Quiche de queijo gruyère e aspargos


Quiche de queijo gruyère e aspargos

Quiche: alguém consegue não gostar dessa maravilha? 

Quiche de queijo gruyére e aspargos

Rendimento: 1 quiche grande – cerca de 10 porções
Tempo de preparo: 40 minutos
Tempo de espera na geladeira: 30 minutos
Tempo de forno: cerca de 1h

Ingredientes da massa:
500g ou quase 4 xícaras de farinha de trigo
260g ou 1 xícara + 2 colheres (sopa) de manteiga fria, em cubinhos
sal a gosto
2 gemas de ovo
água apenas o suficiente para dar liga

Em um processador, bata a farinha com a manteiga e o sal até virar uma farofa. Acrescente as gemas de ovo e processe até incorporar. Acrescente um pouquinho de água (o equivalente a 1 colher de sopa) e bata. Acrescente mais, caso necessário, até a massa atingir uma consistência firme e fácil de abrir.

Polvilhe farinha sobre um filme plástico. Com as mãos e com a ajuda de um rolo de macarrão, faça uma bola achatada com a massa. Envolva a massa com o filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.

Unte uma forma com manteiga.

Polvilhe farinha sobre uma folha de papel vegetal. Com a ajuda de um rolo, abra a massa em cima desse papel e quando ela estiver pouco maior que a forma, vire-a sobre a forma. Caso você tenha dificuldade de fazer dessa maneira, vá colocando a massa aos poucos diretamente na forma e abrindo com os dedos, como se fosse uma “colcha de retalhos”. Com a ajuda do fundo de um copo, nivele a massa na forma.

Agora você tem duas opções: 1) pré-assar a massa (ela fica mais firme e crocante) ou 2) deixar para assá-la juntamente com o recheio (ela tende a descer um pouco na forma e ficar mais úmida). Veja as duas opções a seguir.

Pré-assar a massa: cubra a massa com um filme plástico, deixando sobrar filme nas bordas. Encha o filme com algum grão (feijão, arroz, lentilha, tanto faz) e feche o “saquinho” de filme plástico. Leve para assar em forno pré-aquecido a 200° por 30 minutos. Tire o “saquinho” de grão, despeje o recheio da quiche sobre a massa, polvilhe queijo pecorino por cima, decore com as pontas dos aspargos e volte com a torta para o forno. Deixe por cerca de 30 minutos ou até que a parte de cima esteja dourada.

Abra o “saquinho” e guarde os grãos. Eles ainda são úteis e podem ser cozidos normalmente. 

Assar a massa diretamente com o recheio: leve a forma com a massa ao congelador por 30 minutos. Despeje o recheio descrito a seguir e polvilhe queijo pecorino por cima. Leve a quiche para assar em forno pré-aquecido a 200° por 20 minutos, retire do forno e decore o topo dela com as pontas dos aspargos. Volte com a quiche para o forno até que a parte de cima esteja dourada, por cerca de 40 minutos adicionais.

Caso a massa esteja demorando para dourar, aumente o forno para 220°.

quiche-de-aspargos

Legumes do recheio:
3 cebolas fatiadas
3 colheres (sopa) de manteiga
um fio de azeite
1 colher (sopa) de rapadura ralada ou açúcar
1/2 xícara de vinho branco seco (opcional)
sal e pimenta-do-reino a gosto

Em uma frigideira quente com manteiga e azeite, refogue a cebola com rapadura e uma pitada de sal. Mantenha em fogo médio e mexa de vez em quando. Quando a cebola estiver começando a dourar, acrescente o vinho. Espere a cebola dourar e acrescente a pimenta-do-reino. Reserve.

um maço de aspargos em pedacinhos de 1cm*
2 colheres (sopa) de manteiga
sal a gosto

Refogue o aspargo em uma frigideira quente com manteiga, por cerca de 3 minutos ou até que ele comece a ficar macio. O aspargo não precisa cozinhar completamente pois ele terminará de cozinhar quando a torta estiver no forno.

* Reserve algumas pontas de aspargos maiores para decorar a quiche, como nas fotos. Tem dúvida de como limpar aspargos? Veja aqui em como fazer aspargos.

Recheio cremoso:
3 ovos
400ml de creme de leite sem soro, em temperatura ambiente (uso creme de leite leve que já vem sem soro)
150g de cream cheese, em temperatura ambiente (uma embalagem)
230g ou pouco mais de 2 xícaras de queijo gruyére picadinho (ou substitua por queijo estepe)
1 colher (sopa) de queijo pecorino ralado (opcional)
sal, noz-moscada e pimenta-do-reino a gosto

Com um batedor de arame, misture todos os ingredientes e tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Reserve o queijo pecorino para ser usado na hora da montagem da quiche, polvilhado por cima do recheio.

Quando tirar a quiche do forno, decore-a com folhas de manjericão.

quiche-de-aspargos

Veja também: quiche de queijo gorgonzola e espinafre.

Fotografia gastronômica, food styling e produção de objetos: Leticia Bittencourt – Cozinha Vibrante



Voltar
Letícia