Bolo salgado simples de salmão e tomate seco
14 set 2015
Esse bolo salgado simples é light, fácil, rápido e não precisa nem de batedeira. A receita de hoje leva salmão e tomate seco, mas outro dia fiz a mesma massa de bolo salgado, porém com linguiça calabresa, tomate seco e pistache. Dá para variar o recheio a cada vez que você fizer o bolo e, o melhor, usar o que estiver sobrando na geladeira. Assim você faz uma receita gostosa e evita o desperdício de comida!
Ah! Ele é um bolo light, pois não leva manteiga e nem óleo e, ainda por cima, tem pouca farinha. Dos bolos lights que já experimentei, esse é o meu preferido. Esse recheio, então, é pouco calórico e ainda tem a proteína magra e todos os nutrientes do salmão.
Então, agora vocês já sabem: quando quiserem fazer uma receita de lanche light, é só correr para a cozinha e fazer esse bolo!
Bolo salgado simples de salmão e tomate seco
Rendimento: um bolo retangular pequeno de 24 cm com cerca de 10 pedaços* (forma inglesa)
Tempo de preparo: 30 minutos
Tempo de forno: aproximadamente 45 minutos
* Se usar forma redonda com furo no meio, dobre a receita.
100g de farinha de trigo
50g de farinha de amêndoas ou de castanha de caju* (ou substitua por farinha de trigo)
1 colher de sopa de fermento em pó (pó royal)
3/4 colher de chá de sal
3 ovos grandes à temperatura ambiente
150g ou quase 1 embalagem de iogurte natural
1/2 colher de chá de molho de pimenta tabasco (ou mais se gostar de uma pimentinha)
150g de salmão cru picadinho, sem pele
8 fatias de tomates secos picadinhos
algumas uvas passas (opcional)
um pouco de pistache sem casca ou castanha de caju picadinha (opcional)
um pouco de queijo de cabra ou gorgonzola picadinho (opcional)
um pouco de salsinha e/ou cebolinha picadinha (opcional)
manteiga para untar a forma
* Veja como fazer farinha de amêndoas:
Bata lâminas de amêndoas no processador até virar uma farinha. Se quiser usar amêndoa inteira com casca, faça da seguinte forma: coloque água para ferver em uma panela. Quando fervente, jogue as amêndoas e deixe por 3 minutos. Escorra e descasque-as pressionando-as entre os dedos, a casca sai com facilidade. Seque as amêndoas em uma frigideira antiaderente em fogo baixo por aproximadamente 10 minutos, tirando antes que elas comecem a escurecer. Leve-as ao processador ou liqüidificador para serem completamente trituradas. Elas estarão prontas quando tiverem virado uma farinha grossa. Deixe esfriar antes de usar na receita.
Para fazer farinha de castanha de caju, basta triturar a castanha no processador.
Pré-aqueça o forno a 190°.
Tempere o salmão picadinho com sal, pimenta do reino e, se quiser, um pouquinho de mostarda Dijon.
Não precisa de batedeira, esse bolo pode ser feito só com tigela e batedor de arame e/ou colher de pau ou silicone. Em uma tigela pequena, peneire a(s) farinha(s) juntamente com o sal e o fermento. Reserve.
Em outra tigela, misture os ovos ao iogurte e ao tabasco. Acrescente a mistura de farinha e misture até quase incorporar completamente. Adicione o restante dos ingredientes e misture até incorporar. Não misture excessivamente pois isso ativa o glúten da farinha e deixa o bolo duro.
Coloque a massa na forma untada com manteiga. O ideal é que a massa ocupe 3/4 da altura da forma, já que ela vai crescer quando assada.
Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 45 minutos ou até que o bolo esteja dourado e o centro dele esteja cozido (toque com o dedo e o bolo deve estar macio, mas não deve ficar resquício de massa no seu dedo).
Retire do forno e depois de 10 a 15 minutos, remova o bolo da forma e deixe-o descansar sobre uma gradinha.
Às vezes quando eu faço esse bolo salgado, congelo a metade. Embalo fatias grossas com filme plástico e vou descongelando à medida que quero.
Fotos: Cozinha Vibrante
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário