Doce de leite argentino
05 out 2015
Sabe o que é o melhor dessa receita de doce de leite argentino? É que ela é pouco doce e muito, muito cremosa. Daqueles doces que a gente come de colher e não consegue parar.
O único porém dessa receita – assim como a de todos os doces de leite – é que ela não rende, mas o sabor compensa! Ah! É uma receita simples, fácil e dá pouquíssimo trabalho para fazer.
Já fiz esse doce de leite várias vezes, mas na única vez que tirei foto, há mais de um ano atrás, não usei glucose na receita e sequer mexi muito enquanto ele cozinhava. Isso o deixou um pouquinho açucarado, bem pouco mesmo. É até bom para vocês terem uma idéia, na foto, de como ele fica se não usar glucose e mexer pouco. Enfim, no final deste post deixei essas e mais uma dica para o doce de leite não açucarar. Vamos lá?
Receita de doce de leite argentino
Rendimento: 1 pote médio
Tempo de preparo: 5 minutos
Tempo de cozimento: cerca de 3h
Ingredientes:
3 litros de leite integral
700g ou 3 1/2 xícaras de açúcar refinado
50g ou quase 1/4 xícara de glucose de milho (opcional)*
1 fava de baunilha (opcional)**
3/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio***
* Previne que o doce de leite açucare. Caso não tenha, use a açúcar.
** Adiciona um sabor incomparável, mas caso você não encontre para comprar, substitua por 1 colher de café de essência de baunilha.
*** Previne que a proteína do leite coagule, o que resulta em um doce de leite mais cremoso.
Retire as sementes da fava de baunilha cortando-a ao meio, no sentido do comprimento, e raspando as duas metades com a faca.
Em uma panela grande, ferva o leite juntamente com o açúcar, a glucose e a fava de baunilha, mexendo de vez em quando. Adicione o bicarbonato, mexa o tempo todo enquanto ele reage e abaixe o fogo para o mínimo. Deixe cozinhar, sempre em fogo baixo, mexendo de tempos em tempos, até que engrosse e fique cremoso, cerca de 3h depois. Para saber se o doce está no ponto certo, coloque um pouco dele em um prato e vire-o, se o doce não escorrer, está pronto.
Quando terminar de cozinhar, querendo que o doce esfrie rapidamente, coloque-o no banho maria de água com gelo.
Há três truques para que o doce de leite fique lisinho, sem açucarar:
– adicionar glucose;
– mexer o tempo todo (será você vai querer mexer por 3h seguidas? Pode substituir a academia, rs);
– deixar um garfo de inox no fundo da panela durante o cozimento. Na verdade esse truque não evita que o doce açucare, mas previne que forme uma crosta muito grossa de doce no fundo da panela.
Fotos: Cozinha Vibrante
Amei, Le! Ainda mais todo pintadinho com a baunilha. Bjs, Camila – Feito com Amor
🙂 baunilha é tudo de bom, né Camila?! Bjs, Lê
Letícia, faça uma receita de alfajor. Abs.