Como identificar os aromas de um vinho
15 ago 2013
Uma das maneiras mais utilizadas para facilitar a identificação dos aromas do vinho tinto, rosé ou branco é a classificação inicial do aroma por família (frutas, flores, picante, vegetal, madeira etc) para depois ir detalhando até chegar ao aroma em si (cereja, flor de laranjeira, mentol, grama cortada, defumado etc).
O método mais prático para ajudar a fazer essa caracterização é a roda de aromas (aroma wheel) da química americana Ann Noble. Ele é conhecido por conter todas as categorias e componentes aromáticos dos vinhos. A terminologia dele é padronizada e usada por profissionais e amadores. Ele não contém termos para descrever a textura na boca, e esse assunto é tratado em uma outra roda, a mouthfeel wheel. Uma outra roda também foi criada para descrever os aromas do vinho espumante.
A roda de aromas do vinho (aroma wheel) em inglês está disponível na internet com facilidade, mas traduzi ela para português para vocês.
A imagem da roda de aromas do vinho em português mostrada abaixo é de propriedade do Cozinha vibrante e não pode ser reproduzida em outros sites. Se você quiser reproduzir este post inteiro no seu blog ou site, faça-o linkando o post por completo.
Dê um duplo clique na imagem para visuazá-la maior e com mais qualidade:
OI,Letícia,
Adorei! Bem prática a roda de aromas. Que tipo de vinho você curte?
Bjo
Oi Isabela,
Gosto de todos os vinhos que harmonizem bem com a comida e que sejam bem equilibrados. Mas se eu for beber o vinho sozinho, prefiro os tintos marcantes, frutados ou terrosos e também os aromáticos e terrosos. Se for vinho branco, só não gosto muito dos muito secos. Gosto até dos bem docinhos, como o vinho do Porto branco.
E você?
Bjs
Arrasou! Parabéns!
Fico feliz que você, profissional no assunto, tenha gostado! 🙂 Obrigada.
Republicou isso em DELICIOSO.
Muito prático hehhe, vou usar! Eu dei para o Adriano um Diário de Vinhos, para ele catalogar os vinhos mais legais que tomamos …..normalmente fazemos as análises juntos, é mais divertido pela atividade em si do que ter a descrição correta rsrsrs, esse diagrama será um super guia! Bjs
Que legal a idéia desse diário, Karina! Você já ouviu falar do aplicativo de celular Vivino? Ele funciona como um diário também, você tira a foto do rótulo e anota o que quiser ali. O que me acontece frequentemente é que eu esqueço de tirar a foto do rótulo, daí o seu diário fica mais prático.
Bjs