Receita da sopa de ervilha perfeita

sopa-de-ervilha

Sou louca por sopas e adoro sopa de ervilha. Já provei algumas de ervilha, mas nenhuma tão boa como essa que aprendi no meu curso de culinária na Ferrandi. Papel e caneta, 1, 2, 3 e já: 

Receita de sopa de ervilha

Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 40 minutos
Tempo de cozimento: 45 minutos a 1 hora

Para a sopa:
700g de ervilha verde seca (não é a enlatada, é a seca, como se fosse lentilha)
2 colheres de sopa de manteiga (30g)
100g de bacon
folhas verdes de 1 alho poró (guarde 3 folhas verdes para o bouquet garni)
1 cenoura grande
2 cebolas
2 dentes grandes de alho
2 litros de caldo de carne ou bacon

Para o bouquet garni:
1 talo de aipo (só usa o talo, as folhas não)
1 folha de louro
3 talos de salsinha (só usa o talo, reserve as folhas para o acabamento)
3 ramos de tomilho
3 folhas verdes de alho poró

Enrole todos os ingredientes e use as folhas verdes de alho poró para “embalá-los”. Amarre firme com barbante (pelo menos 3 laços para que o bouquet não desmonte). Se não quiser amarrá-los, jogue os ingredientes soltos no molho e “pesque-os” antes de bater a sopa.

Para o acabamento:
3 ou 4 colheres de sopa de manteiga (45g ou 60g)
100 ml de creme de leite sem soro
1/3 de um pacote de pão de forma (160g)
óleo de fritura
salsinha
sal e pimenta a gosto

Lave a ervilha e escorra totalmente a água. Coloque a ervilha numa panela com água fria e leve ao fogo (1 ou 2 dedos de água acima das ervilhas). Quando ferver, retire a panela do fogo e escorra a ervilha numa peneira. Se ela tiver formado uma espuma, lave-a e escorra. Esse procedimento é feito para retirar as impurezas da ervilha. Se você não quiser fazê-lo, acrescente a ervilha juntamente com a cenoura e os outros legumes, conforme descrição a seguir.

Retire a pele do bacon, se necessário, e corte-o em fatias finas. Coloque 1 colher e meia de sopa de manteiga numa panela e quando ela estiver com textura de mousse, adicione o bacon. Deixe o bacon “suar” por no máximo 2 minutos, misturando (se você quiser caramelizar o bacon, a sopa ficará mais saborosa, porém de cor um pouco turva, menos verde que a da foto). Escorra-o e guarde-o no mesmo recipiente da ervilha.

Corte a cenoura, as cebolas e o verde do alho poró (partes verde e branca) em pedaços de aproximadamente 1cm. Não se esqueça de reservar 3 folhas verdes inteiras do alho poró para fazer o bouquet garni. Coloque a cenoura, as cebolas e o alho poró na mesma panela que foi usada para o bacon e acrescente 1/2 colher de sopa de manteiga logo em seguida. Misture por 2 minutos e acrescente o caldo de carne ou bacon, o bouquet garni, o alho, a ervilha e o bacon. Misture. Assim que estiver fervendo, reduza o fogo para o mínimo e cozinhe por 45 minutos a 1 hora. É normal que durante o cozimento uma espuma se forme sobre a sopa, retire-a frequentemente e reponha o caldo de carne caso ele evapore e reduza muito o volume da sopa na panela. Para saber a hora certa de tirar a panela do fogo, prove e se a ervilha estiver quase com a textura de um purê, está bom.

Retire o bouquet garni e bata a sopa no liquidificador ou mixer (pelo menos 5 minutos). Se ela tiver ficado grossa, acerte a consistência adicionando um pouco de caldo de carne quente. Passe ela num coador ou peneira, acrescente o creme de leite morno, manteiga, sal, pimenta a gosto e misture bem.

Se quiser uma receita sem glúten, não faça o crouton. Caso queira fazê-lo, retire as cascas do pão de forma e corte-o em cubinhos de 1cm. Coloque bastante óleo numa frigideira (quase 1cm de altura) e quando ele estiver bem quente, jogue os cubinhos de pão e mexa a frigideira insistentemente para que todos os cubinhos fiquem da mesma cor. Retire do fogo quando eles estiverem dourados. Escorra o óleo e coloque os croutons sobre papel toalha.

Decore a sopa de ervilha com croutons e salsinha e arrase!

Foto: Cozinha vibrante

  1. Usar alho poró é sempre muito chique…

    • Pior que no Brasil é mesmo, né Paulo? Aqui é tipo alho comum e cebola, além de baratinho, é um dos temperos diários deles. Cada país com a sua terra! Em compensação, algumas frutas são caríssimas. Uma das minhas maiores extravagâncias na feira é comprar manga (importada), custa a partir de EUR 14/kg, ou seja, só quando eu tô morreeeeendo de vontade!
      Obrigada pela resposta para a Jussara!

  2. Jussara, se me permite, você acha fácil ervilha seca no supermercado. As pessoas é que não estão acostumadas a procurar, mas tem da Yoki, por exemplo.

  3. Oi Jussara,
    Como minha mãe mora no interior, tenho o meu “termômetro”. Antes de postas a receita, liguei para ela para saber se lá tem alho poró e ervilha seca, rs, e felizmente a resposta foi sim. Por isso, acho que em Uberaba vai ter sim, como o Paulo falou.
    Ah, eu quase coloquei a receita daquela torta de frutas que você comentou, sabe? A pressa me fez optar por uma mais rápida da escrever, mas na próxima semana coloco aquela.

  4. Denya Pandolfi disse:

    Quero experimentar!!! Estava pensando esses dias em conseguir umas receitas de sopas, pois o inverno se aproxima. Com certeza vou tentar fazer esta que vc sugere. Obgda!! Ah, hj no blog tem os endereços com os mais gostosos sorvetes de Firenze – em minha humilde opinião, claro, rs ….. um bj, Denya

  5. Virginia disse:

    Hmmm…. pode deixar que eu e a Nete vamos provar!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[instagram-feed]