Financier, bolinho de amêndoas molhadinho, denso e crocante


Financier, bolinho de amêndoas molhadinho, denso e crocante

receita-de-financier-de-amêndoas-ou-castanha-de-caju

Depois dessa receita você vai descobrir que fazer financier profissional, tipo de restaurante ou confeitaria, é simples, fácil, rápido, não precisa de batedeira e nem bagunça faz. Perfeito, né? Aprendi a receita de financier na Ferrandi, escola de culinária onde estudei em Paris e te garanto que ela é tradicional e deliciosa.

Você já provou financier? Sabe o que é? Que gosto tem? Se já provou, possivelmente já se apaixonou por ele. Mas se não, sério, te convido a fazer logo essa receita e experimentar. É um bolinho francês feito com farinha de amêndoas, muuuuuuito gostoso, molhadinho, denso por dentro e com uma casquinha melada por fora. Pra vocês terem uma idéia, financier é um dos meus 5 doces preferidos.

Apesar de a receita tradicional ser com farinha de amêndoas, ela também fica deliciosa com farinha de castanha de caju. No dia que tirei as fotos para este post, usei a farinha de castanha. Com ela o bolo fica um pouco mais escuro.

E não se apavore quanto à farinha de amêndoas pois, caso você não a encontre com facilidade para comprar, é fácil fazê-la em casa (veja abaixo).

Quando eu morava em BH, era viciada no financier do Graciliano. E se você conhece o bolinho deles, vai adorar saber que essa receita fica muito parecida.

Já em Paris, meu financier preferido é da confeitaria Hugo & Victor. Se quiser saber outras das minhas preferências parisienses, leia este post sobre as minhas 20 melhores comidas de Paris em 2014. 

Receita de financier

Rendimento: 20 bolinhos pequenos
Tempo de preparo: 20 minutos
Tempo de forno: varia com o tamanho do bolinho, cerca de 10 a 20 minutos

Ingredientes:
1 xícara ou 100g de farinha de amêndoas ou de castanha de caju*
6 colheres de sopa bem cheias ou 50g de farinha de trigo
1 xícara + 2 colheres de sopa ou 150g de açúcar de confeiteiro*
1 pitada de sal
claras de 5 ovos grandes ou 150g de clara de ovo
1/2 xícara + 1 colher de sopa ou 120g de manteiga sem sal
algumas gotas de essência de baunilha

* Compro na Bondinho, uma loja especializada em produtos para confeitaria em SP. A Loja Santo Antônio também tem. Se não me engano elas vendem on-line para todo o Brasil. A farinha também é encontrada em casas de cereais ou lojas de produtos naturais como o Mundo Verde.
O bolinho fica perfeito e mais leve com açúcar de confeiteiro, mas também dá certo com açúcar refinado.

Como fazer farinha de amêndoas ou de castanha de caju:
– Opção mais prática: comprar as amêndoas sem casca (em lâminas ou inteiras) e batê-las no processador até virar uma farinha. No caso da castanha de caju, ela já vem sem casca. Se o seu processador não for muito forte, corte grosseiramente as amêndoas ou castanhas com a faca antes.
– Opção trabalhosa: coloque água para ferver em uma panela. Quando fervente, jogue as amêndoas e deixe por 3 minutos. Escorra e descasque pressionando entre os dedos, a casca sai com facilidade. Seque as amêndoas em uma frigideira antiaderente em fogo baixo por aproximadamente 10 minutos, tirando antes que elas comecem a escurecer. Corte em pedaços e leve ao processador para serem completamente trituradas. Elas estarão prontas quando tiverem virado uma farinha. Deixe esfriar antes de usar na receita.

Agora a receita:
Comece pela manteiga e pelos ovos pois eles precisarão estar à temperatura ambiente. Quebre os ovos ainda frios e separe as claras (sabia que separar clara da gema com o ovo frio é bem mais fácil?). Reserve. Derreta a manteiga em fogo médio-alto e desligue assim que ela ficar de cor marrom claro. Transfira para um prato fundo e só utilize quando atingir temperatura ambiente.

