Camarão empanado crocante, indecente de tão bom


Uma receita com gosto de praia e sotaque japonês, esse camarão empanado é de comer ajoelhado e pedir bis. Você vai ficar super orgulhoso de fazer, em casa, camarão frito crocante igual de restaurante! Aliás, nos Estados Unidos esse tipo de camarão é chamado de popcorn shrimp, ou seja, pipoca de camarão, tamanha a sua crocância.

Ótima idéia de petisco, mas também fica uma delícia jogar os camarões na salada ou por cima do espaguete. É um sucesso, todo mundo adora! 

camarão-empanado

Camarão empanado crocante

Rendimento: 25 camarões empanados (2 porções grandes)
Tempo de preparo: 1:15h

Camarões:

25 camarões médios ou grandes limpos
1/2 pimenta dedo de moça picadinha
1 dente de alho picadinho ou espremido
sal, pimenta do reino e páprica a gosto

Os camarões podem ser com ou sem o rabo. O bom de deixar o rabo é que você usa ele para colocar a mão na hora de empanar, daí todo o camarão fica empanado, mas o rabo, não. Tempere os camarões com os ingredientes acima, misture e deixe na geladeira enquanto faz a massa mole para tempura.

Massa mole para tempura:

1 ovo
160ml ou 2/3 xícara de água fria
75g ou 1/2 xícara de gelo
125g ou 1 xícara de farinha de trigo
uma pitada de sal

Misture todos os ingredientes com o um garfo. Quando estiver empanando o camarão, misture a massa de vez em quando.

Como empanar camarão para ficar crocante e perfeito:

1o. prato: farinha de trigo (cerca de 1/2 xícara)
2a. tigela: massa mole para tempura (receita acima)
3o. prato: panko* – farinha de rosca japonesa (de 1/2 a 1 xícara)

* À venda em mercearias japonesas, empórios e gôndolas de produtos japoneses em supermercados. Se você não encontrar, use farinha de rosca comum ou faça o seu próprio panko triturando torradas de pão. Um dos segredos do panko é que ele não é muito processado, ficam uns pedaços grandes de pão. Mas atenção: nada se compara ao panko, que é o ingrediente que dá mais crocância à receita.

Monte uma sequência de 4 pratos ou tigelas. O 1o. com farinha de trigo, o segundo com a massa mole para tempura, o terceiro com panko e o quarto, um prato vazio para você colocar os camarões empanados. Passe todos os camarões na farinha. Em seguida, um a um, apoie o camarão com um garfo (ou pegue pelo rabo) e mergulhe-o na massa mole para tempura, escorra um pouco e coloque-o sobre o panko. Com as mãos, envolva bem o camarão com o panko, em todos os lados, e então coloque-o no prato vazio. Repita até empanar todos os camarões.

Esquente uma panela grande. Adicione óleo de fritura para sobrar um ou 2 dedos acima da altura do camarão. Quando o óleo estiver bem quente, jogue um camarão para testar – ele deve começar a fritar imediatamente. Frite todos os camarões, virando de lado na panela para que ele frite de forma homogênea. Escorra em um prato forrado com papel toalha. Sirva com o molho japonês a seguir.

Molho japonês:

160ml ou 2/3 xícara de molho de soja (shoyu)
80ml ou 1/3 xícara de água
50ml ou 1/4 xícara de mirin (vinagre de arroz)*
uma pitada generosa de dashi (cerca de 5g)**
1 colher de sopa de gengibre ralado ou picadinho
suco de 1/4 de limão

* À venda em supermercado comum. Se não encontrar vinagre de arroz, use 30ml de vinagre de vinho branco e o restante de água.
** É extrato do peixe bonito em pó, encontra-se à venda em mercearias japonesas, empórios e gôndolas de produtos japoneses em supermercados.

Leve shoyu, água e mirin para o fogo. Assim que ferver, desligue o fogo, acrescente dashi, gengibre e limão. Misture. Sirva os camarões com o molhinho à parte.

Se fizer essa receita, vou adorar que me marque na foto dela. Meu instagram é @cozinha_vibrante e o Facebook é Cozinha Vibrante.

camarão-empanado
camarão-empanado

Fotos: Cozinha vibrante

  1. Deborah Lemos disse:

    Eu fiz e ficou muito bom! Na próxima tento deixar uma casquinha mais fininha, é só empanar direitinho. Obrigada pelas informações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *