Endívas caramelizadas e uma novidade
26 mar 2014
Receita de endivia caramelizada, aquela que, de tão gostosa, convence a gostar de endívia até quem achava a folha “amarga e sem graça”. Você vai aprender como cozinhar endívia e perceber como ela é fácil, simples e prática de fazer.
Fica uma delícia para servir com um grelhado, principalmente carne vermelha, inclusive com churrasco. O contraste do leve doce da endivia com o salgadinho da carne fica uma delícia!
Aprendi essa receita na escola de gastronomia que estudei em Paris, a Ferrandi e já repeti várias vezes em casa. Além de adorarmos, é uma receita facílima, de preguiçoso mesmo. Várias vezes deixo ela cozinhando enquanto faço outras coisas.
Vamos à receita e logo após, conto a novidade para vocês.
Receita de endivia caramelizada
Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 5 minutos
Tempo de cozimento: 30 minutos
Ingredientes:
2 endívias
de 1 a 2 colheres de sopa de manteiga, ghee ou azeite (quantidade depende do tamanho da panela – fica melhor com manteiga, mas os substitutos funcionam)
aproximadamente 1 colher de sopa de açúcar mascavo (quantidade depende do tamanho da panela)
1 maçã verde ralada fininha (opcional)
sal e pimenta do reino a gosto
Tire a camada exterior de folhas das endívias e corte um pouquinho da sua base (o “anel” que a suporta), o suficiente para tirar a sujeira que normalmente fica ali. Não precisa lavar a endívia, já que com esses procedimentos ela já estará limpa. Corte-as no meio no sentido do comprimento. Se quiser, coloque lascas de maçã verde entre as folhas da endívia.
Unte com manteiga o fundo de uma frigideira (de preferência de fundo grosso e/ou anti-aderente), mas unte bem até que você veja a camada de manteiga com fartura. Polvilhe açúcar mascavo por cima.
Coloque as endívias com a parte plana para baixo, tampe a frigideira e ligue o fogo na intensidade média. Depois de 3 minutos ou até que você perceba que a manteiga está derretida, mude para fogo baixo (no mínimo), mantendo a panela tampada. Se durante o cozimento você perceber que o fundo está secando um pouco, acrescente mais manteiga. Depois de aproximadamente 20 a 30 minutos ou até que ela esteja cozida e caramelizada como na foto, a endívia está pronta. Polvilhe um pouquinho de sal e pimenta do reino por cima e sirva.
E agora a novidade! Agora também sou colunista dos Achados, da Bia Perotti. Sou leitora antiga dele e sempre adorei a forma como a Bia e seus colunistas me mostram seus achados e me inspiram. Fiquei muito feliz por poder mostrar meus achados lá também, que são receitas, assuntos de culinária e lugares em Paris, ou seja, um pouco do que falo aqui no blog. A minha coluna lá fica aqui e o primeiro post que publiquei foi exatamente o desta receita de endívias caramelizadas. Estou republicando hoje para que o nosso “livro de receitas” aqui do blog fique completo.
Foto: Cozinha vibrante
Parabéns!!! Que esse seja o primeiro de muitos “achados” seu…
Beijos
que sucesso Lê! você sempre tem ótimas receitas e ótimos achados por Paris também. 🙂
Obrigada, Gui. 🙂 você que é o mestre das receitas e achados!
Achei esta receita maravilhosa, bem diferente mesmo! Parabéns e muito obrigada por compartilhar conosco essa delícia. Abs, Maria Sônia.
Adorei saber que você gostou. Ela é diferente mesmo e muita gente que não gosta de endívia passar a gostar depois de provar.
Bjs