Peneire e misture as farinhas, o açúcar e o sal. Adicione as claras previamente misturadas e misture com uma espátula de silicone ou colher de pau. Acrescente a manteiga derretida enquanto mistura. Finalize com algumas gotas de baunilha e misture.

Unte as forminhas com manteiga e leve ao forno pré-aquecido a 220° nos primeiros dois minutos e 200° a partir de então. O tempo de forno varia com o tamanho dos bolinhos. Eles estarão prontos quando dourados no centro e nas laterais (é bem rápido, viu?). Não se esqueça que os financiers dessas fotos foram feitos com castanha de caju e, por isso, ficam mais escuros que os feitos com farinha de amêndoas, ok?

Se você usar uma forma bem achatada como uma das que mostrei na foto, ele fica um misto de biscoito e bolinho, bem crocante, uma delícia para acompanhar o café.

Se você fizer essa receita vou adorar saber pelo Facebook ou Instagram. Capriche na foto e me marque lá, por favor!

receita de financier de amêndoas ou castanha de caju
receita de financier de amêndoas ou castanha de caju
receita de financier de amêndoas ou castanha de caju

Fotos: Cozinha vibrante



Voltar
Letícia

  • http://sandracury.wordpress.com sandracury

    Republicou isso em Afternoon Teae comentado:
    Muito bom …vou fazer ????????????

  • http://sandracury.wordpress.com sandracury

    Republicou isso em Afternoon Teae comentado:
    Muito bom …vou fazer ????????????

  • Joanna

    Nunca tinha experimentado e o sabor surpreendeu a mim e ao meu marido! Deliciosa!
    Com todos os seus detalhamentos sobre a técnica de fazer ficou super fácil de fazer! Talvez só tenha tirado um pouco antes do forno, mas como nunca tinha experimentado, pra mim estava ótima!! Obrigada!

    • http://cozinhavibrante.com.br Leticia – Cozinha vibrante

      Que legal que você fez a segunda receita! Sou apaixonada por financier e até faço ele para vender!
      Se você tiver tirado foto dele, que tal postar no Instagram me marcando na legenda principal? Não sei se você me segue por lá, mas estou promovendo um concurso válido até domingo 22/11 e a foto mais bonita de uma receita da Cozinha Vibrante ganha uma caixa de financiers. O concurso é válido para todo o Brasil.
      Obrigada, bjs,
      Leticia

      • Joanna

        Legal Letícia! Vou postar!
        Tenho feito várias das suas receitas (cebola caramelizada com mignon, risoto de alcachofra, espaguete à carbonara, sopa de abóbora) e até agora só o Suflê de chocolate não deu muito certo, mas vou tentar de volta até ficar bom! Gosto que vc detalha cada passo que os chefes acham que são óbvios, mas que nós amadores não fazemos nem ideia!
        Vou ver se eu tenho alguma foto das outras receitas!
        Bjos!
        Joanna

        • http://cozinhavibrante.com.br Leticia – Cozinha vibrante

          Oi Joanna,
          Adorei saber disso! Quantas receitas vc já fez, e preciso confessar que adoro todas essas! Vou até reler a do suflê de chocolate pra ver se ela está precisando de explicar melhor. Gosto mesmo de explicar tudo tim tim por tim tim pra todo mundo cozinhar, mesmo que não tem experiência nenhuma.
          Já vi sua foto no Instagram, adorei, obrigada!
          Bjs,
          Leticia

  • celia maria fontainha henrique

    Olá Letícia! O que significa “claras previamente misturadas” ? Desculpe, mas fiquei em dúvida.

    • http://cozinhavibrante.com.br Leticia – Cozinha vibrante

      Oi Celia,
      Você deve misturar as claras com um garfo ou um batedor de arame antes de incorporá-las à massa. É só misturar mesmo, não precisa bater. É bom fazer isso para “quebrar” a rigidez delas e facilitar que elas se misturem bem à massa.
      Bjs,
      Leticia

  • Selma Nagano

    Bom dia Letícia, por favor pode me dar uma ideia da validade dos financiers no caso de venda? E outra dúvida: as gemas não são incorporadas na massa? Obrigada