Tartar de salmão simples


Tartar de salmão simples

Tartar de salmão é uma das minhas entradas ou pratos preferidos! E sabe o que é o melhor, além dele ser delicioso? É uma receita simples, fácil e rápida de fazer. É refrescante, tem ar sofisticado e impressiona os convidados, uma ótima opção para quem gosta de comida crua ou pratos frios.

O tartar de salmão é um prato da cozinha francesa e, em francês, escreve-se tartare. Usando o salmão como ingrediente principal, ele segue o mesmo princípio do steak tartare, que utiliza carne bovina crua, picadinha ou moída. No caso do tartar de salmão, não se usa moer o filé do peixe, mas apenas cortá-lo em cubinhos pequenos.

A receita de tartar de salmão é livre, você pode temperá-la da forma que quiser, mas os temperos mais usados normalmente são: cebolinha francesa, cebola roxa, dill (endro), limão, pimentas ou outros condimentos, frutas e legumes.

tartar de salmao

Tartar de salmão simples

Rendimento: 3 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

450g de salmão fresco, sem pele
1/4 a 1/2 cebola roxa picadinha
1 maço de cebolinha francesa picadinha
1/2 pimenta dedo de moça, sem sementes, picadinha
azeite de oliva a gosto
sal e pimenta do reino a gosto
mini agrião ou outra folha de sua preferência
algumas gotas de qualquer limão (opcional)
raspas de 1 limão (opcional)
pimenta rosa amassada (opcional)

Corte o salmão em cubinhos pequenos (de até 1cm de lado). Enquanto corta, coloque-o em uma vasilha em banho maria gelado, ou seja, com água e gelo. Quando terminar de cortar todo o salmão, se precisar de um intervalo até começar a cortar os outros ingredientes, mantenha o peixe nessa vasilha, cubra com filme plástico e leve à geladeira.

Tempere com os ingredientes acima e sirva imediatamente ou guarde na geladeira por algumas horas.  Lembre-se de só temperar com o limão e suas raspas na hora de servir pois a fruta marina o salmão, deixando-o branco.

Se quiser, jogue um pouco de pimenta rosa amassada por cima e acompanhe com mini agrião ou a folha que preferir. Pode servir também com torradinhas, Doritos natural ou Pringles. Ai que delícia!

Já passei uma receita diferente de tartare de salmão há mais de um ano aqui no site, ela leva um molho mais complexo e acompanha legumes picadinhos. É uma receita mais trabalhosa que mistura o tartar que eu fazia no Joël Robuchon com um que fiz na Ferrandi. Hoje em dia tenho priorizado receitas práticas e por isso, acho que a receita de hoje vale mais à pena, é igualmente gostosa e dá muito menos trabalho.

Se você fizer essa receita, vou adorar que me marque na legenda dela no Instagram (@cozinha_vibrante) ou Facebook (Cozinha Vibrante).

As cerâmicas lindas dessas fotos são do Atelier Paula Almeida que fica na Rua Baluarte, 74, Vila Olímpia em São Paulo. Telefone: (11) 3849-2279.

Fotos: Cozinha Vibrante



Voltar
Letícia