurei mais e tb não achei à venda no Brasil. Pelo menos ele é uma opção super fácil para quem está vindo de férias para Paris, pois está à venda em várias lojas de vinhos e supermercados.

  2. Amélia Machado Bittencourt disse:

    Duvido que vc posta melhor que este da próxima vez. Vc esta terrível menina. Estou cada dia mais apaixonada por vc e pelas suas postagens.. Seu fundo ficou maravilhoso… Bjs.

  3. Amélia Machado Bittencourt disse:

    Alias , traz um desse pra mim qdo vier, ta? Não esqueça.. Bjs

  4. Amanda Pessoa disse:

    Os vinhos de Bandol que degustei estavam todos ótimos, mas o rosé da Lou Castellan foi o melhor que já experimentei até agora (e, como estava na Provence, experimentei vários) e ele custa 11,50 euros, o que pra mim é uma excelente relação custo/benefício! Vc precisa ir lá!

    • Acabei de ler o seu post e vi isso, vou prová-lo com certeza. Detalhe que ele é a metade do preço, então aí já vejo uma vantagem enorme.
      Você também percebeu que os melhores rosés são os mais amarelados? Perguntei ao sommelier da Nicolas quais eram os seus melhores rosés e percebi que os que ele me mostrou eram os mais amarelados.

  5. Rômulo Lôbo disse:

    Le Domaines Ott, considerado por muitos o melhor vinho rosé do mundo. Um vinhaço!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *