Suflê de maçã molhadinho e que cresce, com calda de caramelo


Que tal se aventurar na cozinha e fazer um suflê de maçã molhadinho e que cresce com uma calda de caramelo clássica da confeitaria francesa? Essa receita contém o passo-a-passo detalhado e os segredos para todo suflê doce dar certo. Depois de ler e testar, só não consegue fazer um suflê doce nota 10 quem não quer. Por incrível que pareça, é fácil e relativamente rápido de fazer.

como-fazer-suflê
receita de sufle de maçã com calda caramelo

Quando a gente faz um suflê, nossa maior preocupação é que ele cresça, né? Para isso é essencial bater as claras no ponto certo e fazer uma massa bem leve, ou seja, bem equilibrada entre a quantidade de claras e o elemento de sabor, que no caso do suflê de maçã é o purê da fruta. É normal a gente pensar “vou colocar mais purê porque quero um suflê com bastante gosto de maçã”, mas infelizmente, não existe suflê concentrado. Purê demais vai pesar a massa e o suflê não crescerá. E uma das mágicas do suflê também é essa: ser uma sobremesa delicada, tanto em consistência e textura, como em sabor. 

Outro segredo é processar bem as maçãs até elas virarem um purê bem fininho, assim ele  se mistura perfeitamente às claras, virando uma massa bem leve e homogênea.

No caso dessa receita, coloquei também alguns pedacinhos de maçã no meio da massa pois adoro que os suflês tenham um “elemento surpresa”. Você parte e lá no meio morde um pouquinho da fruta. Isso intensifica o sabor de maçã, introduz uma nova textura e deixa o suflê mais gostoso e sofisticado.

Para aumentar ainda mais a surpresa e a gostosura desse doce, acrescentei uma calda de caramelo bem clássica da confeitaria francesa, sucesso garantido, todo mundo ama.

Ah, uma coisa ótima é que ele não precisa ser assado em banho maria. Juro, não faz diferença no caso desse suflê.

receita de sufle de maçã com calda caramelo

Como fazer suflê doce

Rendimento: 15 ramequins pequenos ou 1 travessa grande
Tempo de preparo: 45 minutos
Tempo de forno: 15 a 20 minutos se ramequins pequenos ou de 30 a 40 minutos se travessa grande

Calda de caramelo:
60g ou 4 colheres de sopa de manteiga com sal
100g ou 1/2 xícara de açúcar refinado
150g ou 1/2 xícara + 2 colheres de sopa de creme de leite (de preferência fresco)
algumas gotas de essência de baunilha
uma pitada generosa de flor de sal (se usar sal refinado, coloque na panela junto com o açúcar)

Use uma panela média/grande e alta pois quando você acrescenta o creme de leite, ele espirra e sobe.

Em fogo médio, derreta a manteiga e acrescente o açúcar, mexendo apenas se preciso. Quando o açúcar começar a caramelizar, as bolhas tiverem diminuído, atingir um aspecto de espuma e a cor estiver âmbar, retire do fogo, despeje o creme de leite e com um batedor de arame, mexa rapidamente até ficar homogêneo. Acrescente a baunilha e o sal e mexa novamente.

Quanto mais o açúcar estiver escuro ou quase queimando, menos doce e mais “amargo” o caramelo fica. Crianças normalmente gostam do caramelo quando o açúcar ainda nem atingiu a cor âmbar, deixando ele fica bem docinho, tipo calda de pudim.

Suflê de maçã:

Purê:
2 maçãs grandes (ou 3 pequenas)
1 colher de sopa de manteiga
4 colheres de sopa de açúcar demerara ou refinado
canela a gosto

Triture bem as maçãs sem casca, sem miolo e sementes em um processador. Leve o purê ao fogo baixo-médio com os outros ingredientes por 20 minutos. Deixe tampado nos 10 minutos iniciais e destampe nos 10 finais para que a água liberada durante a cocção da maçã evapore. A idéia é ter um purê bem sequinho pois não queremos água no suflê.

Recheio:
1 maçã picadinha
2 colheres de sopa de açúcar
canela a gosto

Pique a maçã em pedacinhos bem pequenos para não pesar o suflê e impedí-lo de crescer. Leve ao fogo baixo-médio com os outros ingredientes por 10 minutos, sendo os 5 primeiros em panela tampada. Caso tenha ficado um pouco de líquido, escorra.

Deve sobrar quase a metade dessa quantidade de maçã, ok? Não devemos usar tudo para, novamente, não pesar o suflê. Veja a sobra no pote com borda azul na foto, assim também dá para ter uma idéia do tamanho dos pedacinhos.

Base do suflê:
180g ou 6 claras de ovos grandes em temperatura ambiente
1 pitada de sal
100g ou 1/2 xícara de açúcar refinado
manteiga para untar as formas

Derreta a manteiga por 20 a 30 segundos no microondas até que ela fique com consistência de pomada. Unte bem as formas. Um dos segredos do suflê é untar bem as formas. Se você tiver um pincel, melhor ainda. Unte o fundo e nas bordas faça o movimento de baixo para cima para ajudar o suflê a crescer.

Quando o purê, o recheio e as claras estiverem em temperatura ambiente, bata as claras. Acrescente uma pitada de sal antes de começar a bater. Bata por 1 minuto em velocidade mínima e depois vá aumentando até o máximo e colocando o açúcar aos pouquinhos. Bata até que as claras estejam bem firmes, você vira a tigela de cabeça para baixo e elas não caem.

Com uma espátula de silicone em movimentos delicados, incorpore 1/3 das claras em neve ao purê. Agora inverta e misture o purê ao restante das claras em neve.

Enforme até 3/4 da altura da forma e leve ao forno pré-aquecido a 170° por 15 a 20 minutos se usar ramequins pequenos ou 30 a 40 minutos se usar uma travessa grande. Quando o suflê começar a crescer, polvilhe açúcar de confeiteiro peneirado, de preferência, ou açúcar refinado por cima do suflê e volte com ele imediatamente para o forno (faço isso sem tirar do forno, apenas abro a porta e polvilho lá dentro mesmo; cai um pouco de açúcar na porta, mas depois é só limpar). Isso vai ajudar a criar uma casquinha crocante e dourada no topo do suflê. Perceba que no dia que fiz as fotos deste post, acrescentei o açúcar bem no finalzinho, quando o suflê já tinha crescido, e por isso ele não chegou a formar a casquinha crocante.

Sirva em seguida com a calda de caramelo pois depois de poucos minutos o suflê começa a murchar, mas ainda assim conterá todo o sabor.

Se fizer essa receita, vou adorar saber por aqui, pelo Instagram ou pelo Facebook!

receita de sufle de maçã com calda caramelo

Fotos: Cozinha vibrante

  1. BEATRIZ disse:

    AINDA NÃO FIZ, MAS FIQUEI COM ÁGUA NA BOCA!!!

  2. ariana disse:

    vou tentar fazer…voce explicou tao explicadinho…muito bom como vc ensina suas delicias

  3. Camila Bertozi disse:

    A calda é extremamente maravilhosa, genial, e o site também, parabéns! Tô morando aqui agora haha <3 o suflê fica lindo, porém não tem gosto de nada, só açúcar :/ a opinião aqui em casa foi unânime… Mas nem por isso vou desistir dos suflês!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *