Morango com chantilly e um toque especial
08 out 2015
Morango com chantilly é daquelas sobremesas que a gente esquece que existe, mas quando come, adora, né? E é tão simples, rápido e prático que pode quebrar o nosso galho quando estamos sem idéia do que servir para receber os amigos.
Outro dia a Camila do Feito com Amor (@feitocom.amor) postou no Instagram uma pavlova – suspiro – com morango e chantilly e eu fiquei babando. Daí a Rê Zanetti (@rebzanetti) foi lá e postou também. Já estava com vontade dessa sobremesa e depois que vi as duas fotos em menos de uma semana, pensei “era pra ser”, ou seja, aquela desculpa que quem tem a mente gordinha precisava para fazer o doce, rs.
Só que como eu não tinha suspiro em casa, fiz a minha versão com biscoitos quebrados, assim ele ganha a textura crocante que seria dada pelo suspiro e faz o casamento perfeito com o cremoso chantilly.
Morango com chantilly
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 20 minutos
Ingredientes:
1 caixinha de morangos lavados, secos e cortados
200ml de creme de leite fresco ou de caixinha sem soro
20g de glaçúcar ou açúcar de confeiteiro
1 caixa de biscoitos amanteigados quebrados ou triturados*
* Usei o biscoitinho de spéculoos da marca Lotus que vende no Pão de Açúcar. É um biscoito amanteigado com canela de origem belga que é a 8a. maravilha do mundo. Não encontrando para comprar, adicione canela ao biscoito quebrado, fica uma delícia!
O segredo de um bom chantilly é o creme de leite estar gelado (deixe na geladeira, mas coloque no freezer 15 minutos antes) e não bater demais, se não vira manteiga. Bata o creme de leite com o açúcar na batedeira – coloque o açúcar desde o início e deixe só um pouquinho para o minuto final. Estará no ponto certo quando o creme aumentar bastante de volume, engrossar um pouco e, quando você levantar o batedor, parte do chantilly ficará grudado nele.
Monte a sobremesa com a base de biscoito, o morango e o chantilly por cima. Se você tiver facilidade para encontrar, pode até decorar com flores comestíveis por cima do creme, fica um charme.
Que tal variar e servir o morango com chantilly em copos, taças ou em uma saladeira transparente? Só não se esqueça de servir imediatamente, pois o chantilly perde o volume com o tempo.
Fotos: Cozinha Vibrante
A vantagem de ser cadastrada no seu site é que a gente recebe tudo primeiro…rs. Amei a sobremesa! Uma honra ter sido citada por você. Beijos, Camila.