Receita de sopa temperada de lentilha vermelha com cebolas crocantes

sopa-de-lentilha

Gosto de sopa de tudo quanto há e estou sempre aberta a provar novos sabores. Outro dia testei e adaptei essa receita do livro Favourite Recipes 1, 2 & 3 da Books for Cooks e amamos o resultado: uma sopa de lentilha deliciosa, diferentona e meio árabe.

Sopa temperada de lentilha coral e cebolas crocantes

Para a sopa:
2 colheres de sopa de óleo vegetal
1 cebola picada em pedaços pequenos
2 dentes de alho amassados ou picados em pedaços mínimos
2 colheres de chá de cominho
175 g ou 1 xícara de lentilha coral*
1 folha de louro
1 colher de chá de orégano seco
2 colheres de chá de curcuma ou açafrão da terra
2 colheres de sopa de massa de tomate
1 litro ou 4 xícaras de água quente com caldo de legumes ou carne (fiz com legumes)
5 colheres de sopa de salsinha ou coentro (fiz com salsinha)
sal e pimenta do reino
suco de 1/2 limão de preferência siciliano

* Caso não encontre a lentilha coral, substitua pela verde, mais fácil de achar.

Para as cebolas crocantes:
2 colheres de sopa de óleo vegetal
1 cebola em fatias finas
2 dentes de alho em pedaços mínimos

4 colheres de sopa de creme de leite, de preferência, fresco

Preparo da sopa:
Esquente o óleo numa panela grande em fogo médio. Adicione a cebola e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 5 minutos. Coloque o alho e o cominho e cozinhe por aproximadamente 2 minutos ou até que as cebolas fiquem com um cheiro bem temperado. Adicione lentilha, louro, orégano, curcuma e massa de tomate, misture bem e então acrescente a água quente com o caldo de legumes ou carne. Deixe cozinhar por aproximadamente 40 minutos e ou até que as lentilhas tenham quase “derretido”, misturando de vez em quando. Se for preciso, acrescente mais água quente ao longo do cozimento. Tempere com sal durante o cozimento e com a pimenta do reino, no final.

Preparo da cebola:
Enquanto a sopa estiver cozinhando, faça as cebolas crocantes. Esquente o óleo em fogo médio numa panela anti-aderente. Acrescente a cebola e cozinhe, mexendo, até que ela esteja bem macia e quase marrom, por aproximadamente 15 minutos. Não acelere esse processo, o fogo médio e o tempo de cozimento são chaves para a cebola ficar saborosa e quase crocante. Acrescente o alho e cozinhe por aproximadamente mais 5 minutos.

Na hora de servir, coloque a salsinha ou o coentro e o suco de limão na panela e misture bem. Acrescente o creme de leite e a cebola diretamente em cada prato.

No meu caso, como guardei uma parte da sopa de lentilha para o dia seguinte, coloquei o limão diretamente em cada prato e misturei.

Pesquisei na internet sobre a disponibilidade de lentilha coral à venda no Brasil e felizmente, ela existe em supermercados e casas de produtos naturais.

Fiz duas receitas, por isso não leve a sério as quantidades mostradas nas fotos.

A Débora falou super bem de curcuma ou açafrão da terra neste post aqui: curcuma ou açafrão da terra, um ingrediente de ouro.

Fotos: Cozinha vibrante

  1. Rs, minha irmã também era que nem você.
    Também sou a louca da cebola e do alho. Quando você vier aqui, repare a variedade de alhos nas feiras. Os dois grandões, branco e roxo, são de comer ajoelhado. São muito menos fortes que o alho padrão, não consigo explicar direito, mas são muito mais gostosos.
    Acabamos de jantar uma salada morna de tomates (adaptada do livro Panelinha) com as cebolas da foto do Instagram em cima. Ficou booom!

  2. Isabela Discacciati disse:

    Nossa! Eu também AMO sopa. Deu vontade, mas vou ter que esperar ainda…ta muuuuuito calor.
    Bjos

  3. BEATRIZ MACHADO BITTENCOURT GUZELLA disse:

    NOSSA, PARECE UMA DELÍCIA…
    BEIJOS

  4. […] disfunçoes digestivas. É possível fazer várias receitas com ela e uma delas é essa deliciosa sopa de lentilhas com um tempero diferente e […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[instagram-feed]