Dicas completas para harmonização de vinho e comida

harmonização-vinho-comida

Não, hoje eu não vou falar sobre a história do champagne de novo e nem sou patrocinada pela Veuve Clicquot – quem me dera! Quero mesmo é mostrar o quadro abaixo com sugestões de harmonização de vinho com vários tipos de comida, incluindo os nomes das uvas que fazem a melhor combinação, e detalhar as uvas que harmonizam melhor com bacalhau, já que a Páscoa está aí. 

Com bacalhau, as brancas Pinot Blanc, Pinot Gris e Sauvignon Blanc são quase unânimes. Porém, os mais ousados também gostam de harmonizá-lo com os tintos mais suaves, e nesse caso, as uvas Grenache, Syrah, Cinsault e as Pinot Noir mais suaves são as mais recomendadas. Se você quiser um tinto português, então o melhor seria um blend com presenças marcantes de Aragonez (Tempranillo na Espanha) e Trincadeira.

Dê um duplo clique no quadro caso queira vê-lo maior. A tradução está logo abaixo da imagem:

Harmonização de vinho com comida:

Vinho branco seco harmoniza com vegetais, vegetais assados ou grelhados e peixe. Aqui entram vinho branco de mesa e uvas como Sauvignon Blanc, Grüner Veltliner, Pinot Grigio e Albariño.

Vinho branco doce harmoniza com queijos macios, queijos duros, embutidos e sobremesa. O vinho branco doce compreende uvas como Gewürztraminer, Müller-Thurgau, Malvasia, Moscato e Riesling.

Vinho branco encorpado harmoniza com queijos macios, pães e massas, peixes, frutos do mar, frango (carne branca). Aqui entram uvas como Chardonnay, Roussanne, Marsanne e Viognier.

Espumante como cava, prosecco e champagne harmonizam com vegetais, queijos macios, queijos duros, pães e massas, peixes.

Vinho tinto leve harmoniza com vegetais assados ou grelhados, pães e massas, frutos do mar, carne branca e embutidos. Aqui entram uvas como Saint Laurent, Pinot Noir, Zweigelt, Gamay.

Vinho tinto médio harmoniza com vegetais assados ou grelhados, queijos duros, pães e massas, carne branca, carne vermelha e embutidos. Aqui entram vinho tinto de mesa e vinhos com uvas como Tempranillo, Sangiovese, Zinfandel, Grenache e Merlot.

Vinho tinto encorpado harmoniza com queijos duros, pães e massas, carne vermelha e embutidos. São vinhos com uvas como Cabernet Sauvignon, Monastrell, Aglianico, Malbec e Syrah.

Vinho de sobremesa harmoniza com queijos macios, pães e massas, embutidos e sobremesas. São vinhos de colheita tardia, vinho de gelo, Sherry e vinho do Porto.

Comidas difíceis de harmonizar com vinho: aspargos, vagem, alcachofra, couve de Bruxelas e chocolate.

Foto: Cozinha vibrante

Quadro: 5 Tips to Perfect Food and Wine Pairings no Wine Folly

  1. Cássia disse:

    Adorei!!!!!!!

  2. Jussara Tuma. disse:

    Adorei!! Vou imprimir pra ter um desses na minha cozinha (ou na adega!!!)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *