Sopa cremosa perfeita de abóbora com frango

sopa-de-abobora

A receita dessa sopa de abóbora cremosa perfeita com milho verde e frango é clássica na casa dos meus pais desde que eu era criança. Minha mãe faz ela todos os invernos e é sempre a mesma coisa, a mesa comprida da sala de jantar cheia de visitas se deliciando com “a melhor sopa de abóbora do mundo”, como eles dizem. É só ligar para os amigos e dizer “hoje tem sopa de abóbora” que eles comparecem em peso. Aliás, a casa dos meus pais é sempre cheia de gente e uma comilança só, típica do interior de Minas. Eu tinha a quem puxar, rs.

Mas o que torna um simples creme de abóbora tão especial? Ele não ser feito somente com abóbora, mas levar também batata, milho verde, frango, ser finalizado com uma colher de creme de leite e um molinho especial feito com shoyo, gengibre e cebolinha. É uma sopa diferente, muito gostosa e rica em sabores!

Vamos pra cozinha?

Receita de sopa de abóbora com frango, cremosa e perfeita

Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 1:15h

1,4 kg de abóbora moranga madura, sem casca, em cubos médios
3 batatas médias sem casca, em cubos médios
1 cebola picadinha
1 dente de alho picadinho ou espremido
um fio de óleo
sal e orégano a gosto (opcional)
caldo de frango passando 2 dedos da altura dos legumes

1 lata de milho verde

700g de coxa e sobrecoxa de frango sem osso
mistura seca para chimi-churri
algumas gotas de limão
sal e pimenta do reino a gosto
um fio de óleo

1 pimenta de cheiro, sem sementes, picadinha
salsinha picadinha, opcional

1 lata de creme de leite sem soro

1/4 xícara de molho shoyo
1 dedo de gengibre picadinho
cebolinha picadinha

Na panela de pressão, esquente um fio de óleo, refogue cebola e alho por 2 minutos, acrescente abóbora e batata e refogue por mais 3 minutos. Adicione sal, orégano e caldo de frango até a altura dos legumes e tampe a panela. Cozinhe por 15 minutos depois que começar a pressão.

Enquanto cozinha, bata o milho verde com um pouco da água da latinha, no processador ou liqüidificador. Coe e misture o milho coado com o restante da água da lata. Reserve.

Tempere o frango com mistura seca para chimi-churri, algumas gotas de limão, sal e pimenta do reino. Esquente um fio de óleo em uma frigideira, doure e cozinhe o frango. Retire da panela, pique em pedacinhos ou desfie o frango. Adicione 1 dedo de água na panela e com uma colher de pau, raspe o fundo da panela para extrair todo o sabor. Desligue assim que atingir fervura. Reserve este líquido.

Quando a abóbora e a batata estiverem cozidas, bata no processador ou liqüidificador com uma parte do caldo de cozimento (a quantidade do caldo varia de acordo com a consistência que você quiser). Não precisa coar. Junte essa mistura com o milho verde coado e o líquido da panela do frango. Se precisar, acrescente mais caldo de cozimento e água até atingir a consistência desejada. Adicione a pimenta de cheiro e a salsinha, caso queira.

Sirva cada prato com uma colher de sopa de creme de leite e uma colher de chá da misturinha de molho shoyo.

Se preferir, acrescente o creme de leite e esquente a sopa em uma panela, sem deixar atingir fervura.

Fotos: Cozinha vibrante

  1. Ana Elisa Perina Gregori disse:

    Essa sopa é sensacional!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[instagram-feed]