Meus dois endereços preferidos de sanduíche falafel em Paris


Primeiro, vamos começar com o que é o falafel: um sanduíche do Oriente Médio feito no pão pita macio, recheado com bolinhas de grão de bico fritas e bem temperadas, legumes crus como repolhos branco e roxo, pepino, cebola, tomate, homus (pasta de grão de bico) e tahine (pasta de gergelim). Particularmente, amo falafel e apesar das bolinhas fritas, acho um sanduíche gostosíssimo e saudável em função do pão pita, dos legumes e dos molhos também leves. Além disso, é vegetariano.

O bairro do Marais em Paris tem algumas ruas de comércio judaico que são uma festa só: cheias de casas de falafel, padarias árabes, entre outros. A principal delas é a Rue des Rosiers, entre a Rue Vieille du Temple e a Rue de Turenne e seus arredores.

Nesse buxixo fica o L’As du fallafel, a mais lotada e famosa casa de falafel de Paris. Nem precisaria te mostrar a foto da fachada, pois se eu te dissesse que é onde tem a maior fila, você já reconheceria. Mas por segurança, deixo aqui: 

falafel-em-paris

Sempre achei o falafel deles delicioso, mas um pensamento me rondava: “será que não existe outro igualmente gostoso e com menos alho?”. É que o deles tem esse problema, do tipo que 24 horas depois você ainda sente o cheio do alho no seu corpo. É horrível, olha a intimidade, rs.

Foi então que um amigo meu descobriu o super familiar restaurante Pitzman ali pertinho, que tem um falafel parecidíssimo com o do L’As, porém com bem menos alho, ou seja, a perfeição. Para melhorar, o Pitzman é menos lotado e tem atendimento melhor que o do L’As du fallafel.

O engraçado é que apesar de o falafel custar €7,50 no cardápio, já paguei três preços diferentes por ele. Acho que a conta varia de acordo com o humor do garçom!

Sei que falafel é comida israelense e não francesa, então como turista talvez você esteja se recusando a ir lá, mas ó, comer um falafel no Marais, além de ser uma experiência gastronômica e tanto, é um programa bem parisiense, viu? Porque o bairro é judeu e é um dos mais balados de Paris, super boêmio, jovem, cool e cheio de vida. Melhor ainda é que ele é um dos poucos bairros da cidade onde o comércio fica aberto aos domingos. Nesse post passeio a pé pelo Marais dei dicas de passeios e outros restaurantes no bairro.

Além de falafel, esses restaurantes têm também outros tipos de comida israelense, a maioria no estilo fast food barato; até pizza tem no Pitzman e um amigo meu que é cozinheiro já provou e gostou.

Pitzman, perto da Place des Vosges, 4o. arrondissement
8 Rue Pavée
Metrô: Saint Paul (linha 1)
Horário de funcionamento: domingo a quinta de 9h às 23:30h, sexta de 9h às 12h
Tel: +33 (0)1 42 71 17 17
não tem site 

L’As du Fallafel, 4o. arrondissement
32-34 Rue des Rosiers
Metrô: Saint Paul (linha 1)
Horário de funcionamento: domingo a quinta de 12h às 0h, sexta de 12h às 15h
Tel: +(0)1 48 87 63 60
não tem site

Fotos: Cozinha vibrante

  1. […] Pitzman e L’As du Fallafel: onde você vai comer o melhor fallafel – um sanduíche árabe vegetariano no pão pita – da cidade, de verdade! Leia mais sobre eles aqui no All We Need is Food. […]

  2. […] Falafel do Pitzman, no Marais. Um sanduíche no pão pita macio, recheado com bolinhas de grão de bico fritas e bem […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[instagram-feed]