Vocês se lembram do melhor hambúrguer da minha vida, aquele que eu sempre comia do Le Camion qui fume, o primeiro food truck de Paris? Criei uma receita de hamburguer caseiro parecida com a dele, com algumas pequenas modificações para ficar mais no meu estilo. Como disseram os meus convidados, “esse hambúrguer, está indecente de tão bom, igual de lanchonete top, o melhor hambúrguer da minha vida”. Fiquei toda boba, óbvio. Agora vou passar a receita e todos os segredos para vocês fazerem e ficarem orgulhosos também.
Normalmente, bife de hambúrguer de lanchonete tem de 20 a 30% de gordura. O chef mistura, por exemplo, fraldinha com a gordura de boi para que o bife fique apaixonante. Acho que em hambúrguer caseiro a gente pode eliminar a gordura sem prejudicar a qualidade do sanduíche. Fiz com 100% fraldinha e ficou suculento e delicioso! Com a gordura teria ficado melhor? Claro, mas optei por fazer uma versão mais leve.
E, se comparando com o Le Camion qui fume, acrescentei tomate, rúcula e troquei a maionese por mostarda Dijon para acrescentar um pouco de picância na receita.
No Joël Robuchon eu fazia um mini burguer com foie gras que era uma coisinha de louco de tão boa, um típico hambúrguer gourmet . Foi lá que aprendi que quanto mais simples o bife de hambúrguer, melhor. Te explico: tem receitas que acrescentam clara de ovo e/ou farinha de rosca no hambúrguer. Isso só é feito para ajudar a dar liga no bife, evitando que ele quebre ou se despedace na frigideira. Pois é, mas se você fizer a técnica que te ensino a seguir de tirar o ar do bife, ele vai ficar inteirinho e muito, muito mais saboroso. Afinal, você quer sentir o sabor do bife e não de clara de ovo ou farinha de rosca, certo?
Receita de hamburguer caseiro
Rendimento: 4 hambúrgueres grandes
Tempo de preparo: 1:15h
600g de fraldinha moída só uma vez
4 pães de hambúrguer*
4 fatias de queijo prato, suíço ou outro de sua preferência
150g de queijo gorgonzola
4 cebolas médias
1 colher de sopa rasa de açúcar (de preferência mascavo)
1/4 xícara de vinho branco seco ou vinho do Porto tinto
sal a gosto
2 tomates italianos em rodelas
algumas folhas de rúcula
molho barbecue
mostarda Dijon
manteiga, azeite ou óleo e sal a gosto
*Usei pão de hambúrguer integral da Wickbold que é gostosinho, mas um pouco doce. Queria um pão bem gostoso de padaria, mas era feriado e por isso não consegui.
Coloque uma folha de papel manteiga sobre uma assadeira.
Faça um bolinho redondo de carne e “esprema” o bife com uma palma da mão contra a outra. Faça isso algumas vezes até sentir que o bife está bem espremido, sem ar. Quando você espreme, até ouve o barulhinho do ar saindo. Molde as laterais para que o bife fique redondo e coloque-o sobre a assadeira. Finalize achatando bem o bife para que ele fique todo da mesma altura e sem ar. Se você tiver uma forma redonda vazada, use-a para moldar com perfeição e também achate bem o bife com as pontas dos dedos antes de retirar a forma.
Deixe os bifes na assadeira e cubra-os com uma folha de papel manteiga. Cubra a assadeira com filme plástico e mantenha na geladeira.
Fatie as cebolas finas. Esquente uma frigideira grande, acrescente óleo ou azeite e coloque as cebolas. Depois de 5 minutos, adicione o vinho e quando ele evaporar, o açúcar. Se usar vinho do Porto, use menos açúcar pois o vinho já é doce. Coloque sal apenas para realçar o sabor, mas a idéia é que a cebola fique um pouco doce. Mantenha a panela em fogo médio e mexa de vez em quando até a cebola caramelizar, de cor dourada-marrom. Se quiser, no final, acrescente uma colher de sopa de manteiga. A caramelização leva de 20 a 30 minutos se usar uma frigideira grande. Retire a cebola da frigideira.
Na mesma frigideira da cebola, toste as metades dos pães com manteiga. Depois que tirar da frigideira, passe mostarda Dijon na metade de cima e molho barbecue na metade de baixo de cada “jogo”. Capriche pois eles aportam muito sabor, rs. Reserve.
Coloque o queijo gorgonzola picadinho em uma tigela e leve-a ao microondas por 20 a 30 segundos, até que o queijo esteja pastoso, levemente derretido.
Se preciso, passe um papel toalha na frigideira para limpá-la um pouco. Tempere os bifes com sal e pimenta do reino e leve-os à frigideira quente com um fio de azeite e uma colher de sopa de manteiga. Sele até criar uma leve crosta escura. Assim que virar o bife para selar o outro lado, tempere com sal e pimenta e coloque a fatia de queijo prato e o gorgonzola pastoso sobre o bife. Tampe a frigideira. O próprio calor da panela irá derreter os queijos.
Retire da frigideira e deixe os bifes descansando por 3 minutos, de preferência sobre uma gradinha, mas caso não tenha, use a assadeira. Isso faz com que o bife não perca suculência e que o “suco” dele se firme e não molho o pão.
Monte o hambúrguer com tomate, cebola caramelizada, rúcula e o bife com queijo derretido.
Capriche na foto e me marque nas redes sociais para compartilhar o seu “hambúrguer igual de hamburgueria top” comigo!
Fotos: Cozinha vibrante
Só de ler a receita deu uma vontade enorme de comer!!!! Hmmmmm….
AIAIAI… A LISTA DE COISAS QUE QUERO COMER QUANDO FOR AÍ VAI FICAR GRANNNNNNNDE!!!! ME AGUARDE!
Vou fazer esse fim de semana 😉 obrigado!
Oba!
Caramba… parece maravilhoso!