Bolo salgado com linguiça calabresa
02 jun 2014
Uma receita prática e fácil de bolo salgado simples, bem temperado e riquíssimo em recheio. Um ótimo aperitivo para acompanhar os jogo do Brasil na Copa, vai bem com cerveja e até com vinho tinto!
Receita de bolo salgado simples
Rendimento: um bolo retangular de 24 cm com cerca de 12 porções*
Tempo de preparo: 30 minutos
Tempo de forno: aproximadamente 45 minutos
* Se for usar forma redonda com furo no meio, sugiro fazer duas receitas.
150g ou 1 1/4 xícara de farinha de trigo*
1 colher de sopa de fermento em pó (pó royal)
3/4 colher de chá de sal
3 ovos grandes à temperatura ambiente
150g ou quase 2/3 xícara de iogurte integral
1/2 colher de chá de molho de pimenta tabasco (ou mais se gostar de uma pimentinha)
80g de chorizo ou linguiça calabresa sem pele
10 tomates secos
1/4 xícara de uvas passas
50g ou 1/2 xícara de pistaches sem casca e sem sal**
1/4 xícara de salsinha picada
1/4 xícara de cebolinha picada
manteiga para untar a forma
30g ou 1/5 xícara de queijo parmesão ralado ou gergelim
* Se você tiver facilidade para encontrar farinha de amêndoas ou quiser fazer a sua própria, pode usar 100g de farinha de trigo comum e 50g de farinha de amêndoas. Como fazê-la? Triture amêndoas sem casca no processador ou se estiver usando amêndoa com casca, leia a seguir:
Coloque água para ferver em uma panela. Quando fervente, jogue as amêndoas e deixe por 3 minutos. Escorra e descasque-as pressionando-as entre os dedos, a casca sai com facilidade. Seque as amêndoas em uma frigideira antiaderente em fogo baixo por aproximadamente 10 minutos, tirando antes que elas comecem a escurecer. Leve-as ao processador ou liqüidificador para serem completamente trituradas. Elas estarão prontas quando tiverem virado uma farinha grossa. Deixe esfriar antes de usar na receita.
** O pistache pode ser substituído por castanha de caju ou outra oleaginosa, se você preferir.
Pré-aqueça o forno a 180°.
Pique a linguiça, o tomate seco, as uvas passas, o pistache, a salsinha e a cebolinha em pedaços pequenos.
Em uma tigela pequena, peneire a(s) farinha(s) juntamente com o sal e o fermento. Reserve.
Em outra tigela, misture os ovos ao iogurte e ao tabasco. Adicione a mistura de farinha e misture até quase incorporar completamente. Adicione linguiça, tomate seco, uva passa, pistache, salsinha e cebolinha e misture até incorporar. Não misture excessivamente pois isso ativa o glúten da farinha e deixa o bolo duro.
Unte uma forma com manteiga e sobre ela, jogue o parmesão ralado ou o gergelim. Bata a forma para que ele espalhe bem e o excesso seja removido.
Despeje a massa sobre a forma e polvilhe por cima o restante de parmesão ralado ou gergelim. O ideal é que a massa ocupe 3/4 da altura da forma, já que ela vai crescer quando assada.
Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 45 minutos ou até que o centro do bolo salgado esteja cozido (toque com o dedo e o bolo deve estar macio, mas não deve sobrar resquício de massa no seu dedo).
Retire do forno e depois de 10 a 15 minutos, remova ele da forma e deixe-o descansar sobre uma gradinha.
Quando eu faço esse bolo salgado, costumo congelar a metade. Embalo fatias grossas com filme plástico e vou descongelando à medida que quero.
Fotos: Cozinha vibrante
Hummmm que delícia! Com uma linguicinha tudo fica mais gostoso não, é mesmo! Abraço!
E como fica, Maria Sônia!
Hum!!Vou fazer!!!!
🙂 Depois me conta como ficou, por favor. Obrigada
Parece delicioso!….. Vou fazer….
Oba! Faz e depois me conta, por favor.
Le, essa receita rende um bolo? É porque estou pensando em fazer em uma forma de buraco no meio, será que dobro a receita. O que acha? Beijos
Oi Gi,
Rende um bolo pequeno retangular de 22 cm com cerca de 12 porções. Se você for fazerem forma com buraco no meio, é melhor fazer 1,5 vezes a receita.
Beijos,
Le
Muito boa a receita do bolo de linguiça . Parabéns
Que bom que gostou, Carlos! Obrigada.
Olá. Conheci seu blog ontem. E hoje mesmo já fiz essa receita. Adorei! Eu e meu namorado devoramos quase o bolo inteiro. Segui a sua recomendação: 100 g de farinha e 50 g de farinha de amêndoas. Na próxima, penso em utilizar apenas a de amêndoas. Recomenda? No final de semana, vou tentar o pão de banana – depois volto aqui. Keep inspiring us. Love from NYC 😉
Oi Lourenço,
Que legal saber disso! Adoro quando alguém faz alguma receita e vem me contar, ainda mais sabendo que vocês adoraram tanto!
Nunca fiz ele só com a farinha de amêndoas porque acho que a farinha de trigo ajuda a “dar liga”. Acho que só com a de amêndoas ele vai ficar mais húmido e denso (o que é bom), mas talvez quebre um pouco mais fácil, o que não é um grande problema. Ah, vai ficar um pouquinho menos salgado também, mas isso você pode compensar acrescentando uma pitada a mais na massa.
E o de banana, você fez? Ele é um dos meus queridinhos também, sou viciada!
Obrigada,
Leticia