Espaguete com camarão estilo tailandês


Espaguete com camarão, curry, gengibre, alho, coentro e outras coisitchas. Se você gosta de temperos asiáticos e mistura de sabores, vai gostar dessa massa! E se não curte um desses ingredientes, elimine ou substitua por outro! Aqui em casa só coloquei coentro na metade da massa, pois tinha convidados que não gostavam. O importante é que, mesmo com as modificações, todo mundo adorou!

receita com camarão
espaguete com camarão

Esse macarrão leva gengibre, pimenta dedo de moça, pimenta rosa e pimenta do reino. Apesar de ser só um pouquinho de cada, ele fica levemente apimentado. Caso você queira, exclua alguma(s) dela(s) ou use menos quantidade do que indica a receita. Particularmente, não gosto de pratos com muita pimenta e gostei desse espaguete do jeito que escrevi a receita.

Resumindo, é difícil de errar com espaguete com camarão! Faça e arrase!

Espaguete com camarão estilo tailandês

Rendimento: 4 porções grandes ou 6 médias
Tempo de preparo: 45 minutos

:: Ingredientes ::
400g de espaguete
500g de camarões do tamanho de sua preferência (usei rosa médio-grande)
2 colheres de sopa de manteiga
1 caixinha de creme de leite leve (sem soro)
4 tomates maduros, sem sementes (se quiser, tire a casca também)
1/2 pimenta dedo de moça, sem sementes, picadinha
1 colher de chá de curry
1cm de gengibre, sem casca, ralado fino
2 dentes de alho fatiados
1 maço de coentro, lavado e seco
um pouco de cebolinha francesa ou comum picadinha
sal, pimenta rosa e pimenta do reino a gosto

como fazer camarão
receita de macarrão com camarão

:: Como fazer espaguete com camarão ::
Deixe os camarões em uma tigela com sal e pimenta do reino enquanto prepara o restante da receita.

Bata os tomates no processador ou liquidificador. Em uma panela grande, leve ao fogo médio com sal por cerca de 4 minutos ou até que ele seque um pouco. Adicione creme de leite, pimenta dedo de moça, curry e gengibre e deixe por mais 2 minutos. Acerte o sal e acrescente pimenta do reino. Desligue o fogo e deixe o molho na panela.

Se quiser, use a água que solta naturalmente do camarão (que está no tempero) e acrescente no molho de tomate. É só ligar o fogo para ela engrossar um pouquinho com o molho. Fica mais gostoso!

Enquanto grelha o camarão, coloque o macarrão para cozinhar em água salgada.

Grelhe o camarão em uma frigideira com manteiga. Só coloque os camarões quando a frigideira estiver bem quente. Mantenha fogo alto ou médio-alto e doure os dois lados, cerca de 1 minuto cada um (o segundo lado sempre fica pronto mais rapidamente), lembrando de acrescentar mais sal e pimenta, caso necessário. Cuidado para não grelhar demais, pois isso deixa o camarão meio duro e “chicletudo”.

Usando a mesma frigideira do camarão, frite o alho. Escorra e reserve.

Cozinhe o macarrão até que esteja al dente. Escorra, passe sob água corrente gelada, escorra novamente e despeje na panela com o molho, com o fogo médio. Desligue o fogo, acrescente os camarões e o alho, misture e sirva com folhas de coentro, cebolinha picada e um pouco de pimenta rosa amassada entre os dedos.

Lembre de colocar o coentro só na hora de servir para que ele fique “vivo” e não murche com o calor da comida.

Agora encante sua família e amigos com esse delicioso espaguete com camarão!

massa-com-camarão
macarrão com camarão

As cerâmicas lindas dessas fotos são da Hideko Honma, um atelier e loja de cerâmica em Moema, São Paulo. Tel: (11) 5042-4450 / 5042-4459.

Crédito: O trabalho de fotografia, food styling e produção de objetos deste post foi todo pensado, produzido e executado pela dupla Letícia Bittencourt e Isa Maiolino, que além de blogueiras, são parceiras em um Estúdio de fotografia, food styling e produção de objetos, onde oferecem trabalhos para marcas, restaurantes, confeitarias, padarias, mercados etc. Se quiser nos contratar para a sua marca, envie um e-mail para estudioisaeleticia@gmail.com

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *