Nhoque de mandioquinha com parmesão
13 jul 2015
Esse nhoque de mandioquinha com parmesão, champignon e abóbora assada é perfeito para aquele almoço ou jantar no fim de semana. Sabe aquele dia que a gente quer se arriscar na cozinha e fazer um prato novo? Ele é perfeito para isso.
Uma receita sofisticada e deliciosa, de comer ajoelhado mesmo. É daquelas que dão trabalho, mas compensam.
Receita de nhoque de mandioquinha
Rendimento: 4 porções como prato principal
Tempo de preparo: 1:30ha 2h
Tempo de espera (opcional): de 1h a 3h
Como fazer nhoque de mandioquinha:
1,2kg de mandioquinha ou batata baroa
de 120g a 160g de farinha de trigo (de quase 1 xícara até 1 xícara + 3 colheres de sopa)
50g de queijo parmesão ralado fino (quase 1/2 xícara)
1 ovo
2 colheres de café de sal
uma pitada de noz moscada ralada
um pouco de farinha de rosca (apenas para ajudar a enrolar)
Cozinhe a mandioquinha, inteira e com casca, em água fervente salgada por cerca de 30 minutos ou até que ela esteja super macia (teste com um garfo). Escorra bem e coloque-a sobre uma assadeira. Leve ao forno pré-aquecido a 180° por 10 minutos para que a raíz seque bem. Esse é um dos segredos para o nhoque dar certo: se a mandioquinha estiver úmida, a massa do nhoque também ficará e com isso, fica difícil enrolar o nhoque. Deixe a mandioquinha em um escorredor até esfriar o suficiente para que você consiga manuseá-la. Retira a casca com as mãos e descarte as pontas. Amasse bem com um garfo ou use o passador de purê. Cozinhando 1,2kg de mandioquinha, você deverá então ter cerca de 800g de purê. A receita foi calculada para essa quantidade, caso você tenha chegado em um peso muito diferente, calcule os outros ingredientes proporcionalmente (especialmente a farinha).
Adicione os outros ingredientes e misture com as mãos, sovando a massa. Quanto menos farinha, mais leve e molhadinho o nhoque ficará, por isso, acrescente a quantidade mínima e se preciso, vá aumentando aos pouquinhos.
Polvilhe farinha de rosca sobre uma superfície limpa. Faça um cilindro de massa com as mãos e leve-o à superfície para então cortar as fatias de nhoque (particularmente, acho mais fácil assim do que formar o cilindro já na mesa de trabalho). Se quiser, amasse os pedacinhos levemente com um garfo para deixar aquela marca tradicional italiana. Se você tiver muita dificuldade para moldar o nhoque, acrescente um pouco mais de farinha na massa e/ou deixe-a por alguns minutos na geladeira.
Deixe os pedacinhos cortados sobre uma assadeira preferencialmente coberta com papel manteiga. Dá para fazer pulando esta etapa, mas se puder, deixe o nhoque secando por 1h a 3h (na cozinha mesmo, não é na geladeira). Isso vai ajudá-lo a ficar mais firme. Se quiser, neste ponto você também pode congelar os pedaços para cozinhar outro dia.
Para cozinhá-lo, jogue os pedaços em uma panela grande com água fervente em fogo baixo-médio e assim que eles subirem, retire-os com uma escumadeira e coloque-os em um escorredor de massa. Não super lote a panela, faça em etapas.
Acompanhamento – champignon de Paris:
500g de champignon de Paris (cogumelo branco) fatiado ou cortado como sua preferência
1 a 2 colheres de sopa de manteiga ou substitua por azeite ou óleo vegetal
sal e pimenta do reino a gosto
Lave os cogumelos em água corrente. Seque-os bem, um a um, tirando os pontinhos bem pretos que ainda estiverem nos cogumelos. É importante secá-los logo em seguida para não deixá-los absorver água e escurecer. Fatie ou corte como quiser. Leia este post se quiser saber em detalhes como lavar e limpar champignon.
Cozinhe o cogumelo em uma panela média ou grande até ficar dourado-marrom, cerca de 20 minutos. Salgue e adicione pimenta do reino somente no final.
Abóbora assada (opcional):
1/4 de abóbora japonesa, em lascas e sem sementes (conserve a casca)
um fio de azeite ou óleo
sal e pimenta do reino a gosto
Coloque as tiras de abóbora em uma assadeira, regue com um fio de azeite, salgue e cubra com papel alumínio. Leve ao forno pré-aquecido a 220° por 40 minutos a 1h., retirando o papel alumínio nos últimos 20 minutos. Quando sair do forno, acrescente pimenta, caso queira.
Finalização do nhoque:
1 a 2 colheres de sopa de manteiga
um bom fio de azeite
nhoque e champignon cozido
1/2 maço de salsinha picadinha
sal e pimenta do reino a gosto
no prato: parmesão ralado a gosto
Para fazer aquela “finalização de chef”, derreta a manteiga e e o azeite em uma frigideira ou panela grande e refogue o nhoque e o champignon com os outros ingredientes somente o suficiente para reaquecê-los e selar o nhoque um pouquinho (criar uma leve casquinha crocante nele). Se você gostar, pode até acrescentar um pouquinho de creme de leite na panela para deixá-lo com um pouco de molho. Sem o creme de leite, como vocês podem ver nas fotos, ele fica molhadinho por causa da manteiga e do azeite, mas não tem molho.
Se você fizer esse nhoque de mandioquinha, vou adorar que me marque na foto dele nas redes sociais!
Fotos: Cozinha vibrante
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário