El Bulli, considerado o melhor restaurante do mundo, e o seu chef Ferran Adrià

ferran-adria

Quer dar uma de cool e bem entendido sobre alta gastronomia? Então leia este post e veja este lindo vídeo do El Bulli – do chef Ferran Adrià – considerado o melhor restaurante do mundo por vários críticos de gastronomia. 

O restaurante fica em uma praia da Costa Brava, na região da Catalunha, a cerca de duas horas de Barcelona. Por ano, cerca de dois milhões de pessoas tentam fazer uma reserva, mas apenas oito mil conseguem porque ele só abre durante seis meses. Nos outros seis ele fecha para melhorar e criar novas receitas. E está fechado desde 2011 para a criação de um Centro de Criatividade, mas vai reabrir em 2014.

Os sortudos que conseguem a reserva são transportados a um mundo encantado de descoberta de sabores, texturas, cheiros e beleza. Normalmente, o jantar dura de 6 a 8 horas e o cliente experimenta de 30 a 35 pratos, desde as entradas até as sobremesas. Porções pequenas, claro. Tudo isso – sem bebidas – não custa mais que cerca de € 250 por pessoa, uma pechincha se comparado aos outros restaurantes 3 estrelas Michelin do mundo.

Uma vez um aluno da Harvard perguntou a Ferran Adrià porque ele cobra tão “barato” por seu menu e a resposta foi que ele não cozinha para milionários, mas sim para apaixonados por gastronomia. E nem todos os apaixonados são milionários. Obrigada, Adrià!

el bulli cozinha

Aliás, o restaurante é tão fenomenal que Harvard e algumas outras universidades das mais bem conceituadas do mundo fazem estudos de caso para tentar entender o seu segredo.

Ferran Adrià faz uma cozinha moderníssima, é considerado o criador da espuma culinária – tão comum na alta gastronomia hoje em dia – e uma das pessoas mais influentes do mundo segundo a revista Times. Começou a carreira como lavador de pratos em um restaurante. O chef desse restaurante começou a ensiná-lo a cozinhar e depois ninguém mais segurou o cara. Palmas para ele, hein. Que exemplo!

Ah! Ele aparece em 1:52 no vídeo. Comentário de louca, hein.

Para seguirmos sendo felizes (e babando nessas imagens), aperte o play:

A reprodução das fotos do Santiago Romero está conforme o Creative Commons.

1a. foto: Tumblr Vanessa Liu
2a. foto: Santiago Romero no Flickr

  1. BEATRIZ MACHADO BITTENCOURT GUZELLA disse:

    Vamos reservar Lê?
    Beijos

    • Oi Bia, devemos enviar um e-mail para o bulli@elbulli.com a partir de 15 de outubro para tentar uma reserva para 2014, em qualquer dia de maio até setembro, que é quando eles estão abertos. Dizem que é o melhor é você deixar a data livre para eles escolherem, pois isso aumenta as suas chances de conseguir a reserva. E quem das duas milhões de pessoas consegue a reserva é um mistério, mas já ouvi dizer que os felizardos são os primeiros a enviar o e-mail. No dia 15 vou enviar o meu e-mail com certeza, e vc? Beijos

  2. Cássia disse:

    Uauuuu!!!! Eles já estão reservando, amiga??? Quero!!!

    • Oi amiga, devemos enviar um e-mail para o bulli@elbulli.com a partir de 15 de outubro para tentar uma reserva para 2014, em qualquer dia de maio até setembro, que é quando eles estão abertos. Dizem que é o melhor é você deixar a data livre para eles escolherem, pois isso aumenta as suas chances de conseguir a reserva. E quem das duas milhões de pessoas consegue a reserva é um mistério, mas já ouvi dizer que os felizardos são os primeiros a enviar o e-mail. No dia 15 vou enviar o meu e-mail com certeza, e vc? Beijos

  3. […] Adrià, de quem já falei no posto sobre o seu restaurante El Bulli, esteve na lista da Time de 2003. René Redzepi, chef do Noma, restaurante dinamarquês que assumiu […]

  4. […] inspirei em uma receita de polenta do chef Ferran Adrià, considerado um dos “papas” da alta gastronomia atual, para fazer essa. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *