Maçã caramelizada estilo Hasselback


Maçã caramelizada não tem erro. Mesmo se der errado, vai ficar gostosa, rs. A receita de hoje é estilo Hasselback, ou seja, a maçã é cortada como se fosse um livro, com as fatias que parecem páginas. Isso faz com que a cobertura penetre por toda a maçã, ô delícia!

Uma sobremesa simples, prática, que rende bastante e agrada a muitos. Perfeita para quando vamos receber visitas e não queremos ter muito trabalho fazendo um bolo ou um doce que leva muito tempo para preparar. É só cortar as maçãs, misturar os ingredientes das coberturas e pronto. Ótima pro almoço de família do fim de semana!

maçã caramelizada no forno hasselback

Maçã caramelizada estilo Hasselback

Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 20 minutos
Tempo de forno: 55 minutos

Ingredientes:
4 maçãs (de qualquer tipo)

1a. cobertura:
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
2 colheres de sopa de manteiga derretida no microondas
1 colher de chá de canela em pó

2a. cobertura:
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
2 colheres de sopa de manteiga derretida no microondas
1 colher de chá de canela em pó
3 colheres de sopa de flocos de aveia
2 colheres de chá de farinha de trigo
1 pitada de sal

Para finalizar: (opcionais)
sorvete de creme
bala de caramelo (industrializada mesmo)
financier ou algum bolo branco

Corte as maçãs ao meio. Retire as sementes e o cabinho. Agora fatie as maçãs no sentido de sua altura, sem deixar a faca encostar até o final, para que a fruta fique como um livro com páginas. Isso ajuda que a cobertura penetre por toda a maçã e também que ela asse mais rapidamente. Mas se você quiser simplesmente deixá-la cortada em duas metades, é só deixar mais tempo no forno para que ela cozinhe por completo.

Misture os ingredientes da 1a. e da 2a. cobertura. Coloque as maçãs em uma travessa e passe a 1a. cobertura (se você tiver um pincel de cozinha, melhor ainda). Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 205° por 20 minutos. Retire o papel e deixe no forno por mais 15 minutos.

Tire a travessa do forno, abra as “folhas” das maçãs e coloque a 2a. cobertura. Volte para o forno e deixe por mais 20 minutos.

Se quiser, sirva com sorvete, balas de caramelo e financier ou algum bolo branco picadinho. No dia dessas fotos, usei balas – que derretem logo que você coloca na travessa quente, repare nas fotos – e financier. Ficou uma delícia!

Se você fizer essa maçã caramelizada, vou adorar que me marque na legenda dela no Instagram (@cozinha_vibrante) ou Facebook (Cozinha Vibrante)!

Se você é daquele tipo de pessoa que adora tudo caramelizado, veja também essas receitas de maçã assada com mel e gorgonzola e cebola caramelizada. Ambas são acompanhamentos para pratos salgados e todas deliciosas!

maçã caramelizada hasselback

Fotos: Cozinha Vibrante

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[instagram-feed]