Micronutrientes: entenda por que você precisa deles


Você já parou para pensar se está consumindo todas as vitaminas, minerais e compostos bioativos que precisa? A grande maioria das pessoas se preocupa com o consumo de calorias, de carboidrato, de gordura e de proteína e nem sequer pensa neste grupo tão importante para o corpo chamados de micronutrientes. 

Apesar dos micronutrientes serem necessários em quantidades menores que os macronutrientes (proteínas, gorduras e carboidratos), não deixam de ser de extrema importância para a boa nutrição. São eles que ajudam o corpo a funcionar adequadamente, realizando tudo de forma organizada e correta além de fazerem parte dos tecidos corporais.

As principais fontes de micronutrientes são as frutas, verduras, legumes, leite e derivados, carnes magras, peixes, ovos e cereais integrais, e quanto mais fresco, maior a presença deles. A correria do dia muitas vezes impede que tenhamos uma alimentação com essas características. Outro fator importante é que o estresse, poluição, consumo de álcool e fumo fazem com que ocorra um aumento das necessidades diárias desses nutrientes. Assim, nunca é demais repetir que a saúde e o bem estar podem ser conquistados e preservados com uma alimentação completa, organizada, fresca, variada e colorida.

A nutrição funcional, ramo da nutrição a qual me dedico, foca grande parte do conhecimento na ação direta dos micronutrientes no organismo relacionando-os a toda qualidade de funcionamento orgânico, prevenção de doenças e envelhecimento e no que a deficiência desses compostos causam ao nosso corpo.

Você sabia que vontade de comer doces pode ser controlada por adequação de micronutrientes no organismo; e que celulite, estrias, rugas também podem ser prevenidas pelo consumo correto desses nutrientes; que podemos tratar uma patologia utilizando micronutrientes ao invés de medicamentos?

Existem cada vez mais estudos focados nesta área. Eu como nutricionista defendo intensamente em primeiro plano a adequação nutricional do organismo de meus clientes. Quando nutrimos corretamente o organismo tudo funciona melhor pois tudo dentro do nosso corpo seja, batimento cardíaco, contração muscular, hormônios, e até sensações, são controladas por micronutrientes.

Portanto, lembre-se que mais importante do que calorias, é a qualidade geral que um alimento tem de lhe proporcionar variedade em micronutrientes. E comida saudável e fresca é a verdadeira comida que irá nutrir seu corpo de verdade. Busque isso no seu  dia!

Débora Sorgi – Nutricionista Funcional

Foto: Cozinha vibrante

  1. BEATRIZ MACHADO BITTENCOURT GUZELLA disse:

    Bacana Débora!!! É sempre bom aprender mais…
    Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *