Glúten faz mal?

Glúten faz mal?

15 maio 2013

gluten

Você já deve em algum momento ter ouvido por aí que glúten faz mal para saúde, que glúten engorda ou que devemos evitá-lo. Pretendo aqui esclarecer um pouco mais sobre este componente que vem gerando polêmica. O Glúten faz ou não mal para saúde? 

O glúten é uma proteína complexa de difícil digestão, portanto é comum encontrar pessoas com graus diferenciados de intolerância. Falo de uma intolerância diferente da presente em um celíaco (neste caso a origem é por doença auto imune e a intolerância gera sintoma imediato). A intolerância ao glúten a qual me refiro é a dificuldade que um organismo tem para digerir esta proteína e o resultado que esta má digestão irá causar à saúde. Ela acarreta em diversos sintomas que variam em cada organismo. Alguns sintomas já observados e relacionados à presença de glúten em excesso são obesidade, problemas de pele, candidíase, constipação intestinal, dermatites, acne, celulite.

Os sintomas surgem em consequência de um quadro inflamatório que é gerado a partir da substancia má digerida no intestino respondendo de diferentes formas de acordo com o perfil genético de cada organismo. Considera-se pessoas mais sensíveis e pessoas menos sensíveis e isso é que vai dar ou não a presença de sintomas mais intensos ou menos intensos. Para poder identificar é preciso fazer uma avaliação nutricional e um rastreamento metabólico junto a um nutricionista funcional.

O glúten está presente no trigo, aveia, centeio e cevada e todos os seus derivados. Constata-se que o excesso no consumo é que leva a origem dos sintomas. Deve-se consumir com moderação. De qualquer forma pessoas muito sensíveis vivem bem melhor sem ele.

Hoje são duas as estratégias de indicação quanto ao consumo de alimentos fonte de glúten: Controle e moderação ou Restrição total. É fato que o excesso deste componente no organismo gera problemas a longo prazo.

Entretanto para muitos é complicado viver sem ele pois está presente em grande parte dos alimentos, neste caso deve-se moderar. Não estamos falando de proibir, apenas de moderar a quantidade. E isso é muito válido para saúde e bem estar.

Ao evitar o glúten proporcionamos uma melhora geral no funcionamento do corpo, os nutrientes que antes encontravam a barreira inflamatória causada pelo excesso de glúten no intestino passam a ser melhor absorvidos e as funções ficam mais completas. Por isso observamos melhora no intestino, na pele, na energia e até o emagrecimento passa a acontecer mais facilmente em quem está buscando por ele.

Dica básica: Tenha moderação no consumo de glúten.

Débora Sorgi – Nutricionista Funcional

Você curte os posts da Débora e quer melhorar seus hábitos alimentares? Ela é nutricionista funcional, atende no Rio de Janeiro e também atende moradores de outras cidades. Para saber como funciona ou para agendar consulta entre em contato pelos números: (21) 8330 5775 ou (21) 2484 5028  ou pelo email ds.nutricionista@hotmail.com

Foto: Cozinha vibrante

  1. Oi Jussara,
    Desculpa a demora na resposta. Meus pais estavam aqui até ontem e agora que estou voltando a colocar a vida em dia.
    Antes eu também achava que era só moda e até pensava que fosse frescura das pessoas evitar o glúten, mas depois percebi que estava errada.
    Você compra o macarrão de farinha de arroz em supermercado “normal” ou só em casas especializadas?
    Muito obrigada. Beijos,
    Letícia

  2. […] (E pra mais informações sobre o glúten, tem esse post aqui, do blog All We Need is Food) […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *