Tagliatelle com champignon

macarrão-com-champignon

Uma receita simples de macarrão com champignon cujo toque especial é dado pela rúcula e pelo limão. Voilà!

Receita de macarrão com champignon

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
Tempo de cozimento: 10-15 minutos

250g de massa tipo tagliatelle
350g ou 3 mãos cheias de champignon
1/2 maço de salsinha
2 colheres de sopa de manteiga
60g ou 1/4 de xícara de creme de leite sem soro
zesto (casca) de 1/2 limão e suco de 1 limão siciliano (se usar limão verde, use suco de apenas 3/4 de limão pois ele é mais forte) atenção: metade do suco é para a rúcula e a outra para a massa
100g ou 3/4 xícara de queijo parmesão ralado
2 mãos cheias de rúcula
azeite de oliva
sal

Como limpar o champignon: lave-os rapidamente em água corrente e seque-os imediatamente com papel toalha. Champignon molhado por muito tempo oxida, escurece. Com uma faquinha, raspe a sujeira remanescente (geralmente são pontinhos bem pretos). O champignon às vezes tem manchas escuras que não são sujos, você vai perceber a diferença.

Corte os champignons em fatias grosseiras e reserve. Lave e seque a salsinha e a rúcula. Retire os ramos mais grossos da salsinha e pique os fininhos e as folhas dela grosseiramente. Lave o limão com uma escovinha e seque-o (gosto de lavar com escovinha quando não estou usando limão orgânico). Rale a casca do limão e reserve. Em um recipiente à parte, tempere a rúcula com suco de 1/2 limão, sal e azeite de oliva. Misture bem para o molho incorporar em toda a salada e reserve.

Em fogo médio alto, coloque a manteiga em uma frigideira grande e quando ela estiver começando a borbulhar, acrescente o champignon e tempere com sal. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando. Leva aproximadamente 8 minutos ou até que eles estejam bem dourados.

Coloque o macarrão para cozinhar em uma panela com água fervente, um fio de azeite e bastante sal. Prove a água, ela deve estar salgada. A massa deve estar al dente em cerca de 6 minutos.

Se você colocou a massa e o champignon para cozinharem ao mesmo tempo, ela deve estar al dente quando o champignon estiver quase dourado. Sendo assim, retire a massa da panela, escorra, jogue um fio de azeite, misture e jogue-a na frigideira do champignon. Acrescente creme de leite, casca e suco de 1/2 limão, 3/4 do total de parmesão e misture bem. Prove, se necessário tempere com sal, acrescente a salsinha e desligue o fogo.

Sirva o macarrão com champignon com a rúcula temperada e o restante do parmesão ralado.

Foto: Cozinha vibrante

  1. gabriel disse:

    Esse champignon da receita é totalmente cru? O que comprei aqui já vem fatiado com água em um pote.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[instagram-feed]