Sopa japonesa fácil, deliciosa e saudável
04 maio 2015
Pense numa receita de sopa japonesa fácil, deliciosa, saudável, que alimenta e sai da mesmice. Parece as sopas servidas em restaurantes japoneses, gostosa, um sucesso!
E se você estiver pensando que é difícil encontrar os ingredientes, olha, acham-se com facilidade em gôndolas com produtos japoneses em bons supermercados e claro, em mercearias japonesas.
Depois que a gente começa a cozinhar com ingredientes japoneses, vê o quanto eles são fáceis de usar e saborosos. Eu mesma de vez em quando refogo alguns legumes com um pouquinho de dashi, faço missoshiru em dias frios e tempero sopas com dashi e misso. Aprendi a usar esses temperos saudáveis e deliciosos no Joël Robuchon e com os meus amigos orientais da Ferrandi em Paris.
Se você estiver se perguntando “o que é dashi?”, ele é um tempero muito usado na culinária japonesa, à base de flocos e extrato de bonito, um peixe da família do atum. Resumindo, é uma delícia e dá aquele gostinho japa-frutos do mar nas receitas.
Receita de sopa japonesa
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 45 minutos
2 mãos bem cheias do macarrão de sua preferência (cerca de 200g)*
300g a 400g de camarões pequenos, limpos e sem casca
200g de camarões médios, limpos e sem casca
2,5 litros de água filtrada
2 sachês de dashi
2 sachês de missoshiru
alguns flocos de de alga marinha (não coloque muito pois elas incham quando hidratadas)
1/2 xícara de cebolinha picada
2 mãos de broto de feijão (lave-o em água fria e escorra)
folhas de coentro
sal a gosto
* Usei penne integral que era o que eu tinha em casa. O ideal seria uma massa à base de arroz ou alternativamente, espaguete comum.
Uso o dashi da Kanesa e o missoshiru da Marukome, ambos importados e com preços super em conta. É importante comprar a pasta de missoshiru já pronta para o consumo, aquela que vem temperada com alga e extrato de bonito ou dashi. É só olhar na embalagem se tem esses ingredientes, prefira essa do que a pasta de soja pura.
Cozinhe o macarrão em água bem salgada até ficar al dente. Escorra, lave com água fria, escorra novamente e reserve.
Cozinhe os camarões em água fervente, cerca de 2 a 3 minutos os médios e 5 a 7 minutos os pequenos. Enquanto estiver cozinhando, com uma concha, remova a espuma que pode se formar na superfície. Filtre a água do cozimento, coloque-a na panela e volte para o fogo (sem os camarões). Se quiser, acrescente mais água.
Com a água levemente fervente, adicione o dashi e o missoshiru e misture até a sopa ficar homogênea (cerca de 1 a 2 minutos). Desligue o fogo, acerte o sal e acrescente a cebolinha.
Coloque os camarões e o macarrão no fundo de cada prato, despeje a sopa e coloque a alga, o broto de feijão e algumas folhas de coentro. As algas hidratam rapidamente, em cerca de 1 a 2 minutos, ajude misturando um pouco.
Quando faço essa sopa, para poder tomá-la também no dia seguinte, guardo todos os ingredientes separadamente, o macarrão e os camarões cozidos, o broto de feijão lavado e a cebolinha picada. Monto o prato com macarrão e camarão, esquento no microondas, acrescento água fervente com dashi e missoshiru e adiciono alga, broto de feijão, cebolinha e coentro.
Fotos: Cozinha vibrante
Sou sua fã !
Adoro suas e receitas e as faço a bordo, mas as vezes mudo alguns ingredientes por não disponibilizar . Mas o seu enredo me inspira.
Abraços
Ô Sandra, que comentário mais simpático. Muito obrigada! Fico feliz que você esteja praticando as receitas. Obrigada, bis, Leticia
Hummm adoro