Qual o melhor horário para comer doce?

melhor-horario-para-comer-doce

Qual melhor horario para comer doce? A vontade de um doce às vezes aparece sem ser chamada e aí se você é aquela pessoa que se preocupa com o peso ou está de dieta fica com a pulga atrás da orelha se um simples docinho irá atrapalhar seu peso. Não somente isso, mas consumo de doce também modifica as funções metabólicas pois altera a quantidade de hormônios dentro do seu corpo e de acordo com a frequência, quantidade e horário que você come o doce, isso pode te prejudicar mais ou menos.

A questão é que o açúcar faz aumentar a insulina no sangue que faz acontecer um maior armazenamento de gordura nas células. Se os níveis de insulina permanecerem altos no sangue é fato que você terá maior facilidade de formar gordura e maior facilidade de desenvolver diabetes no futuro.

Sendo sim, nós nutricionistas chegamos à conclusão de que o doce ingerido após uma refeição principal que contenha proteína (carnes, peixe, frango, ovos) e fibras (salada e legumes) seria o melhor horário de consumo de um docinho em quantidade moderada. Dessa forma, este açúcar terá sua digestão misturada às fibras e proteínas dos alimentos do almoço. Essa ação evita também os picos de glicose e de insulina evitando assim este problema citado acima.

Comer um docinho depois do almoço tem outra vantagem: como já estamos de estômago cheio, a quantidade ingerida tende a ser menor. Essas estripulias devem ser sempre com muita moderação para manter a saúde o corpo adequados.

O que deve ser evitado é o consumo de doces em jejum. A ingestão isolada faz com que o organismo sofra com os tais picos de glicose e de insulina explicados anteriormente. E é esse aumento repentino e frequente já está ligado principalmente a problemas mais sérios, como obesidade e diabetes. Se isso for um hábito diário e, pior, mais de uma vez ao dia, você com certeza está prejudicando sua saúde.

Débora Sorgi – Nutricionista Funcional
Você curte os posts da Débora e quer melhorar seus hábitos alimentares? Ela é nutricionista funcional, atende no Rio de Janeiro e também atende moradores de outras cidades. Para saber como funciona ou para agendar consulta entre em contato pelos números: (21) 8330 5775 ou (21) 2484 5028 ou pelo email ds.nutricionista@hotmail.com

Foto: Cozinha vibrante

  1. Maria Sônia disse:

    Sempre que estiver com vontade, acertei? Rssss! Brincadeira, realmente o doce é necessário, mas, temos que ficar de olho para não exagerar. Eu particularmente, não costumo comer doces após as refeições, para mim, dificulta muito a digestão, por isso costumo ingerir doces nas horas dos lanches. Mas como cada organismo funciona de forma diferente, quem sabe, para outras pessoas seja o contrário, né? http://mariamestrecuca.wordpress.com/ Abs, Maria Sônia.

  2. Jussara Tuma. disse:

    MUITO amor por pão de queijo! Minha “comida” preferida da vida!!! A minha também é “receita de mãe”, muito parecida, mas com a “desvantagem” das medidas no olho!

  3. Jussara Tuma. disse:

    Nossa!!! Comentários trocados!!! O daqui era…
    Depois que a gente aprende a parar de “substituir” refeições por doces, a vida muda!!! Como eu já fiz isso na vida!! Shame on me!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *