Como fazer quiabo sequinho e crocante
26 fev 2015
Minha origem não nega. Sou mineira e adoro quiabo. Um quiabinho frito com frango ao molho pardo e arroz branco é uma das melhores comidas da minha vida!
Daí me mudei para São Paulo e descobri que muitos paulistas não gostam ou nunca provaram quiabo. Como pode, gente? Coitadinho do bichinho, tão gostoso… A verdade é que lá em casa a gente foi educada “sem ter o direito de não gostar de comida alguma” e com isso cresci provando de tudo e gostando de quaaaase tudo.
Agora vamos ao truque de como fazer quiabo sem gosma, bem sequinho e crocante, que convence muita gente a gostar do legume.
Primeira maneira – quiabos sequíssimos e crocantes:
Lave e seque bem o quiabo. Secar um a um com um pano de prato é o maior segredo. Elimine as bordas e corte o quiabo ao meio no sentido do comprimento. Coloque em uma assadeira lado a lado, evitando fazer mais de uma camada, e leve ao forno pré-aquecido a 200° até ficar bem cozido, levemente marrom por fora. Leva cerca de 40 minutos a 1h. No final, pode até aumentar o forno para 220° para tostar um pouquinho mais e mais rápido. Assim que tirar do forno, acrescente sal e pimenta do reino.
Segunda maneira – quiabos secos, porém menos que os assados:
No prato do risoto da foto acima, alguns quiabos estão inteiros, assim como na foto abaixo. Eles foram cozidos de outra maneira e o resultado é um quiabo sequinho, mas menos seco que o assado, e claro, sem gosma. Para fazê-lo, lave e seque bem o legume. Elimine as bordas. De preferência, utilize uma panela ou frigideira larga o suficiente para ter apenas uma camada de quiabo.
Esquente a panela, acrescente azeite (e cebola picadinha, caso queira), adicione os quiabos. Em fogo médio-alto, misture e refogue por 2 minutos. Acrescente um pouco de água até 1/3 da altura do legume e misture de vez em quando até a água evaporar. Durante essa etapa, deixe a panela semi-tampada e se preciso, adicione um pouco mais de água até que eles estejam cozidos. No final, destampe a panela, deixe a água evaporar completamente e salgue. Em cerca de 10 a 20 minutos de cozimento eles estarão al dente, o tempo varia com o tamanho da sua panela.
Quando prontos, caso queira, misture um pouco de salsinha picada, acrescente pimenta do reino e acerte o sal.
Para saber as receitas dos acompanhamentos do prato da foto inicial, clique a seguir em carré de cordeiro igual de restaurante e em risoto de abóbora com couve e três queijos.
Foto: Cozinha vibrante
[…] perfeito de três queijos com abóbora e couve e depois teremos o carré de cordeiro e o quiabo sequinho que de tão gostoso até convence algumas pessoas a passar a gostar de quiabo (foi o que aconteceu […]
[…] ← Anterior Próxima → […]
Aeee! Finalmente a receita do meu amado quiabo! Obrigada!!
Oba! Que legal que vocêá j viu! Ía te marcar no Instagram pq me lembrava que você tinha pedido a receita. Me conta depois como ficou o seu, por favor. Bjs
fiz o quiabo na panela ao dente, ficou incrivel!!
Obrigada pela receita
Oba! 🙂