Alimentos que ajudam a dormir


Alimentos que ajudam a dormir

Quais são os alimentos que ajudam a dormir? O que comer para evitar insônia? Quais alimentos relaxam? Essas são algumas das dúvidas que irei responder hoje aqui.

Em primeiro lugar, é importante entender que para que para ter sono de qualidade é necessário ter um hábito geral saudável, realizar refeições fracionadas e balanceadas ao longo de todo o dia. Um dia alimentar com baixa qualidade nutricional influencia diretamente a qualidade do seu sono. 

Depois disso podemos pensar em alimentos específicos que podem atrapalhar ou ajudar a qualidade do sono. Por exemplo, consumir bebidas estimulantes como café e mate em quantidades exageradas ao longo do dia interfere bastante, assim como o consumo excessivo de doces, açúcar e alimentos processados em excesso. Se quer ter um sono tranquilo e reparador evite o excesso desses alimentos. Portanto, não se preocupe somente com a refeição que antecede seu horário de dormir mas sim com todas as outras também.

De qualquer forma, existem sim alimentos que podem ser utilizados na refeição noturna e que podem ajudar a melhorar a qualidade do  sono, propiciando o relaxamento. O melhor é escolher para sua refeição da noite sempre um tipo de folha verde, lembrando que alface tem elevado poder relaxante, todas elas, então é uma boa escolha de folha para noite. Você pode acrescentar também legumes variados como brócolis, couve flor, cenoura, abobrinha, chuchu, chamando a atenção para cenoura que tem poder calmante. Preferir carnes magras e leves como peixe, peito de frango, atum, em quantidades moderadas, pode utilizar o tamanho do palmo da sua mão como molde, lembrando que carnes gordurosas dificultam a digestão, interferindo na liberação dos hormônios do sono e no relaxamento. Incluir também um cereal como quinoa ou arroz integral ou um tipo de grão como grão de bico, e ainda um tubérculo os melhores seriam a batata doce ou inhame. Este cenário de combinação é a opção perfeita para o tal efeito relaxante. Sopas de legumes e legumes quentes junto a proteínas magras também ajudam a relaxar. Outros tipos de alimentos que podem fazer parte dessa refeição e que trazem efeito relaxante: aspargos, mirtilo, banana, abacate, nozes, ovos, tofu, espinafre, aveia e semente de gergelim. E para fechar a noite, um chá relaxante onde pode-se misturar ervas como camomila, melissa, passiflora e capim limão. E então, tenha uma boa noite!

Você curte os artigos da Débora? Ela é nutricionista funcional e tem uma Clínica de Nutrição. Para saber como funciona ou para agendar consulta entre em contato pelo número: (43) 9930 5770 ou pelo email ds.nutricionista@hotmail.com

Foto: Cozinha vibrante



Voltar
Letícia