Receita de bolo de coco com brigadeiro rosa

receita de bolo de coco com brigadeiro

Essa receita de bolo de coco é mágica! Super diferente, o bolo fica grudentinho, parece um macaron grossinho. Ele fica assim porque é feito com merengue e farinha de amêndoas, as bases do macaron.

Aprendi essa receita de bolo de coco no L’Atelier de Joël Robuchon, restaurante onde trabalhei em Paris. O bolo feito a partir do merengue é um clássico da confeitaria francesa e lá se chama Dacquoise. E por também levar coco na massa, chama-se Dacquoise Coco. Ai como eu amo a França, rsrsrs.

Agora vamos à receita?

Receita de bolo de coco com brigadeiro rosa

Rendimento: 25 copinhos
Tempo de preparo: 30 minutos
Tempo de forno: aproximadamente 30 minutos

:: Ingredientes do bolo ::
65g ou 2/3 xícara de farinha de amêndoas
85g ou 2/3 xícara de açúcar de confeiteiro
70g ou 2/3 xícara de coco ralado fino
150g de clara ou clara de 5 ovos grandes
50g ou 1/4 xícara de açúcar refinado
50g ou pouco mais de 1/3 xícara de açúcar de confeiteiro

:: Como fazer bolo de coco ::
Coloque os três primeiros ingredientes em uma tigela funda, misture e reserve.

Usando os três últimos ingredientes, faça um merengue da seguinte forma: bata as claras em neve em velocidade média por 1 minuto, depois aumente para média-alta e bata até que se forme uma espuma densa. A partir daí, adicione o açúcar refinado aos poucos e depois, o açúcar de confeiteiro aos poucos. No meio desse processo, aumente a velocidade da batedeira para alta. Bata o merengue até ele ficar firme e brilhante.

Coloque 1/3 do merengue na mistura de farinha de amêndoas e, com um batedor de arame, misture até incorporar. Agora usando uma colher de silicone ou de pau, adicione os 2/3 restantes e misture delicadamente até incorporar.

Unte uma assadeira grande e coloque a massa. Ela vai ficar baixa, mas é assim mesmo. Asse em forno pré-aquecido a 180° por aproximadamente 30 minutos ou até que o bolo fique com uma leve casquinha colante. O tempo de forno vai variar com a espessura do bolo, o que depende do tamanho da assadeira que você estiver usando. Lembrando que por não ter farinha, o bolo vai assar rapidinho. Ele fica grudentinho, super diferente, uma delícia!

:: Ingredientes do brigadeiro rosa ::
1 lata de leite condensado
2 colheres de sopa de manteiga
uma pitada de gelatina sem sabor de cor rosa

Faça o brigadeiro em fogo médio, mexendo os ingredientes até que eles comecem a soltar do fundo da panela.

:: Montando os copinhos ::
Quebre pedacinhos do bolo, coloque no fundo dos copinhos e por cima, jogue o brigadeiro.

Ah! Se você não quiser servir o bolo nos copinhos, pode simplesmente assá-lo em uma assadeira menor, para que ele fique mais alto, e cobrí-lo com o brigadeiro.

Preferi fazer essa receita com brigadeiro rosa, em vez de bicho de pé, pois acho que assim ele fica menos doce. Você pode fazer o que mais gostar, viu?

Crédito: O trabalho de fotografia, food styling e produção de objetos deste post foi todo pensado, produzido e executado pela dupla Letícia Bittencourt e Isa Maiolino, que além de blogueiras, são sócias no Estúdio Isa e Letícia, onde oferecem trabalhos para marcas, restaurantes, confeitarias, padarias, mercados, editoras etc. Se quiser nos contratar, envie um e-mail para estudioisaeleticia@gmail.com

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[instagram-feed]