Azeite de oliva: faz bem ou faz mal?
25 abr 2013
O azeite de oliva é extraído das azeitonas, fruto das oliveiras. Dá para fazer uma coleção dos benefícios já identificados que este alimento traz para saúde.
O nutriente em evidência no azeite é a gordura monoinsaturada, necessária e indispensável ao organismo para manter diversas funções dentro do corpo e é por ai que começam os grandes benefícios oferecidos por ele. Além da gordura monoinsaturada, são encontrados na composição do azeite os polifenóis que são compostos antioxidantes fortíssimos, o famoso grupo dos ômegas ou ácidos graxos essenciais (ômega 3, ômega 7, ômega 9 e ômega 6), além das vitaminas lipossolúveis (A,D, E e K), em especial a vitamina E que está em maior quantidade do que as demais.
Todos esses nutrientes e compostos são responsáveis pelos benefícios do azeite de oliva, dando a ele uma característica medicinal única com grande efeito preventivo na saúde. Cito os mais encontrados:
- Prevenção de arteriosclerose e proteção do coração;
- Proteção do cérebro, previne derrames;
- Prevenção do câncer;
- Efeito protetor do envelhecimento da pele;
- Ação nutritiva para pele, cabelos e unhas;
- Ação na redução das gorduras abdominais;
- Proteção da parede do estômago quanto a agressores externos;
- Auxilia no bom funcionamento do pâncreas;
- Melhora a saúde dos ossos.
Com tantos benefícios é impossível ficar sem ele diariamente na nossa alimentação.
Agora para que fique claro é importante compreender que tipo de azeite utilizar e que características ele deve apresentar para te oferecer tamanhos benefícios à saúde.
No mercado você irá encontrar o Azeite extra virgem, com diversos tipos de acidez, irá encontrar também o Azeite virgem, o Azeite refinado e o Azeite puro.
Qual tipo de azeite é melhor?
Para obter todos os benefícios citados acima busque sempre pelo AZEITE EXTRA VIRGEM, e fique atento ao seu grau de acidez que deve ser menor do que 0,5% (<0.5%). Este tipo de azeite é extraído após a primeira prensagem a frio, portanto é mais puro e quanto menor a acidez, maior é a pureza e a garantia dos bons componentes.
Os demais tipos de azeites são conseguidos a partir da segunda prensagem e acabam não mantendo tamanho grau de pureza e qualidade. São menos concentrados e podem não ser extraídos a frio o que compromete ainda mais a qualidade. Portanto na hora de comprar o seu azeite opte pelo EXTRA VIGEM <0,5% DE ACIDEZ.
Qual a melhor forma de utilizar o azeite extra virgem?
Sempre digo que quanto menos processar os alimentos melhor, pois eles mantêm mais a sua característica original que no caso do azeite é a mais interessante. Portanto utilizar em saladas ou por cima da comida sem aquecer é sem dúvida a melhor forma de utilização. Caso opte por cozinhar com o azeite tudo bem, mas não permita que ele atinja temperaturas muito elevadas.
Débora Sorgi – Nutricionista Funcional
Você curte os posts da Débora e quer melhorar seus hábitos alimentares? Ela é nutricionista funcional, atende no Rio de Janeiro e também atende moradores de outras cidades. Para saber como funciona ou para agendar consulta entre em contato pelos números: (21) 8330 5775 ou (21) 2484 5028 ou pelo email ds.nutricionista@hotmail.com
Foto: Cozinha vibrante
Eu sempre cozinhava com azeite extra virgem, mas li que vale mais a pena cozinhar com azeite virgem pois ele aguenta temperaturas maiores, verdade?
Oi Karina, que dúvida boa, vou perguntar para a Débora. Bjs
Oi Karina, a resposta da Débora:
Olá Karina! Eu desconheço esta informação. Quanto ao azeite de oliva recomendo o extra virgem para qualquer situação! Ele é mais puro e contém mas beneficios! E até onde eu sei é também mais resistente ao calor! Abraço!
olha tudo que é demais sobra, então melhor é optar por legumes e verduras evitar todos e qualquer tipo de gorduras … boa saúde a tods abraços dr. de bosta
Oláa, amei as dicas porque sempre tinha dúvida do que comprar e quanto a acidez permitida para consumo.
Que bom que gostou 🙂
Obrigada
tem problema se acidez for 0,5?
Olá,
Resposta da Débora para você:
O ideal é que seja 0,4 ou menor que isso. Quanto menor a acidez mais puro azeite é. Então se conseguir optar por 0,4 ou menos serão opções mais interessantes quanto aos benefícios.
Obrigada,
Leticia
Eu não sabia dessas qualidades do azeite de oliva extra virgem, obrigada pela informação.
Fico feliz que as informações tenham sido úteis, Terezinha. Obrigada, Leticia
eu sempre gostei de azeite falar a verdade eu como com pão cedo sera que faz mal
nem sabia que tinha tantas qualidade eles uso o galo e um espanhol esqueci o nome