Glúten faz mal?
15 maio 2013
Você já deve em algum momento ter ouvido por aí que glúten faz mal para saúde, que glúten engorda ou que devemos evitá-lo. Pretendo aqui esclarecer um pouco mais sobre este componente que vem gerando polêmica. O Glúten faz ou não mal para saúde?
O glúten é uma proteína complexa de difícil digestão, portanto é comum encontrar pessoas com graus diferenciados de intolerância. Falo de uma intolerância diferente da presente em um celíaco (neste caso a origem é por doença auto imune e a intolerância gera sintoma imediato). A intolerância ao glúten a qual me refiro é a dificuldade que um organismo tem para digerir esta proteína e o resultado que esta má digestão irá causar à saúde. Ela acarreta em diversos sintomas que variam em cada organismo. Alguns sintomas já observados e relacionados à presença de glúten em excesso são obesidade, problemas de pele, candidíase, constipação intestinal, dermatites, acne, celulite.
Os sintomas surgem em consequência de um quadro inflamatório que é gerado a partir da substancia má digerida no intestino respondendo de diferentes formas de acordo com o perfil genético de cada organismo. Considera-se pessoas mais sensíveis e pessoas menos sensíveis e isso é que vai dar ou não a presença de sintomas mais intensos ou menos intensos. Para poder identificar é preciso fazer uma avaliação nutricional e um rastreamento metabólico junto a um nutricionista funcional.
O glúten está presente no trigo, aveia, centeio e cevada e todos os seus derivados. Constata-se que o excesso no consumo é que leva a origem dos sintomas. Deve-se consumir com moderação. De qualquer forma pessoas muito sensíveis vivem bem melhor sem ele.
Hoje são duas as estratégias de indicação quanto ao consumo de alimentos fonte de glúten: Controle e moderação ou Restrição total. É fato que o excesso deste componente no organismo gera problemas a longo prazo.
Entretanto para muitos é complicado viver sem ele pois está presente em grande parte dos alimentos, neste caso deve-se moderar. Não estamos falando de proibir, apenas de moderar a quantidade. E isso é muito válido para saúde e bem estar.
Ao evitar o glúten proporcionamos uma melhora geral no funcionamento do corpo, os nutrientes que antes encontravam a barreira inflamatória causada pelo excesso de glúten no intestino passam a ser melhor absorvidos e as funções ficam mais completas. Por isso observamos melhora no intestino, na pele, na energia e até o emagrecimento passa a acontecer mais facilmente em quem está buscando por ele.
Dica básica: Tenha moderação no consumo de glúten.
Débora Sorgi – Nutricionista Funcional
Você curte os posts da Débora e quer melhorar seus hábitos alimentares? Ela é nutricionista funcional, atende no Rio de Janeiro e também atende moradores de outras cidades. Para saber como funciona ou para agendar consulta entre em contato pelos números: (21) 8330 5775 ou (21) 2484 5028 ou pelo email ds.nutricionista@hotmail.com
Foto: Cozinha vibrante
Oi Jussara,
Desculpa a demora na resposta. Meus pais estavam aqui até ontem e agora que estou voltando a colocar a vida em dia.
Antes eu também achava que era só moda e até pensava que fosse frescura das pessoas evitar o glúten, mas depois percebi que estava errada.
Você compra o macarrão de farinha de arroz em supermercado “normal” ou só em casas especializadas?
Muito obrigada. Beijos,
Letícia
[…] (E pra mais informações sobre o glúten, tem esse post aqui, do blog All We Need is Food) […]