Cupcake de chocolate


Cupcake de chocolate

Adoro essa receita de cupcake de chocolate porque ela não é muito doce. Vamos chamá-lo de cupcake de adulto rsrs, apesar de as crianças também adorarem. Sério, mesmo a ganache da cobertura sendo feita com chocolate amargo, meus sobrinhos amam e repetem o bolinho.

Para quem curte confeitaria ou já provou o bolo de chocolate Devil’s Food Cake, tão tradicional nos Estados Unidos, vai gostar de saber que a receita desse cupcake de chocolate nada mais é que a versão bolinho individual do Devil’s, um dos meus bolos preferidos.

E, claro, apesar de a receita de hoje ser apresentada como cupcake, você também pode fazer o bolo em uma forma média tradicional, usando essa mesma quantidade de ingredientes.

Agora vamos pra cozinha fazer esse cupcake de chocolate delicioso nas férias das crianças?

receita-de-cupcake

Cupcake de chocolate

Rendimento: 20 cupcakes
Tempo de preparo: 25 minutos
Tempo de forno: cerca de 15 a 20 minutos

:: Ingredientes da massa ::
70g ou 9 colheres de sopa de chocolate em pó*
1 1/2 xícara de farinha de trigo, sem fermento
1/2 colher de chá de sal
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de fermento em pó (pó royal)
112g ou 1/2 xícara de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
300g ou 1 1/2 xícara de açúcar refinado
2 ovos grandes, em temperatura ambiente
1/2 xícara de café (uso café coado ou feito com nescafé)
1/2 xícara de leite

* Se você gosta de bolos menos doces, use chocolate 100% cacau. Se prefere mais doce, use chocolate Dois Frades (ou do Padre).

Em uma tigela, misture cacau em pó, farinha, sal, bicarbonato e fermento em pó. Na batedeira ou na mão, usando um batedor de arame, bata a manteiga e o açúcar por 5 minutos, até que vire uma mistura lisa e cremosa. Adicione os ovos, um de cada vez, e misture até incorporar. Se estiver usando a batedeira, pare de bater para limpar as laterais do bowl, caso a mistura não esteja homogênea.

Misture o café com o leite. Jogue a metade da mistura de ingredientes secos na batedeira, depois adicione o café com leite. Bata e acrescente o restante dos ingredientes secos. Bata ou misture com um batedor de arame até incorporar.

Coloque a massa até a metade das forminhas e leve ao forno pré-aquecido a 180° por cerca de 15 minutos ou até que um palito saia limpo do centro do cupcake de chocolate. Deixe esfriar completamente para então colocar a cobertura de ganache.

Caso você queira fazer esse bolo em forma regular, ao invés de cupcake, é só untar a forma e cobrir o fundo com papel vegetal, untando também por cima do papel.

:: Ingredientes da cobertura: ganache de chocolate ::
400 ml de creme de leite*
80g ou 1/4 de xícara de mel
1 1/2 colher de sopa de café solúvel (nescafé ou equivalente)
320g ou 2 xícaras de chocolate amargo picadinho ou em chips
120g ou 1/2 xícara de manteiga sem sal, em temperatura ambiente

* Uso 2 caixinhas de creme de leite leve da Nestlé, é mais prático pois já vem sem soro.

Coloque o chocolate amargo e a manteiga em uma tigela. Reserve.

Leve o creme de leite para ferver com o mel e o café solúvel. Quando atingir a fervura, jogue metade dessa mistura na tigela de chocolate. Misture bem, com um batedor de arame, e acrescente o restante do creme de leite. Mexa até ficar homogêneo. Cubra com filme plástico em contato direto com a ganache e quando estiver em temperatura ambiente, leve para a geladeira por 4h, pelo menos, podendo ficar de um dia para o outro.

Para cobrir o cupcake de chocolate, use um saco de confeitar com bico largo ou então simplesmente coloque a ganache com uma colher e espalhe usando um garfo, para que fique com ranhuras.

cupcake-de-chocolate

Se você gostou dessa receita, veja também esta torta de chocolate.

Fotos: Leticia Bittencourt – Cozinha Vibrante – cupcake de chocolate



Voltar
Letícia

  • Katia Monticelli

    Bom dia!
    Adoro seu Blogger, parabéns pelas receitas e fotos…estou com uma dúvida: está correto o ingrediente bicarbonato de cálcio? não seria de sódio? obrigada e continue nos presenteando com suas receitas maravilhosas!! beijos

    • http://cozinhavibrante.com.br Leticia – Cozinha vibrante

      Oi Katia, tudo bem?
      Obrigada pela correção! É de sódio mesmo rsrs. Vou corrigir o post.
      Bjs,
      Leticia

      • Katia Monticelli

        Tenho uma página no face, sei bem como é se enganar de vez em quando rsrs…Adoro de verdade seus posts, sempre feitos com muito capricho, já reproduzi receita sua lá na minha página, sopa de cebola…muito bommmm!! Se quiser conhecer passa lá! Um banquinho e um fogão
        beijoss